Fale com a UFFS
Os trabalhos premiados na III Feira de Ciências da Cantu

III Feira de Ciências da Cantu na UFFS movimentou o Campus Laranjeiras do Sul

 

A III Feira de Ciências da Cantu na UFFS, que ocorreu na última terça-feira (5), no Campus Laranjeiras do Sul, recebeu aproximadamente 600 estudantes, professores e técnicos, vinculados a instituições de ensino fundamental, médio e superior, e mais de 500 visitantes, que prestigiaram a exposição dos trabalhos.

O objetivo da feira foi promover a divulgação da Ciência e a interação entre estudantes, professores e técnicos de instituições de ensino da região. O evento contou com a participação de representantes de 34 instituições de ensino de 15 municípios da região.

Durante a III Feira de Ciências da Cantu na UFFS foram apresentados mais de 170 experimentos de diversas áreas. Os trabalhos foram avaliados por bancas, que pontuaram apresentação, execução do experimento, explicação do fenômeno e criatividade. Os três trabalhos com melhor classificação, dentro de cada categoria, foram premiados. Além disso, também ocorreu a premiação para os três classificados na categoria destaque do evento, escolhidos mediante voto do público visitante.

Alan Rodrigo Schiles participou das três edições da Feira de Ciências. Em 2017 e 2018 como estudante e na edição de 2019 como professor de Ensino Médio. Schiles comenta: “foi uma experiência inédita. Nas duas primeiras edições da Feira participei como acadêmico da UFFS, e agora na terceira edição como docente, onde tive a oportunidade de expor os trabalhos com meus alunos do Colégio Estadual Laranjeiras do Sul e também do Colégio Estadual do Campo Joany Guilherme de Lima. Eu diria que um bom filho sempre a casa torna, pois é preciso retribuir todo conhecimento que me foi transmitido durante meu período de graduação na UFFS. Para concluir, deixo meu agradecimento a todos meus alunos, e principalmente à UFFS, por proporcionar um ótimo evento de caráter científico para a região”.

Confira os trabalhos premiados:

Categoria Ensino Fundamental

1º Lugar - Colégio Estadual Ludovica Safraider de Rio Bonito do Iguaçu
Trabalho: Dessalinização
Estudantes: Derek Bernardi, Eloisa Santi, Rafael Kowalski de Paula
Professor(a): Nerci Richeta

2º Lugar - Colégio Estadual General Eurico Gaspar Dutra – Virmond
Trabalho: Energia sustentável
Estudantes: Carlos Eduardo Palinski, Guilherme Antonio Passarin, Paulo Rafael Pszedzimirski
Professor(a): Rosana Sandra Pszedzimirski

3º Lugar - Colégio Estadual do Campo Ireno Alves dos Santos – Rio Bonito do Iguaçu
Trabalho: Funcionamento do motor de combustão
Estudantes: José Daniel Pereira, Lucas Tomassevski Michalovski, Nicolas de Souza Boeira da Silva, Weverton Tomassevski
Professor(a): Elisangela Gomes Ferreira Garcia

Categoria Ensino Médio

1º Lugar - Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Coronel Vivida
Trabalho: Na Divisa do Amor – A Guerra Fria e o Muro de Berlim
Estudante: Isadora Meirelles de Jesus
Professor(a): Paulo de Oliveira Fortes Júnior

2º Lugar - Colégio Estadual Professora Izabel Fonseca Siqueira – Reserva do Iguaçu
Trabalho: ROBOLIX – A lixeira interativa
Estudantes: Jair Oliveira Ribas, Kathlyn Paula Borcat
Professor(a): Antônio Carlos Ternouski

3º Lugar - Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck – Laranjeiras do Sul
Trabalho: Usina Geotérmica
Estudantes: Evelin Canteri, Lais Fernanda Godoi Zanella, Welington Felipe de Oliveira
Professor(a): Rosemari Scheffer da Silva Maurer

Categoria Ensino Superior

1º Lugar - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul
Trabalho: Erva Mate: Ultrapassando Fronteiras
Estudantes: Alexia Flávia França Vieira, Bruno Paulino De Sá Pereira, Edlaine Costa, Mabel Câmara de Araújo
Professor(a): Vânia Zanella Pinto

