Ambiente de sucesso - Angela Scarcelli
Lugares Simples: busque-os. Uma mensagem para a vida da gente!

Em uma época onde se quer obter o máximo de produtividade, chegar em casa e sinceramente ter um refúgio, é um privilégio! Estou falando sobre um lugar simples, acolhedor e prático. Sem muitas informações que possam tirar o foco e o objetivo de se ter uma casa: um lugar onde podemos nos sentir seguros, felizes e realizados.

Um chá quentinho ao final de um dia... Um cantinho para guardar os apetrechos para o chimarrão... Aquele cantinho para a cafeteira e as cápsulas... Se esses são hábitos que você tem e isso te faz sentir bem, vamos explorar o bem-estar que te traz esses cantinhos temáticos e planejar um para você! Ter cantinhos temáticos que têm sentido em sua vida faz do seu ambiente mais seu, entendeu?

Você é quem sabe os sentimentos que te vem à cabeça ao olhar o seu cantinho! Lembre-se: seu ambiente deve lhe servir. Você deve ter nele coisas que te fazem bem, assim, ele será um dos seus degraus de subida... pense nisso! Se envolva e tenha ao seu redor coisas que te façam bem!

Assim como preparar uma mesa de festa! Uma mesa bonita, cores em harmonia... Doces finamente escolhidos, embrulhados com capricho... Suportes que destacam o que tem neles! Que alegria olhar para algo preparado para nós ou para pessoas que queremos bem!

Cuide de cada lugarzinho da sua vida! Põe um toque seu em tudo o que tem e em tudo o que faz! Desta forma, aos poucos, para onde olhar, algo que ama vai encontrar!

 

E-mail para feedback: [email protected]

WhatsAPP: 42 99162.1701

 

 

 

Ambientes em Container: minha paixão!

Há três anos mais ou menos ficamos apaixonados pela ideia de usar essa caixa enorme e pesada, que iria para o fundo do mar se não descobrissem que fazendo algumas modificações ela poderia servir de moradia, comércio, e outras tantas funções como ambiente.

Mas antes precisávamos testar essa ideia! Então a minha casa foi feita com container! Utilizei 2 containers e o que era apenas uma paixão, tornou-se um “relacionamento amoroso”! Um relacionamento com ambientes em container!

O container já é muito usado para os mais variados ambientes! Lojas, restaurantes e casas! Inclusive no Brasil! No exterior, seu uso é muito mais comum e há bastante tempo!

Para a nossa região, entre Guarapuava- e Cascavel, já vemos alguns empreendimentos com esse tipo de material. Mas há muito para incentivar ainda! É um material muito resistente! Mas precisa saber trabalhar com ele. Como eu disse, o container não foi feito para morar! Ele precisa de modificações para que se torne um ambiente para pessoas.

Mitos e Verdades!

O container é quente! Mito e verdade...

Se você pegar um container sem revestimento algum e entrar nele para você morar, sim, ele é insuportavelmente quente no verão, e no inverno, insuportavelmente frio. Mas como eu disse, precisamos fazer algumas modificações para que se possa morar nele e por isso, com materiais certos de isolamento o seu ambiente em container vai ser fresquinho no calor e quentinho no inverno!

Um container com isolamento, não precisa de um projeto profissional... Mito!

Uma frase que sempre coloco em meus trabalhos e redes sociais: “todo planejamento te faz economizar dinheiro, tempo e paciência”.

Um projeto bem feito te dá oportunidade de pensar em cruzamento de ventilação e entrada de luz natural nos ambientes. E no meu caso, que moro em um condomínio rural, um pouco afastado da cidade, eu “venci” no projeto porque tenho a visão das áreas verdes ao redor da minha casa em qualquer cômodo, pois tenho janelas amplas e com isso muita ventilação e entrada de luz durante o dia.

É apertado? Mito e Verdade...

A minha casa tem 55 metros quadrados, mas não é regra uma casa de container ser uma casa pequena! Uma grande sacada em uma casa de container é o projeto de interiores! Independente se ela for grande ou pequena. Sendo pequena, como a minha, pode ser completinha se você fizer um projeto de interiores! Com local para lavanderia, com cozinha completa, sala aconchegante, até closet! Como eu fiz na minha casa! Lembrando: “todo planejamento te faz economizar dinheiro, tempo e paciência”!

