Coluna ADI-PR
Coluna ADI-PR

Chapa única
Tudo corre para consenso na eleição da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) no próximo 3 de abril. O prefeito de Pérola, Darlan Scalco (PSDB) tem o caminho livre para presidente e o vice será o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos (PTB).

Combate a erosão
A bancada federal do Paraná se reuniu na terça-feira, 12, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, em Brasília. No encontro, organizado pelo deputado Ricardo Barros (PP), Canuto recebeu do prefeito de Paranavaí, Delegado Caíque (PSDB), um projeto de desenvolvimento e combate à erosão que atinge diversas cidades do Noroeste. Canuto é nascido em Paranavaí.

Auditorias
O Tribunal de Contas do Estado começa agora em março a fiscalização em 96 cidades paranaenses. As auditorias se concentram em três áreas prioritárias: atenção básica no SUS, gestão de resíduos sólidos urbanos e controles internos municipais.

Corregedor
A eleição do novo corregedor da Assembleia Legislativa foi adiada para a sessão da próxima terça-feira, 19.

Ufologia
Curitiba recebe a partir desta sexta-feira, 15, o XXIV Congresso Brasileiro de Ufologia. Autoridades e especialistas da área estarão reunidos até domingo, 17, no Hotel Nacional Inn Torres.

Presidente
O deputado Sérgio Souza (MDB-PR) foi eleito presidente da Comissão de Finanças e Tributação, uma das mais importantes do legislativo federal.

Biometria
O presidente do TRE-PR, Gilberto Ferreira, visita as cidades de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Goioerê, Marechal Cândido Rondon e Cascavel para implantar a quarta etapa do cadastramento biométrico, apresentar ainda os planos de gestão para 2019 e os projetos de cidadania da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná.

Desbloqueio
O deputado Michele Caputo (PSDB) pediu o desbloqueio dos orçamentos da saúde e da educação contingenciados em 20% para 2019. Segundo Michele, o bloqueio já foi importante para que governo reorganizasse e equilibrasse as contas. "Contudo, esta limitação também atingiu setores muito sensíveis. Obras em escolas, hospitais e serviços de saúde foram afetados”.

Paraná Serviços
O governador Ratinho Junior e o secretário Ney Leprevost (Justiça, Família e Trabalho) lançam na segunda-feira, 18, em Curitiba, o Paraná Serviços - aplicativo que promete revolucionar a intermediação de serviços autônomos no estado. "O aplicativo é resultado da união para tornar o Paraná, o estado mais moderno e inovador do Brasil", diz Leprevost.

Novo portal
Já está no ar o novo portal do deputado Ademar Traiano (PSDB) com acesso às redes sociais, matérias, fotos, artigos, vídeos e material das atividades parlamentar. As alterações tem linguagem simples e buscas ágeis na versão para tablets e celulares. O endereço: http://www.traiano.com.br/.

Taxa ilegal
O Tribunal de Justiça decidiu que é ilegal a cobrança de taxa de conveniência nas vendas de ingressos de shows e eventos pela internet. As empresas deverão devolver taxas cobradas nos últimos cinco anos. A decisão vale para todo o território nacional.

Defensoria e Procon
O deputado Romanelli (PSB) afirmou que a Assembleia Legislativa vai criar o "Proncon" e a "Defensoria" na Casa para "a população ter acesso acesso às duas instituições de uma forma diferenciada e ser bem atendida nas áreas do direito do consumidor". Romanelli é o 1º secretário do legislativo.

 

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br