de 2014
Manchetes
Observatório
SAGRADO OU PROFANO
21/12/2011
Como disse um grande humorista brasileiro, Natal pra quem não sabe é uma data cristã muito importante onde se comemora em 1º lugar a chegada do panetone, chocotone, peru, chester, Papai Noel e todo tipo de presentes; em 2º lugar é comemorado o nascimento do menino Jesus. A pergunta que surge em todos os lugares é: você vai comemorar o Natal? A resposta é: claro que sim, vou viajar pra casa dos parentes, depois vou à praia ficar uma semana, vou comer de tudo e beber a vontade e vou encher os meus filhos e sobrinhos de presentes, os capitalistas adoram essa data.

A CEIA
Geralmente é na casa de algum parente onde crianças barulhentas fazem a algazarra estourando bombinhas, geralmente o costume natalino manda todos esperar chegar a meia-noite com a barriga roncando até que o peru –figura principal da noite- seja cortado pelo anfitrião, geralmente o dono da casa não deixa ninguém comer nada até a figura principal da noite ser colocado à mesa, o coitado do bicho não dura 5 minutos, o desespero dos convidados faz com que eles ataquem desesperadamente e se você dormir no ponto vai pegar somente aquela enorme sambiquira gorda ou aquele pescoção enorme que parece um charuto cubano. Outro detalhe comer peru é charmoso e dá status, mas convenhamos, além da carne ser seca e de um sabor esquisito, de bom não tem nada.

CHOCOTONE
Para quem não sabe, surgiu bem após o panetone, isso aconteceu quando os fabricantes perceberam que aquelas frutinhas cristalizadas são ruins pra encardir, especialmente aquelas verdinhas que dá a impressão, foram feitas de mamão verde e cascas de melancia que são amargas, duras e borrachudas. É bom lembrar que essas frutinhas só surgem no Natal de dentro do panetone, não existe uma árvore que dá frutas de panetone; ou você já viu alguma? Para completar os arranjos do presépio é bom comprar do Paraguai aquele Papai Noel que caminha por de uma corda nas costas e que fala num fluente inglês: hô hô hô, very Chritsmas. Não sou pessimista e sim realista, porque todos os anos vejo as mesmas coisas, parece que todos usam como bode expiatório uma figura divina para fazerem uma grande festa profana. Desejo um feliz Natal a todos meus leitores.

A MINHA CANETA ANOTOU
O bom jantar de encerramento do ano oferecido pelos diretores e proprietários da Rádio Campo Aberto a todos os seus funcionários. Na ocasião foi revelado o amigo secreto e todos ganharam uma linda cesta de Natal. A organização estava perfeita méritos do Paulo Pinto, da sua esposa Mirian, da secretária Dione Tozzi e do esforçado gerente e fotógrafo diplomado João Gurtat Neto.
Victor Rivas

Victor Rivas é músico e radialista em Laranjeiras do Sul.

Últimos Posts Observatório
 
Início | Quem Somos | Comercial | Redação | Direção | Sugestões | Trabalhe Conosco | Publicaçôes | Fale Conosco | Política de Privacidade
Jornal Correio do Povo :: Rua Cel. Guilherme de Paula, 880 Fone: (42) 3635-2944 CEP 85.301-220 - Laranjeiras do Sul - PR