Aventure-se nesse mundo! Há quem diga que é como brincar de tetris... algumas pessoas, dependendo da idade não vão saber do que estou falando... então vamos brincar de Lego! É assim que me sinto projetando ambientes em container!

 

E-mail para feedback: [email protected]

WhatsAPP: 42 99162.1701

 

 

 

A importância da rotina de sucesso em sua empresa - Parte 2

Não adianta nada o seu produto ou serviço ser maravilhoso se você não consegue retornar a um pedido de cliente, se você não tem tempo para entregar um orçamento ou se você não tem organização com o prazo de pagamento de fornecedores, aluguel e outras despesas. Muitas empresas pecam nesse quesito.

Ter uma empresa não é apenas vender seus produtos. É honrar com seus compromissos. Conhece a Lei da Atração? Pois então. Se você se organiza quanto aos deveres, sua empresa será muito bem vista e com isso, mostra que você leva a sério seu trabalho. O retorno é certo! Um empresário que tira de 2 a 3 horas na semana para revisar seus compromissos e a essência de sua atividade, consegue corrigir erros antes que eles virem uma má rotina.

E não ache que para isso você precisa de um sistema ultra mega complicado e elaborado! Imagina! Além do controle de vendas, compras de fornecedores e outros dados que você sabe o quanto importantes são, você pode fazer uma planilha para controle de entrega de orçamentos para voltar a falar com seu cliente e verificar porque ele não deu o retorno ou ainda você pode fazer uma planilha para retorno de mensagens recebidas de feedback.

Um dos segredos do sucesso de uma empresa é mostrar o quanto seu cliente é importante! Saia na frente! Tantas empresas aí sem vontade e fôlego para investir em conhecimento e você tomando a iniciativa de se tornar autoridade no assunto que você domina!

Um dos setores mais importantes da sua empresa vai ser o seu escritório! O seu escritório, ou seja, o local onde você vai analisar dados da sua empresa vai ser especialmente pensado para você! Um local onde você vai estar tranquilo e focado em sua empresa! E além de tudo, inspirado! Porque não devemos estar inspirados apenas para iniciar nosso próprio negócio. A inspiração deve nos acompanhar todos os dias! Você é quem dá vida para a sua empresa! Tenha nesse espaço coisas que te façam lembrar do porquê de abrir o seu próprio negócio.

A minha mensagem nessa coluna é como personal organizer, ou seja, preciso simplificar as coisas para você. De coisas complicadas o mundo já está cheio! Vamos incentivar e simplificar as atividades importantes!

 

E-mail para feedbacks: [email protected]

Ou pelo Whats App: 42 99162 1701

 

Ambiente de sucesso na sua empresa

Responda rápido: quem é a pessoa que passa mais tempo em sua empresa? Em presença e coração? Já estou vendo empresários levantarem as mãos! Sim! Você dá vida à sua empresa e ela deve ser o seu reflexo no espelho!

Antes de iniciar um projeto de interiores para um estabelecimento comercial, costumo fazer essa pergunta. É claro que quando construímos do zero uma empresa ou a reformamos ou a repaginamos, o foco é ATRAIR E AGRADAR a seus clientes. Mas isso não vai acontecer se a sua loja não for a sua cara! Mesmo que seja o projeto mais luxuoso e perfeito, que você possa investir milhares em dinheiro, se a sua loja não fizer parte do que você ACREDITA, você não fará parte dela.

Não é porque fui eu quem falou que você deve usar branco nos móveis ou porque sua mãe te mandou colocar aquela cor nos detalhes. Essas escolhas e decisões devem partir de você. É claro que eu, como designer de interiores, vou te entrevistar e te aconselhar nos móveis e objetos, porque é esse o meu papel. Mas se você não se sentir à vontade com o rumo que o projeto está tomando, você deve se impor.

Por isso, a importância do briefing. Briefing é a coleta de informações e outros dados para um projeto assertivo e pode ser feito por entrevista e outros testes. Geralmente algumas perguntas são indispensáveis como: “o que você jamais teria em seu local de trabalho?” ou ainda “qual a cor que não poderia estar em seu ambiente?”. As respostas são bem rápidas geralmente!