2º Lugar - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul
Trabalho: Bandejas expandidas biodegradáveis
Estudantes: Davi Luiz Koester, Fernanda Pasin Ribeiro, Geovana Grosselli
Professor(a): Vânia Zanella Pinto

3º Lugar - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul
Trabalho: ECOAQUA
Estudantes: Ana Cláudia Miranda da Rosa, Estefani De Jesus Pinto, Paulo Bezerra Barros, Stephanie Silva de Souza

Trabalhos escolhidos como destaque pelo voto dos visitantes:

1º Lugar - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul - Trabalho: ECOAQUA
 

2º Lugar - Centro de Educação Profissional Professora Naiana Babaresco de Souza (CEEP) – Laranjeiras do Sul - Trabalho: Alternativa sustentável para o tratamento de esgoto residencial
 

3º Lugar - Colégio Estadual General Eurico Gaspar Dutra – Virmond - Trabalho: Energia sustentável

 

Te esperamos na próxima semana, aguardamos sua participação!

 

Você pode mandar suas dúvidas ou sugestões de pauta aqui:

WhatsApp: (42) 99999-9732

 

 

 

 

 

 

Saiba tudo sobre a III Feira de Ciências da Cantu da UFFS

Bateria caseira, foguete de garrafa PET, macaco hidráulico, máquina de choque, gelo quente, minigerador eólico. Esses são alguns dos experimentos que serão apresentados durante a III Feira de Ciências da Cantu na UFFS, que ocorre na próxima terça-feira (5) na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul.

A Feira que acontecerá no Bloco A do Campus contará com, aproximadamente, 600 participantes, entre estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e Superior, que farão demonstração de 175 experimentos das áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes e outras (como Tecnologias, Fotografia, Desenho e Decoração). Os estudantes e professores fazem parte de 34 instituições de ensino de 15 municípios da região.

A primeira edição da Feira, realizada em 2017, contou com 86 trabalhos inscritos, de 20 instituições de ensino de seis cidades, totalizando 300 apresentadores e 300 visitantes. Na segunda edição, realizada em 2018, tivemos uma participação ainda maior, com 123 trabalhos inscritos e cerca de 400 apresentadores, envolvendo 27 instituições de ensino de 10 cidades da região, e recebemos a visita de, aproximadamente, 700 pessoas.

A expectativa com a realização da III Feira de Ciências da Cantu na UFFS é de que tenhamos trabalhos de alto nível, assim como tivemos nos anos anteriores, e que recebamos um grande número de visitantes. Toda a comunidade está convidada para visitar a Feira, conferir os experimentos e prestigiar os trabalhos que serão apresentados.

Premiação

Os apresentadores da III Feira de Ciências da Cantu na UFFS deste ano concorrem a duas premiações diferentes e independentes. Uma premiação ocorrerá dentro das três categorias de inscrição: Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio e Ensino Superior. A outra será uma premiação geral para o trabalho destaque da Feira.

A premiação dentro das três categorias será definida com base nas notas atribuídas aos grupos pelas bancas avaliadoras. Serão pontuados os seguintes requisitos: apresentação, execução do experimento, explicação do fenômeno e criatividade. Recebem premiação 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria.

Já o trabalho destaque da Feira, que será escolhido dentre todos os trabalhos participantes do evento, será escolhido pelo público visitante. No ato do credenciamento, os visitantes receberão uma cédula de votação para que, após visitarem os trabalhos, possam votar no trabalho que consideram o mais interessante do seu ponto de vista. O trabalho mais votado ganhará uma caderneta de poupança no valor de R$ 500.

Para votar no trabalho destaque, a orientação é visitar o maior número de trabalhos que conseguir, indicar na cédula o número do trabalho que considera o mais interessante e depositar o voto na urna, que estará disponível ao lado da mesa de informações, até as 14h.

A escolha do trabalho destaque será realizada exclusivamente pelo voto dos visitantes.

Além das premiações, uma novidade para esta edição é que os 10 melhores trabalhos de cada categoria serão convidados para publicar um resumo do trabalho na primeira edição da Revista Eletrônica Interdisciplinar do Campus Laranjeiras do Sul da UFFS, que será lançada nos próximos meses.

 

Certificação

Todos os apresentadores de trabalho que preencheram seus dados corretamente no ato da inscrição e tiverem frequência mínima no evento serão certificados.

