de 2015
Manchetes
Rapidinhas
Maioridade Penal
03/07/2015
A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada de quinta-feira (2), em primeiro turno, a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos, para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. O texto "mais brando" votado nesta sessão foi considerado uma "pedalada regimental" do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para reverter a rejeição da proposta no dia anterior.
O texto aprovado na sessão desta quinta prevê a redução da maioridade para 16 anos no caso de jovens que cometerem crimes hediondos, como sequestro e estupro, homicídio doloso (com intenção de matar) ou lesão corporal seguida de morte. A diferença em relação ao texto derrotado na sessão anterior foi a retirada de tráfico de drogas, de terrorismo e de roubo qualificado do rol de crimes que fariam o jovem responder como um adulto.
O texto que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos (PEC 171/93) ainda deve passar por uma segunda votação na Câmara dos Deputados e por duas votações no Senado para que a Constituição seja alterada.

Cadeias Cheias
Sou a favor de que jovens de 16 anos respondam pelos crimes cometidos. O único problema será o local para colocar estes novos elementos. Até porque nossos cadeiões estão lotados e, certamente, com a redução da maioridade penal, este número de detentos irá aumentar consideravelmente.

Seleção Brasileira?
Mudando de saco para mala... E a nossa Seleção Brasileira de Futebol? Que vergonha! Para quem gosta de assistir futebol e ainda torce para a Seleção Brasileira está a cada dia mais decepcionante. Depois do 7 a 1 na Copa do Mundo, realmente, não existe mais time, como não existe treinador na seleção (Dunga é uma piada), como não existem dirigentes esportivos (Del Nero). Só vai mudar quando mudar a Lei Esportiva no Brasil. Enquanto os times brasileiros continuarem revelando jogadores e vendendo os mesmos ao futebol europeu, chinês e outros, antes mesmo deste jovens completarem 16 anos. Já era! O que falta é proibir a venda de jovens atletas, além, é claro, de escolher um treinador capacitado e começar a convocar somente jogadores que estão atuando no futebol brasileiro. Até porque, ninguém me convence de que, mesmo ruim, não exista no futebol brasileiro jogadores melhores do que aqueles que jogaram a Copa América. Os zagueiros Tiago Silva e David Luiz, laterais Daniel Alves e Fabinho, os atacantes Douglas Costa, Roberto Firmino, os meias Fred e Philippe Coutinho são piadas! O Futebol brasileiro, por pior que esteja, se montar uma seleção somente com quem está jogando no Brasil ainda faz mais bonito do que estes caras que jogam no exterior estão fazendo.

Lá vem o Verdão...
Quero mandar um abraço aos meus amigos palmeirenses. Porque pelo que parece agora o glorioso Palmeiras, popular “Verdão”, vai embalar e tem tudo pra chegar firme nas primeiras posições da tabela na corrida pelo título do Brasileirão.
Paulo Pandini

Paulo Pandini é representante do Jornal Correio em Guaraniaçu, Diamante do Sul, Ibema e Campo Bonito.

Últimos Posts Rapidinhas
 
Início | Quem Somos | Comercial | Redação | Direção | Sugestões | Trabalhe Conosco | Publicaçôes | Fale Conosco | Política de Privacidade
Jornal Correio do Povo :: Rua Cel. Guilherme de Paula, 880 Fone: (42) 3635-2944 CEP 85.301-220 - Laranjeiras do Sul - PR