Você deve ter prazer em olhar para cada detalhe em sua empresa. A sua empresa existe porque você existiu primeiro! O seu bem-estar dentro dela é parte importante do seu sucesso. E você sabe disso. Por que “ambiente de sucesso”? Porque é o ambiente que tem os itens conforme a sua função e tem tudo a ver com a sua vida!

 

E-mail para feedbacks: [email protected]

Ou pelo Whats App: 42 99162 1701

 

Vou me casar!

Infinitos detalhes...

Precisa ser perfeito...

Os momentos serão eternizados...

Sim! Vocês vão se casar! Vou ser direta ao ponto, porque estou com medo de não caber nesta coluna tudo o que eu quero falar... Quem casa quer casa!

Mas nesse momento há um turbilhão de gastos com a cerimônia, a recepção e talvez uma lua de mel... Para a cabeça não pirar, É necessário planejamento!

Vou ser um pouco “dura” com vocês nessa coluna, mas não me levem a mal! Como uma pessoa que passou por tudo isso, não quero que aconteça com vocês também!

Quem foi ao Workshop Nova Vida 2018, sabe que contei algumas histórias pessoais lá das quais não me orgulho! Desde compra de móveis inúteis a gastos completamente desnecessários para “não ver uma parede vazia”! Mas isso já passou! Lembre-se do meu mantra de hoje:

“Todo planejamento te faz economizar dinheiro e paciência...”

Para iniciar seu planejamento, vão aí quatro dicas para quem vai montar a sua casa do zero!

Para os noivos que moram, cada um, na casa da sua respectiva família:

Talvez vocês já tenham uma ideia do que não querem para a sua casa! Por exemplo, aquela frase antiga “na minha casa isso não vai acontecer!”. Mas será que vocês têm ideia do que realmente querem? Até porque a lista do que não querem é bem menor do que a lista do que vocês podem querer! Concordam?

Por isso, o que geralmente acontece é mobiliar a casa toda em um mês e se arrepender por alguns anos de ter comprado aquele certo sofá que não era bem o que vocês planejavam, mas era o que estava disponível na loja; mandar fazer uma super cozinha planejada e descobrir que a casa que vocês alugaram não era bem como desejavam e resolvem se mudar...

Parem e respirem: quem foi que disse que precisam mobiliar a casa toda em pouquíssimo tempo? Nesse momento de tantas novidades e adequação de rotinas, vocês ainda não sabem como vai ser o dia a dia de vocês! Por isso, coloquem o pé no freio. Se tiverem dúvidas, não hesitem em esperar.

Presentes

São tantos e tão lindos! Mas como estou sendo muito sincera nesta coluna (lembre-se vou ser um pouco dura com vocês aqui, mas é para o bem de vocês, vai demorar um tempo até vocês abrirem todos e organizá-los onde devem estar.

Então, para início de conversa, em um único quarto, classifique-os por uso: os que vão ser usados na cozinha em um canto, os itens de decoração da sala em outro canto, os enxovais para os quartos em outro...

Dessa forma, conforme seus móveis forem chegando, vocês já saberão onde estão todas as coisas que serão organizadas. Além de não se enganarem e acabarem comprando algo que já ganharam!

 

Casal que já mora juntos!

Provavelmente já têm muitas coisas em comum! E já conhecem a rotina um do outro também! Isso facilita! E vocês vão ganhar presentes! Excelente momento para trocar algumas coisas que não gostam muito ou itens que estão quebrados na casa de vocês.

Então, quando finalmente forem finalizar a mobília, já podem incluir um nicho especial para diferentes cafés, se gostarem de tomar café juntos; um local tranquilo para leitura, se juntos tiverem muitos livros; transformar um dos quartos em um local para assistir a filmes se vocês gostarem...

Como vocês podem ver, tudo conforme a rotina que já possuem! A ideia de uma casa, sempre, é ser o antídoto contra o stress e não o motivo para tal.

Divertam-se 

Não liguem se os seus pais, tios, avós, primos e outros quiserem dar palpite na casa de vocês. Não entenda como ofensa ou como se alguém quisesse dizer que escolheria melhor do que vocês os itens para a sua casa. Escute o que eles têm a dizer e se gostarem da ideia, acatem. Se não gostarem, apenas agradeçam!