Os visitantes que se credenciarem também receberão certificados de participação, na hora e local do evento.

________________________________________________________________________________


Fale com a UFFS, como funciona nossa coluna:

Tem uma dúvida referente ao funcionamento da UFFS? Sobre nossos cursos? Dúvidas referentes ao seu empreendimento, negócio, propriedade rural, sua vida financeira? Nos encaminhe! Buscaremos um especialista no assunto entre os nossos servidores, docentes e técnico-administrativos, que responderá seu questionamento nas próximas edições da coluna.

 

Te esperamos na próxima semana, aguardamos sua participação!

 

Você pode mandar suas dúvidas aqui:

WhatsApp: (42) 99999-9732

E-mail: [email protected]

________________________________________________________________________________

 

Conheça os cursos de pós-graduação em nível de mestrado da UFFS

Além dos cursos de graduação, você sabia que aqui na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul também são ofertados dois cursos de pós-graduação em nível de mestrado? São os cursos de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Conheça abaixo as principais características de cada programa.

Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável


Pautado nos fundamentos proporcionados pela Agroecologia, o Programa objetiva formar profissionais de elevada qualificação científica e tecnológica. O programa é firmado no tripé que contempla as relações sociais, ambientais e econômicas presentes na produção agrícola da agricultura familiar e camponesa, na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável e apoio à tomada de decisão quanto à formulação e gestão de políticas públicas.

 

A Pós-graduação, organizada em duas linhas de pesquisa, possui como área de concentração a Agroecologia e o Desenvolvimento Rural Sustentável. Constitui-se a partir de estudos e pesquisas integradores dos aspectos teóricos, práticos e metodológicos da Agroecologia, construída a partir da hibridação de saberes, saberes acadêmicos em interação com os saberes dos agricultores.

 

Aborda ainda a relação da Agroecologia com os processos e estratégias de desenvolvimento rural sustentável, quanto a avaliação da sustentabilidade, bem como quanto às dinâmicas socioambientais, incluindo aspectos econômicos, que se dão no espaço rural, com ênfase na dinâmica socioambiental da realidade, questões de soberania e segurança alimentar e políticas públicas.

 

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos

 

O Programa visa desenvolver conhecimentos, tecnologias e práticas inovadoras que promovam a segurança alimentar e nutricional, a saúde e a qualidade de vida. Por meio de uma sólida e ampla formação em biociências de alimentos, ciências de alimentos, tecnologia de alimentos e engenharia de alimentos, pretende-se formar profissionais de alto nível acadêmico em condições de contribuir com o desenvolvimento regional e com a solução dos problemas que envolvem o campo da nutrição humana em nossa sociedade.

 

A Pós-graduação, organizada em quatro linhas de pesquisa, possui como área de concentração a Biociência e Tecnologia de Alimentos. Nesse sentido, os estudos, sob um ponto de vista mais amplo, abrangem as seguintes temáticas: produtos regionais; segurança de alimentos; microbiologia e bioprocessos; química e processos verdes; pós-colheita e aproveitamento de subprodutos; processos não térmicos; aplicações de micro-ondas aos processos de alimentos e correlatos; processamento de pescados e correlatos; modelagem matemática em Ciência e Tecnologia; e embalagens para alimentos.

 

Sob este olhar são desenvolvidas pesquisas que abrangem desde produção, estocagem, beneficiamento, industrialização e demais processos da cadeia produtiva. As pesquisas também são conduzidas de modo a utilizar tecnologias limpas, seguras, processos para aproveitamento de resíduos bem como o desenvolvimento de equipamentos, embalagens e aditivos.


Quem pode se inscrever nos cursos de Mestrado?

Podem se inscrever no Processo Seletivo para os cursos de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e em Ciência e Tecnologia de Alimentos, candidatos que concluíram curso de nível superior, em qualquer área, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), no país e/ou no exterior, e candidatos que comprovem, mediante declaração de Instituição de Ensino Superior, que terão concluído o curso de nível superior até o ato de matrícula no curso.

 

Processo Seletivo para alunos regulares:

O Processo Seletivo para ingresso nos dois cursos de Mestrado é realizado anualmente, entre fevereiro e março, ambos os cursos ofertam 20 vagas cada.

