Gestão & Cia - Luiz Gustavo
O CLIMA ORGANIZACIONAL

Hoje vou escrever um pouco sobre o dia a dia das empresas e o reflexo do ambiente de trabalho na motivação e produtividade dos funcionários. O clima organizacional é a percepção coletiva de como está o ambiente de trabalho em um determinado período. É o retrato da organização no que se refere à percepção do comportamento das lideranças, dos funcionários, da empresa e de suas políticas internas de gestão.

Eu contratava mão de obra para algumas empresas e comecei a me interessar por este tema quando passei a encontrar candidatos a vagas de emprego que haviam saído de grandes empresas, ou de companhias onde todos gostariam de estar. Me causava muito espanto ver pessoas saindo destas empresas para ganhar menos ou abrindo mão de uma gama de benefícios. Elas relatavam que saíam por alguma injustiça percebida, por problemas com as chefias, pela falta de comunicação adequada, por promessas não cumpridas, entre outras causas.

Me chamou tanto a atenção, que comecei a me aprofundar sobre o tema e passei a propor para estas empresas e para as que estavam em busca de melhorias, que realizássemos um trabalho de pesquisa de clima organizacional com o seu quadro de funcionários.

Para entender um pouco mais, o questionário aplicado é anônimo, e por isso acredito que os colaboradores fiquem à vontade para relatar as coisas que devem melhorar na empresa e ainda sinalizar as coisas boas. Quando indagados sobre o que os motivava a continuar na empresa, para a nossa surpresa, na última empresa em que realizamos a pesquisa, o salário foi a oitava escolha entre onze possíveis, a primeira questão escolhida foi gostar do que faz, seguido de perto pela - integração da equipe de trabalho e em terceiro pela oportunidade de crescimento.

Pelo exposto acima, ao identificar os pontos fortes da empresa, as percepções positivas, os fatores de motivação, a empresa poderia manter as políticas positivas e reavaliar as práticas com percepção negativa, o que ajudaria a melhorar a percepção da qualidade de vida no trabalho e da melhoria do ambiente de trabalho.

Por isso, ressaltamos, se está cada vez mais difícil encontrar talentos no mercado, cuide dos que você tem na empresa! Procure criar um clima de trabalho excelente, todos sairão ganhando!