É um momento que passa tão rápido por isso deve deixar apenas recordações boas! O importante é se divertirem com todas as experiências novas que estão tendo! Em sua casa, deixe entrar apenas coisas que realmente gostam e que vão ser úteis.

A casa de vocês ainda é uma tela em branco, por isso, não coloquem muita tinta de uma vez só que podem acabar se surpreendendo, em pouco tempo, com um borrão!

Descubram aos poucos coisas que são importantes para a vida a dois. E com isso, aos poucos, vocês vão criar ambientes aconchegantes que verdadeiramente acolhem a vocês, como um lar deve ser!

E-mail para feedbacks: [email protected]

Ou pelo Whats App: 42 99162 1701

 

 

Quartos de Bebê! Parte 2 – Meninas

Molduras nas paredes, cortinas quebrando luz e um tapete deixando tudo quentinho! A espera pelo nascimento do bebê é sim momento de imaginar quais serão suas preferências! E como te contei na coluna da semana passada, os gostos do bebê são como uma tela em branco, cabe a nós acrescentarmos as cores aos poucos para que não vire um borrão! Por isso é tão importante a composição do quarto! O quarto será o primeiro ambiente pelo qual seu bebê irá se encantar!

Mamães não se preocupem! Papais se preparem para entrar em um outro mundo! O mundo da sua princesa! Porque 70% de uma loja de bebês é para meninas! Então, para economizarmos dinheiro e paciência, um planejamento bem feito vai fazer com que vocês partam para as compras certos do que realmente vão precisar e sem dúvidas de que será o ambiente de sucesso para os primeiros anos da sua bonequinha!

Marcenaria! Vamos lá! Vou compartilhar uma dica incrível aqui para você! Nessa semana, pensando em projeto de quarto de bebê com medidas pequenas, abri mão do armário que ocuparia um espaço que “não tínhamos” e optei por nichos! Fechados e abertos, são excelentes para guardar calçados, tiaras, laços e outros acessórios da sua menina. Entre os nichos, podemos ainda deixar um espaço para uma pequena arara de roupinhas! Cômoda: item indispensável! Como são roupas pequenas, armazenando em colmeias de tecido, você vai garantir organização e utilização de todo o espaço das gavetas.

A escolha de outros itens no quarto vai depender do estilo que você vai escolher! No estilo montessoriano, queridinho de muitos pais, não temos o berço, mas sim uma estrutura em madeira no formato de casinha, que deixa o bebê com maior mobilidade de subir e descer, quando estiver maiorzinho. Para quem quer optar pelo berço tradicional, você vai poder escolher traços retos ou clássicos com curvas: o primeiro remete a um estilo moderno e o segundo, ao romântico! O mais importante: a ESCOLHA desses itens e estilos deve ser DIVERTIDA! Busque o que mais combina com o que você quer passar para a sua pequena!

Cores! Vamos começar a colorir esse ambiente! Madeira em tons claros ou mesmo partindo para um revestimento em tons de cinza é atualmente o que encontramos em quartos caprichados! Vamos brincar com cores em combinações como rosa e verde Tiffany e também rosa e cinza. O lilás, muito amado em anos anteriores, pode também ser combinado com o branco e com alguns ITENS em cinza: uma colcha em lã ou uma manta sobre a poltrona de amamentação vai dar um charme a mais, além da utilidade!

Decorando o quarto da sua pequena podemos investir em pontos de luz amarela, que é a luz que remete ao conforto (prometo fazer uma coluna apenas sobre tons de luz!), em abajures ou luminárias em tons rosé (cobre). Quadrinhos em MDF podem trazer para as paredes o tema que escolheu. Hoje, em alta, temas para quarto de meninas são nuvens e sonhos com unicórnios e com esses temas você pode utilizar também bandeirinhas de tecido e almofadinhas coloridas. Mas como eu sempre digo, o tema só você pode escolher por você! Se estiver em dúvida, dá para correr no PINTEREST e fazer buscas sobre o assunto ou vamos descobrir juntos o tema que mais combina com a sua família! Antes de qualquer projeto costumo fazer testes no briefing para garantir o resultado esperado!

