A vista do meu ponto - Osnélio Vailati
Canção do Mar

Donald Patrick Conroy – “Pat Conroy” (1945-2016) foi um escritor estadunidense cujo pai batia na esposa e dava um tratamento desumano aos seus sete filhos para incutir-lhes a disciplina. A forma de ser de seu pai, um militar (piloto de caça) do corpo de fuzileiros navais que o tratou ainda com mais severidade (por ser o mais velho dos filhos) serviu de inspiração à sua obra que retrata a região pantanosa do litoral da Carolina do Sul onde morava. Dentre suas obras, “O Príncipe das Marés”, best-seller adaptado para o cinema foi o que obteve maior sucesso. O livro foi lançado em 1995 com o título original “Beach Music”. Não se trata de uma obra que pertença à classificação de romance romântico. Trata-se de um livro perturbador para as pessoas mais sensíveis, sendo difícil defini-lo dado os vários estilos e nuances da escrita que alternam o que há de mais trágico na vida e na sociedade humana e momentos cômicos ou ainda românticos. Porém, não há como deixar de reconhecer a qualidade da obra cuja trama não apresenta falhas nas divagações reflexivas de suas personagens sobre o passado e as consequências resultantes nas suas vidas.

            A obra começa com a morte por suicídio de Shyla, esposa de Jack, o mais velho dos cinco irmãos McCall. Jack com depressão é internado numa clínica psiquiátrica. Parcialmente recuperado precisa enfrentar um processo judicial movido por George e Ruth Fox, pais de Shyla que contestam a sua capacidade de criar a filha Leah, então com dois anos. No afã de conseguir a guarda de sua neta, George inventa mentiras sobre a forma como Jack tratava a filha. Uma carta de despedida de Shyla dá a guarda de Leah para Jack para fazer valer a vontade desta. Jack viaja sem avisar os parentes para a Itália e estabelece residência em Roma. Com a ajuda de Maria, uma senhora italiana contratada para ajudar a criar Leah, Jack um famoso escritor de livros sobre turismo gastronômico, procura fazer com que Leah tenha na Itália, a sua pátria. Leva-a escola e a passeios pela capital mostrando-lhe os pontos turísticos e históricos. Conta à sua filha o quanto a mãe era linda e o quanto a amava, mas, nada sobre o suicídio. Atendendo ao desejo de Shyla, cujos pais sofreram muito durante o holocausto, levava-a também na sinagoga. Leah cresce e se torna uma menina tão bela quanto a mãe, porém, feliz, conquanto Jack lembrasse que Shyla jamais conseguiu silenciar as vozes que somente ela ouvia jogando-a em abismos de tristeza.

            Um detetive particular a serviço de Martha Fox (irmã de Shyla) o encontra na capital italiana. Martha quer um encontro com ele e deseja ver a sobrinha. Sem opção, concorda, com a promessa de que nada deve ser falado sobre a forma que a mãe morreu. Mike Hess (seu amigo de infância) o descobre e marca um encontro na cidade de Veneza no qual estará presente sua ex-namorada Ledare Ashley, cujo namoro foi desestimulado pelos pais desta. Mike, agora é um famoso diretor de cinema de Hollywood e quer contratá-los para que juntos elaborem um roteiro sobre a história dos pioneiros na Carolina do Sul, o que inclui suas famílias. Da Carolina do Sul chega a informação de que sua mãe Lucy está com câncer em fase terminal e que ele precisa retornar o mais breve possível. Jack retorna, Lucy se recupera. Mais tarde visita a neta em Roma. Jack é ferido em um atentado terrorista no aeroporto da capital. Após se recuperar volta a Waterford para trabalhar no projeto de Mike que inclui o traidor e ricaço Casper Midleton que pretende se inserir na carreira política. Juntos relembram suas aventuras, os jogos de beisebol, as pescarias e a vez em que ficaram à deriva no Oceano Atlântico por culpa de Casper, ocasião em que quase morreram, mas, cuja liderança do amigo Jordan treinado pelo severo pai com técnicas militares de sobrevivência lhes salvou a vida. Jordan planejou e executou um atentado contra um avião da base aérea. Visava prejudicar a carreira militar do pai. Um casal de jovens fazendo amor no avião morre com a explosão. Todos pensam que Jordan havia morrido no mar, pois simulara suicídio. Jordan há quinze anos na Itália fora ordenado sacerdote resolve retornar para acertar contas com seu passado, não antes de várias traições de seu pai que fez de sua entrega às autoridades sua razão de viver, motivo que levou sua esposa a pedir o divórcio. Jordan se entrega às autoridades, sentenciado, passa a cumprir sua pena. Lucy, mãe de Jack após se separar de seu marido bêbado, vive poucos anos depois de ter se casado com um médico, o marido que afirma ter buscado na pessoa errada. Leah recebe de Jack a última medalha de ouro dentre as oito que foram usadas para comprar o salvo-conduto de Ruth Fox nos labirintos do Holocausto e que havia sido utilizada por Shyla. As vozes que Shyla ouvia a ligavam ao sofrimento do povo judeu durante o holocausto. Mike e Ledare se casam em Roma tendo como padrinhos, os pais de Shyla.

Sugestão de boa leitura:

Canção do Mar – Pat Conroy - Editora Círculo do Livro – R$ 18,00.