________________________________________________________________________________


Fale com a UFFS, como funciona nossa coluna:

Tem uma dúvida referente ao funcionamento da UFFS? Sobre nossos cursos? Dúvidas referentes ao seu empreendimento, negócio, propriedade rural, sua vida financeira? Nos encaminhe! Buscaremos um especialista no assunto entre os nossos servidores, docentes e técnico-administrativos, que responderá seu questionamento nas próximas edições da coluna.

 

Te esperamos na próxima semana, aguardamos sua participação!

 

Você pode mandar suas dúvidas aqui:

WhatsApp: (42) 99999-9732

E-mail: [email protected]

________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

A empresa júnior da UFFS

Você sabia que aqui na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul temos uma Empresa Júnior?

Convidamos a presidente da Desenvolve Consultoria Júnior, a acadêmica do curso de Economia, Loide Araújo, para falar a respeito da Empresa Júnior.

 

O que é uma Empresa Júnior?

É uma associação civil gerida por estudantes de graduação que tem o propósito de realizar projetos e serviços de consultoria que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho.

 

Como surgiu a Desenvolve Consultoria Júnior?

A Desenvolve foi criada por acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul, em 2016, com intuito de desenvolver a comunidade regional do Território Cantuquiriguaçu, através de prestação de serviços de acordo com a necessidade de cada cliente.

 

Quem compõe a equipe da Desenvolve?

Contamos com uma equipe formada por 26 acadêmicos dos cursos de Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura e Agronomia, além de docentes renomados, de diferentes áreas, para a realização de nossos serviços.

 

Em quais áreas a Desenvolve atua?

A Desenvolve Consultoria Júnior atua no ramo de consultoria nas áreas de Agronomia, Ciências Econômicas, Engenharia de Aquicultura e Engenharia de Alimentos, prestando serviços, preferencialmente, para micros, pequenas e médias empresas privadas, indústrias e agroindústrias, unidades de produção do setor primário, organizações do terceiro setor e cooperativas, com destaque para projetos de relevância social, ambiental, educacional e/ou econômico.

 

Confira abaixo as diferentes áreas em que a Desenvolve presta consultorias e alguns dos trabalhos desenvolvidos:

– Consultoria e Suporte para Empresas do Ramo Alimentício: elaboração de Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) para serviços de alimentação agroindustriais; treinamento de boas práticas de fabricação para serviços de alimentação e agroindustriais; check list e plano de ação para adequação legislativa perante ANVISA e MAPA; desenvolvimento e reformulação de produtos; adequação do layout e otimização de processos; Análise sensorial (teste de aceitação); análises físico-químicas de alimentos; elaboração de tabela nutricional e rótulo.

 

– Consultoria e Suporte Empresarial: diagnóstico empresarial; precificação de produtos e serviços; análise de viabilidade de investimento; gestão financeira; reestruturação financeira; estudo de mercado; plano de negócios; planejamento estratégico; plano de marketing; elaboração de diagnósticos socioeconômicos de municípios e regiões a partir de bases de dados oficiais para subsidiar prefeituras e demais entidades envolvidas no processo de concepção de políticas públicas.

 

– Consultoria e suporte no Ramo Agrícola: consultoria em cultivos de grãos, hortaliças, frutíferas, florestais e pastagens; amostragem, interpretação de análises de solo, adubações e preparo do solo; manejo e conservação do solo e da água; identificação e controle de plantas invasoras; assistência técnica em bovinocultura de corte e leite; planejamento, otimização e análise da viabilidade de projetos agrícolas.

 

 – Consultoria em Boas práticas no manejo de piscicultura familiares: O objetivo principal oferecer suporte técnico a piscicultores familiares, no que se refere ao manejo dos animais em manutenção de qualidade de água e do pescado cultivados em tanques escavados.

 

Para contratar a consultoria da Desenvolve Consultoria Júnior entre em contato:

E-mail: [email protected]
Telefone: (42) 3635-0020

 

Fale com a UFFS, como funciona nossa coluna:

Tem uma dúvida referente ao funcionamento da UFFS? Sobre nossos cursos? Dúvidas referentes ao seu empreendimento, negócio, propriedade rural, sua vida financeira? Nos encaminhe! Buscaremos um especialista no assunto entre os nossos servidores, docentes e técnico-administrativos, que responderá seu questionamento nas próximas edições da coluna.