De tudo, o mais IMPORTANTE é CURTIR cada momento! Ao pensar no quartinho da sua futura bonequinha, vá passando boas energias a cada item escolhido e quando ela nascer, não terá dúvidas de que foi muito esperada!

 

Angela Scarcelli

WhatsAPP: 42 99162.1701

Instagram @garotasdaordem

@estruturarengdesign

 

Quarto de Bebê! Parte 1 – Meninos

Ah, como é bom! É uma delícia! E dessa vez não vou falar de brigadeiros! Planejar o quarto de quem está por vir, imaginar seus gostos e o que mais lhe chamará a atenção! Uma telinha em branco que, aos poucos, vai se colorindo!

Quem já é mamãe ou papai, sabe o quanto a mudança na rotina é considerável quando chega um bebê! E para quem não é ainda, seja bem-vindo ao amor incondicional! Com um planejamento em mãos, tanto de ideias quanto de gastos, a chegada de um bebê na família é sempre doce!

Simplicidade! Palavra-chave para iniciarmos a composição de qualquer ambiente infantil! Hoje, vou falar sobre tendências em decoração, mas nada vale acompanhar tendências se você não gostar da “tela” que está pintando! Se não é de tendências, combine seus gostos com dicas de conforto e organização que também vou te dar aqui!

Para o quarto do seu príncipe prestes a chegar, podemos combinar o aconchego dos tons de madeira clara com a combinação de cores cinza e amarelo, cinza e azul ou cinza e verde água que desde o ano de 2018 estão em alta! Escolhendo a combinação de cores que você mais ama, podemos agora nos divertir com texturas!

Em um quarto de bebê, as texturas podem estar presentes em almofadas, tapetes e itens de decoração. Atualmente, não é difícil encontrar itens que, mesmo em tecido, são laváveis e antialérgicos. Escolha de 3 a 5 itens, de acordo com o tema, para brincar com as texturas! Eles podem ser colocados em nichos e poltronas, dando presença de cor em ambientes com tons neutros.

Tema a ser escolhido? Nuvens, sonhos e animais combinados a itens geométricos e luzes, vão fazer sucesso com os pequenos! O tema pode ser evidenciado em quadros de MDF coloridos ou naqueles itens com textura, papel de parede e até mesmo em tapetes.

O estilo queridinho é o montessoriano! Consiste na composição do quarto infantil pensando na autonomia das atividades da criança, como por exemplo, descer e subir de seu local de dormir, escolher o brinquedo que quer brincar, livros que quer folhear... Por isso o projeto leva móveis baixos e acima de tudo, seguros! Além de barras presas a parede para estimular a criança a ficar em pé sozinha.

Além do montessoriano, pode apostar em estilos que abusam de traços retos nos móveis! Assim, não tenha dúvidas de que seu filho terá um quarto decorado para usar por alguns anos! Aí então, com o passar do tempo, é só trocar os itens de decoração!

Para falar em praticidade e organização, vale investir em colmeias (aquelas de tecido ou TNT), pois fazem aproveitar todo o espaço das gavetas, além de deixar a mostra tudo o que tem dentro delas! Desde meias e luvinhas até macacões, você pode colocar em vários tamanhos de colmeias, dependendo da quantidade de gavetas que você tem.

As cômodas são grandes amigas dos quartos infantis! Mas se ainda assim puder investir em um armário, vale a pena! Lá você vai guardar os cobertores, lençóis, fronhas e outros itens maiores que não iriam para a cômoda. No projeto do armário, pode colocar algumas prateleiras para organizar os calçadinhos!

Pronto! Quarto planejado! Agora é só aguardar! Essa “doce espera” que dá sentido à nossa vida!

“Engana-se quem acredita que o projeto encarece o processo de composição do ambiente. Todo planejamento na vida te faz economizar dinheiro e paciência!", Angela Scarcelli.

 

The "less" is the "new more"

Só um joguinho de palavras, brincando com o nome da séria americana, “The Orange is The New Black”, o fato é que “menos” sim é o novo “mais” quando falamos em composição de ambientes. E a esse assunto, posso incluir o termo rotina. Vamos conversar.

Cada cômodo tem (e deve ter) sua função determinada para o sucesso de cada atividade. Os móveis que o compõem, uma vez pensados de acordo com a atividade que será executada nele, cumprirão a sua função, simplesmente lhe servir.

