de 2014
Manchetes
Observatório
17/12/2014
QUAL É A RELIGIÃO CERTA?
RELIGIÃO deriva do termo latino “Re-Ligare”, que significa “religação” com o divino. Essa definição abrange qualquer forma de aspecto místico e religioso no que tange a seitas, mitologias e outras formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo que vai além do físico.
HERESIA: é simplesmente um conteúdo que vai contra a estrutura teórica de uma religião dominante. Sendo assim o Cristianismo foi uma heresia contra o Judaísmo, o Budismo contra o Hinduísmo assim como o Protestantismo uma heresia contra o catolicismo e assim vai. Na Idade Média falar mal contra a religião, a condenação pelo Santo Ofício era certa.
MITOLOGIA: é uma coleção de contos e lendas com uma concepção mística em comum, sendo parte integrante da maioria das religiões, porém, suas formas variam grandemente dependendo da estrutura fundamental da crença religiosa.
MÍSTICA: pode ser entendida como qualquer coisa que diga respeito a um plano sobre material, ou seja, um mistério.
TRANSCENDENTAL
A religião é parecida a um espelho que reflete as vertentes da formação cultural de qualquer povo. A religião e a cultura sempre andaram juntas, destacando que grupos e sociedades tribais assim como os conquistadores europeus e índios contribuíram para a formação da cultura no Brasil incluindo as suas respectivas religiões. Penso que a fé é uma questão de conquista pessoal e que a cultura e os costumes exercem certa influência, em alguns casos. Vejamos exemplos dos homens bombas dos países islâmicos como Irã, Iraque, Afeganistão, Palestina entre outros, para os quais, ter fé é cometer suicídio e assassinatos coletivos de pessoas inocentes que não têm nada a ver com a sua religião, em troca de um suposto paraíso com dezenas de virgens e a bênção de Alá. Observamos que neste exemplo a “fé”, - se é que podemos chamá-la assim -, sofre grande influência da cultura e costumes que imperam na região.
TOLERÂNCIA RELIGIOSA
A religião geralmente é uma questão cultural, a fé se confunde nisso, deu certo com meus avós, com meus pais e parentes, então vai dar certo comigo e acham ser o caminho correto. Na Índia, os hindus vão dizer que os deuses deles estão certos, numa viagem aos países nórdicos da península escandinava na Idade Antiga, os Vikings iriam dizer que os Deuses deles são os verdadeiros, uma máquina do tempo que levasse à Grécia antiga, os gregos iriam dizer a mesma coisa. Afinal quem está certo? Fé é uma opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação e nos guiamos pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão.
A MINHA CANETA ANOTOU
Com esse desequilíbrio emocional que nós professores estaduais estamos passando por não sermos valorizados sofrendo tamanha humilhação por parte do governo estadual, fiquei em dúvida sobre qual o verdadeiro sentido ou motivo de ser um professor. Muitos se desesperam, ficam deprimidos, pois não conseguem identificar o que está acontecendo. A distância de si mesmo é tão profunda que não conseguimos mais ouvir nossa própria voz, nossos desejos e sonhos estão sendo sepultados de forma banal talvez por causa de uma administração negligente, é como se tudo tivesse se perdido. Mas na verdade tudo ainda está dentro de nós, só precisamos saber como encontrar a parte perdida da nossa essência e o que fazer para superar mais essa turbulência em nossas vidas. Professores unidos jamais serão vencidos.
Victor Rivas

Victor Rivas é músico e radialista em Laranjeiras do Sul.

Últimos Posts Observatório
 
Início | Quem Somos | Comercial | Redação | Direção | Sugestões | Trabalhe Conosco | Publicaçôes | Fale Conosco | Política de Privacidade
Jornal Correio do Povo :: Rua Cel. Guilherme de Paula, 880 Fone: (42) 3635-2944 CEP 85.301-220 - Laranjeiras do Sul - PR