 

Te esperamos na próxima semana, aguardamos sua participação!

 

Você pode mandar suas dúvidas aqui:

WhatsApp: (42) 99999-9732

 

 

 

 

 

 

Dúvidas sobre o Vestibular Unificado da UFFS e UFSC

Nos últimos dias recebemos várias perguntas referentes ao Vestibular Unificado 2020 realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Abaixo seguem algumas informações importantes:

 

Inscrições

As inscrições são realizadas pela internet, exclusivamente, e seguem até o dia 14 de outubro, no site do Vestibular Unificado 2020 e a taxa será de R$ 144 para todos os cursos. A data limite para o pagamento é o dia seguinte ao fim das inscrições: 15 de outubro. O candidato deve atentar ao horário estabelecido pelo banco para autorização de pagamento.

A confirmação de inscrição preliminar será disponibilizada no site da Coperve, a partir de 17 de outubro, a todos os candidatos que tiverem sua inscrição deferida, para conferência de seus dados. Também será publicada a relação das inscrições preliminarmente indeferidas por falta de pagamento. O dia 22 de outubro será a data limite para a correção de dados constantes na inscrição, se for o caso.

 

Vagas

No Vestibular Unificado 2020 promovido por estas Instituições, os candidatos poderão optar, no momento da inscrição, por uma das instituições, respondendo a mesma prova para o ingresso nos cursos de Graduação.

A UFFS tem inscrições abertas para o preenchimento de 661 vagas, distribuídas em 45 cursos. A UFSC possui 4.513 vagas em 100 opções de cursos.

Em Santa Catarina, há vagas em Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville, pela UFSC, e Chapecó, pela UFFS. No Paraná, as vagas são nos campi Laranjeiras do Sul e Realeza, ambos da UFFS. Já no Rio Grande do Sul, os vestibulandos poderão optar entre Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo, também pela UFFS.

Ambas as instituições manterão o sistema de cotas já estabelecido e a proporção de vagas destinadas ao SiSU por universidade. No caso da UFFS, 70% das vagas continuam sendo ofertadas via SiSU. No processo seletivo, serão implementadas as ações afirmativas das Instituições de Ensino Superior (IES) destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, com recorte de renda, e autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

 

Campi da UFFS


A UFFS conta com 6 campi, distribuídos pelos estados de Santa Catarina: Chapecó; Paraná: Laranjeiras do Sul e Realeza; e Rio Grande do Sul: Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo.

Chapecó é o maior campus da UFFS, para ele são ofertadas 250 vagas em 16 opções de curso. O Campus Erechim oferta 128 vagas, divididas em oito cursos. Já no Campus Passo Fundo, um único curso: Medicina, oferta 22 vagas. O Campus Cerro Largo oferta 99 vagas em sete cursos. Para o Campus Laranjeiras do Sul estão abertas 94 vagas, distribuídas em sete cursos. No Campus Realeza, são ofertadas 68 vagas em seis cursos de Graduação.


Campi da UFSC


A UFSC conta com 5 campi, espalhados pelo estado de Santa Catarina: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Araranguá e Curitibanos.

Florianópolis é o maior e mais antigo campus da UFSC, para ele são ofertadas 3.519 vagas em 78 opções de curso. O Campus Joinville oferta 280 vagas, divididas em oito cursos. Já em Blumenau, sete cursos disponibilizam, no total, 350 vagas. O Campus Araranguá oferta 168 vagas em quatro cursos. Já para o Campus Curitibanos estão abertas 196 vagas em três cursos de Graduação.

 

Mais informações sobre o Vestibular Unificado 2020
No site: vestibularunificado2020.ufsc.br
Coperve: (48) 3721-9200

 


Como funciona nossa coluna:

Tem uma dúvida referente ao funcionamento da UFFS? Sobre nossos cursos? Dúvidas referentes ao seu empreendimento, negócio, propriedade rural, sua vida financeira? Nos encaminhe! Buscaremos um especialista no assunto entre os nossos servidores, docentes e técnico-administrativos, que responderá seu questionamento nas próximas edições da coluna.

Te esperamos na próxima semana, aguardamos sua participação!