Um quarto de casal com cama, armário, cabeceira e cortinas planejados para o tamanho do cômodo e voltados para o conforto, jamais perderá sua função, lhe servir. Uma sala de jantar com o formato da mesa adequado e distância correta entre cadeiras, também jamais deixará de lhe servir.

Por que então muitas pessoas dizem que compraram ou encomendaram um móvel e logo se arrependeram?  Atenção, você pode entrar nessa estatística! prepare-se para aprender a economizar dinheiro e paciência!

Você deve ter comprado um móvel pela beleza sem pensar na funcionalidade, talvez por ter visto algo semelhante na casa de alguém ou para preencher um hábito que não é seu! Por exemplo, comprar uma esteira de corrida e deixa-la num quarto até você resolver criar o hábito...

Agora imagina você comprando itens para então “tomar gosto pela coisa”! Sua casa vai acabar se transformando em um local cheio de objetos que nem você poderia explicar como foram parar ali... se eu morasse sozinha jamais compraria uma cafeteira... Isso chama-se autoconhecimento.

Tudo que entrar em seu ambiente deve fazer parte da sua vida! Aí vem a rotina. Se você é acostumado a tomar café da manhã com cereais, suco e frutas, além de torradas com manteiga, prepare uma bandeja com esses itens e veja o que vai transformar em sua vida! Se um dia resolver que deve comer também castanhas pela manhã, é só colocar na bandeja!

Quando estou projetando um ambiente para algum cliente, a ergonomia vem em primeiro lugar! Costumo dizer que estou estudando o “branco” do projeto e esse método aprendi com a Designer de Interiores Miriam Gurgel, autora de vários livros do ramo.

Após determinar o que ficará em cada local e seu espaço, vem a tabela de cores e texturas! Então por isso, o ambiente vai ter sim sua função! Desta forma, nem parece que se tem móveis na casa, pois cada item em seu lugar transmite sensação de “dever cumprido”, liberdade e conforto, além de elevada simplicidade na vida!

O termo “rotina” está em alta, mas não com a conotação negativa que há algum tempo tinha. Rotinas permitem que nosso cérebro permaneça focado no que se deseja para o dia, para a semana, para o mês. Dependendo do que você mesmo determinou para você. Por isso, não tenho mais medo de pensar em minha rotina...

Ambiente organizado, cabeça organizada, objetivos em foco.

Siga no Instagram @garotasdaordem

Para feedback: [email protected]

WhatsAPP: 42 99162.1701

Ambiente de sucesso - Angela Scarcelli

Sempre disseram que você deveria manter seu ambiente e suas coisas organizadas. Estou errada? E ainda, tenho certeza que por vezes você se perguntou onde estavam algumas coisas e não as encontrou onde “seria” o local mais adequado. Você ficou com raiva, acredito... Porque já aconteceu comigo!

O meu maior medo de trabalhar com organização era justamente deixar a “organização” chata! Levei alguns meses para encontrar métodos, palavras e “porquês” para deixar a situação “organizar” mais leve, mais calma, menos traumática e mais feliz!

Foi então que descobri o Ambiente de Sucesso. O Ambiente de Sucesso não é o mesmo e igual para todos. Mas posso garantir uma coisa... não exatamente eu, mas uma das minhas fontes amigas me contou:

“Se você deseja ordem financeira, equilíbrio emocional e sonhos realizados, essas coisas não vão acontecer se você, primeiro, não tiver habilidade para pôr em ordem seu espaço físico e objetos.”(MYLES, T. SCHWAMBACH; Produtividade Máxima).

Recomendo a leitura desse livro, inclusive.

Não te disseram o porquê de manter as coisas organizadas, até porque, talvez não sabiam o porquê. E ainda, podem ter te ensinado da maneira chata! A verdade é que a organização é libertadora! E o seu Ambiente de Sucesso te espera...

Corre lá no Site que deixei abaixo, que eu tenho um presente para você! Um E-book com algumas ferramentas para iniciar a “construção” do seu Ambiente de Sucesso. Mas tenho condições... Quero feedbacks! E o E-book fica no ar até domingo, dia 15 de junho de 2019, gratuitamente!