de 2014
Manchetes
O MATUTO
Biodiversidade exuberante e desconhecida
25/11/2014
Nesta semana estivemos participando de mais um encontro promovido pela câmara de Turismo, ligada à Associação dos Municípios. O evento aconteceu em Foz do Jordão, onde tivemos a oportunidade de conhecer propriedades agrícolas, de águas termais, piscinas de águas minerais e lagos para pesca esportiva.
Vale ressaltar que o Brasil está entre os 17 países megadiversos (ou de maior biodiversidade). O território da Cantuquiriguaçu é composto de uma variedade de biomas, com uma faixa de mata atlântica, corredores naturais e o 2º maior parque nativo do Estado. Que reflete a enorme riqueza da flora e da fauna brasileira, nos surpreendendo com suas paisagens, grande variedade num ecossistema rico em recursos hídricos e uma enorme diversidade sociocultural.
Como bem falou o prefeito de Foz do Jordão, Neri Quatrin, precisamos deixar de falar que vivemos numa região de pobreza, procurar conhecer nossas riquezas, para ai sim emitirmos opinião sobre diversos assuntos do território. Apesar dos inúmeros desafios, as pessoas desses biomas têm interagido com suas dificuldades de uma forma cada vez mais proativa.
Essa é uma realidade que pode ser demonstrada em números, pelo crescimento, sustentabilidade de empreendimentos que estão sendo implantados e estruturados na Cantu.
Este certamente será o maior desafio aos gestores públicos, organizações governamentais, entidades e instituições públicas em 2015. O de dar visibilidade aos empreendimentos, pontos turísticos e propriedades com potenciais de visitação. É inaceitável que propriedades como do sêo José, das Águas Termais São Francisco, com 40 anos de fundação, estejam desconhecidas da grande maioria dos moradores do território.
Assim como o Sebrae, Emater e Seab, as instituições de ensino, como a UFFS, Unicentro e FAI, serão fundamentais nas pesquisas acadêmicas, se aprofundando na biodiversidade e nos biomas existente, para que tenhamos um diagnóstico mais confiável dos números de todo ecossistema que compõem o território da Cantuquiriguaçu.
Cada um precisa cumprir com suas responsabilidades, as prefeituras nas melhorias dos acessos, estradas e placas de sinalização, Paraná Turismo na governança, capacitação e divulgação. Entidades parcerias na união e execução dos projetos da câmara de Turismo, dentro do projeto “Lagos e Colinas”. Em 2015, vamos combinar, vamos conhecer a região, a Cantu é Paraná, é Brasil!
João Muniz

João Muniz é acadêmico de jornalismo e representante do Jornal Correio em Quedas do Iguaçu, São Jorge d' Oeste, Catanduvas, Espigão Alto e Três Barras

Últimos Posts O MATUTO
 
Início | Quem Somos | Comercial | Redação | Direção | Sugestões | Trabalhe Conosco | Publicaçôes | Fale Conosco | Política de Privacidade
Jornal Correio do Povo :: Rua Cel. Guilherme de Paula, 880 Fone: (42) 3635-2944 CEP 85.301-220 - Laranjeiras do Sul - PR