 

Você pode mandar suas dúvidas aqui:

WhatsApp: (42) 99999-9732

 

 

 

 

 

 

Conheça todos os cursos da UFFS em Laranjeiras

Você conhece nossos cursos ofertados na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul? Atualmente o Campus oferta oito cursos de graduação e a partir do próximo ano passa a ofertar dois novos cursos, bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais. Abaixo você pode conferir todos os cursos de graduação ofertados em Laranjeiras do Sul e também conhecer o perfil de formação dos profissionais:

– AGRONOMIA (bacharelado) – forma profissionais que atuarão nos diferentes segmentos da agricultura, pecuária e meio ambiente, e que também sejam capazes de promover o manejo sustentável e a recuperação de ecossistemas e agroecossistemas, bem como a conservação e preservação dos recursos naturais.

– CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (licenciatura) – forma profissionais professores com qualificação teórica e prática para a produção e a disseminação de conhecimento da área das Ciências Biológicas e comprometidos com as temáticas da educação, os níveis de organização biológica, os recursos naturais e o meio ambiente, para atuar na educação básica.

– CIÊNCIAS ECONÔMICAS (bacharelado) – forma profissionais capacitados a compreender o desenvolvimento regional em suas dimensões econômicas, sociais, políticas e ambientais, com competências e habilidades para a análise de problemas socioeconômicos, permitindo a proposição de ações integralizadoras de desenvolvimento sustentável.

– CIÊNCIAS SOCIAIS (bacharelado e licenciatura) – o foco do bacharelado é formar pesquisadores, enquanto a licenciatura tem como foco a formação de professores. O cientista social, tanto o bacharel quanto o licenciado, poderá trabalhar em institutos de pesquisa públicos e privados, trabalhar em áreas de políticas públicas, consultorias e assessorias políticas e também exercer importantes atividades em agências internacionais.

– ENGENHARIA DE ALIMENTOS (bacharelado) – forma profissionais habilitados para atuar no setor agroindustrial, na industrialização de alimentos, gestão de qualidade, gerenciamento e administração na indústria alimentícia, solução de problemas administrativos e/ou técnicos, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos alimentícios.

– ENGENHARIA DE AQUICULTURA (bacharelado) – forma profissionais capazes de projetar, planificar e avaliar metodologias e técnicas aplicáveis ao cultivo de organismos aquáticos, como piscicultura, ranicultura, ostreicultura, mitilicultura, carcinicultura, cultivo de plantas aquáticas e peixes ornamentais, dentre outras, visando a produção eficiente de alimentos e derivados desse meio.

– INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: Ciências da Natureza (licenciatura) – forma profissionais para atuar na educação básica na área de Ciências da Natureza, que corresponde às disciplinas de Biologia, Física e Química, comprometidos com o desenvolvimento educacional, cultural, social e econômico, principalmente dos sujeitos do campo.

– INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: Ciências Sociais e Humanas (licenciatura) – forma profissionais para atuar nas escolas de educação básica do campo, na área das Ciências Sociais e Humanas, que corresponde às disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, dando conta também da gestão dos processos educativos que acontecem na escola e no seu entorno.

– PEDAGOGIA (licenciatura, noturno, 50 vagas anuais) – formar professores para o ensino na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, cursos de Ensino Médio na modalidade Normal, na Educação de Jovens e Adultos; para a gestão, apoio e organização do trabalho pedagógico escolar, em cursos de Educação Profissional e nos espaços formativos da educação não formal e da educação popular, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Para conhecer mais sobre esses cursos, e também conhecer os cursos ofertados nos outros Campi da UFFS, acesse www.uffs.edu.br.

 


Como funciona nossa coluna

Tem uma dúvida referente ao funcionamento da UFFS? Sobre nossos cursos? Dúvidas referentes ao seu empreendimento, negócio, propriedade rural, sua vida financeira? Nos encaminhe! Buscaremos um especialista no assunto entre os nossos servidores, docentes e técnico-administrativos, que responderá seu questionamento nas próximas edições da coluna.

Sua dúvida poderá motivar a criação de um projeto de pesquisa, extensão ou cultura. Esses projetos são desenvolvidos por professores, técnicos-administrativos e estudantes da UFFS, e podem ser propostos a qualquer momento, através da demanda espontânea. Participe e colabore com o desenvolvimento da ciência.

Te esperamos na próxima semana, aguardamos sua participação!

Você pode mandar suas dúvidas aqui:

WhatsApp: (42) 99999-9732

 

 

 

 

 

 

Fale com a UFFS

Em comemoração aos 10 anos da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), celebrados no dia 15 de setembro, a partir desta semana, através de uma parceria firmada entre o Jornal Correio do Povo e a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, lançamos a coluna “Fale com a UFFS”.

A coluna será semanal, sempre na edição de sexta-feira do Correio, e trará informações do cotidiano da Instituição, além de se apresentar como um novo canal de comunicação aberto para atender as demandas da comunidade.

Para estrearmos a coluna, convidamos o Diretor do Campus Laranjeiras do Sul, o professor Martinho Machado Junior, a escrever algumas palavras sobre os dez anos de funcionamento da Instituição na região, confira:

A Universidade Federal da Fronteira Sul é uma universidade pública, gratuita, popular, laica, republicana e democrática. Então nesse sentido, por que ela se instala em uma região com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado do Paraná?

A UFFS é uma universidade diferenciada, não tem como objetivo somente a formação profissional, mas também, do ponto de vista social, tem a preocupação em desenvolver um papel muito importante. Quando falamos de papel social da universidade, estamos falando de mostrar o mundo para pessoas que jamais teriam oportunidade de estudar em uma universidade federal, valorizando o ser humano enquanto indivíduo, enquanto coletivo e muito além disso, promovendo a inserção das classes até então excluídas, como os indígenas, os quilombolas, os filhos de agricultores familiares. Uma universidade com um olhar diferenciado, fazendo com que as pessoas se sintam acolhidas.

Acreditamos que a UFFS, enquanto uma universidade pública de nível federal, tem cumprido importante papel ao oportunizar esse espaço de formação para estes estudantes oriundos das escolas públicas, que em sua maioria são da região ou mesmo de todo o país.

A universidade iniciou suas atividades em 2010, com muita vontade de fazer diferente, e ao longo desse tempo vem desenvolvendo um conjunto de ações que busca promover o desenvolvimento regional, a promoção da alimentação saudável e a formação de professores, que são os três pilares da instituição.

Nesse sentido, a UFFS tem um papel social muito grande, só para se ter uma ideia, nos últimos dois anos ampliamos a oferta dos cursos. Foram criados quatro novos cursos, mesmo sem termos recursos por parte do governo federal, utilizando a força de trabalho já existente para atender as necessidades. Isso demonstra mais uma vez o compromisso social da universidade, e para além disso, o compromisso com o ensino de qualidade.

Então o que procuramos fazer é justamente cumprir o papel social da universidade, e para isso contamos sempre com o apoio da comunidade regional. A Universidade tem se inserido em vários espaços na comunidade, buscando aumentar cada vez mais essa integração, e mais eficazmente agora, trabalhando na área de tecnologia e desenvolvimento para que sejam potencializadas as oportunidades de trabalho aqui na região, além de agregar valor aos produtos agroindustriais produzidos pela agricultura familiar.

Reforçamos a toda a população de Laranjeiras do Sul e também da Cantuquiriguaçu, que a Universidade está de portas abertas para recebê-los, participem dos eventos da UFFS, sintam-se sempre acolhidos pela Universidade! Ela está aqui para servir o povo brasileiro, um abraço a todos e contem sempre com a Direção da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.


Assim, convidamos você leitor a participar do cotidiano da UFFS e de nossa coluna!

Tem uma dúvida referente ao funcionamento da UFFS? Dúvidas sobre nossos cursos? Dúvidas referentes ao seu empreendimento, negócio, propriedade rural, sua vida financeira? Nos encaminhe! Buscaremos um especialista no assunto entre os nossos servidores, docentes e técnico-administrativos, que responderá seu questionamento nas próximas edições da coluna.

Sua dúvida poderá motivar a criação de um projeto de pesquisa, extensão ou cultura. Esses projetos são desenvolvidos por professores, técnicos-administrativos e estudantes da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, e podem ser propostos a qualquer momento, através da demanda espontânea. Participe e colabore com o desenvolvimento da ciência.

Podemos ajudá-lo com assuntos relacionados a diferentes áreas de conhecimento.

Te esperamos na próxima semana, aguardamos sua participação!

Você pode mandar suas dúvidas aqui:

WhatsApp: (42) 99999-9732

E-mail: [email protected]