Observatório - Victor Rivas
Evite ficar doente

Quando o corpo começa lhe avisar que está com problemas de saúde como: dor nas costas, ombros, tendões e dores generalizadas, essas dores começaram bem antes disso, os sintomas visíveis começam dentro da pessoa, pois é a mente que controla todo o funcionamento do seu corpo, sentimentos, emoções traumas, medos, insatisfação pessoal, infelicidade, ou seja, a frustração da sua própria vida. Quando nós levamos uma vida que não nos agrada, temos tendência a adoecer. Quando levamos uma vida que não nos satisfaz e que não nos traz aquela vontade de continuar, estamos com certeza no caminho de adoecer e isso não acontece de uma hora para outra, isso é acumulativo.

Autor da própria saúde I

 

Você fica insatisfeito um ano, dois anos, três anos e daí começa a gastrite, começa não dormir à noite que gera uma ansiedade, uma leve depressão, síndrome do pânico, tudo isso vai evoluindo para dores fortes de cabeça, pescoço, costas, enxaquecas decorrentes, fibromialgia, síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose, as alergias começam a aparecer de repente, pois a sua imunidade ficou muito baixa por causa da não realização pessoal. Quando a vida perde o sentido e significado naquilo que fazemos, começam as mais variadas doenças.

Autor da própria saúde II

 

Se você está sofrendo qualquer tipo de doença, não fique parado (a), tome a iniciativa de auto questionar-se, vá até o banheiro, tranque a porta e olhe fixamente no espelho, profundamente nos seus olhos e seja sincero consigo mesmo respondendo a pergunta: você está feliz com o que está fazendo, você se sente pleno, está satisfeito, completo e realizado. Se a resposta for não, você está no caminho de adoecer mais e mais, infelizmente, porque tudo aquilo que a sua mente cria transforma em energia que dominam você.

Autor da própria saúde III

 

A doença geralmente começa no plano mental, esse efeito vai para o nosso plano emocional e acaba no nosso plano físico, nesse último estágio é que as doenças começam a se manifestar. Muitas pessoas têm dores há décadas e não sabem o real motivo, às vezes na vida é importante perder para você poder ganhar, isso significa que há momentos em que você deve abandonar o seu emprego concursado, abandonar a faculdade que não era aquilo que você queria, isso significa que você deve pedir demissão do emprego que você detesta, isso significa que às vezes você precisa abandonar aquele relacionamento que lhe faz muito mal porque você é infeliz e procurar outro relacionamento ou ficar até mesmo sozinho. Essas são as únicas receitas para não adoecer, estar sempre em sintonia com aquilo que lhe faz feliz, com aquilo que lhe completa e lhe satisfaz de verdade, que traz sentido e significado para sua vida.

A minha caneta anotou

 O bom atendimento de todo o pessoal da Comercial Virmond oferecendo materiais de construção, pisos e acabamentos sempre com desconto. Os bons preços e as ofertas diárias da farmácia do Marquinho onde a qualidade é comprovada, além das ótimas ofertas em todos os medicamentos. Os preços imbatíveis da Rede Lar de supermercados da família Cruchinski. Análises clínicas de extrema qualidade é no laboratório Modelo da família Pavan. A tecnologia usada é de alto padrão sempre oferecendo novidades e parabenizo mais uma vez a Salete Pavan e o bioquímico Toninho Pavan pela clínica totalmente remodelada, ficou muito lindo e aconchegante, além do ótimo atendimento. O bom atendimento do casal Luciano Polônio e esposa Vanessa da Microlan. Os melhores e mais deliciosos produtos para chimarrão e tereré você encontra na linha da erva mate Becker.

 

Observatório

NINGUÉM É FELIZ

Ouvimos muito por aí as pessoas falarem que um dia serão felizes, como se a felicidade fosse um lugar que você almeja chegar como  um espaço físico, porém a felicidade não é um lugar onde se chega. Como disse o grande filósofo Mário S. Cortella,  a felicidade é uma ocorrência passageira, uma circunstância eventual que aparece e logo some. Todos nós somos capazes de vários episódios de felicidade, a percepção da felicidade contínua anularia a própria sensação de felicidade. Valorizamos as coisas pela carência, ninguém sente saudade de alguém que fica por perto o tempo todo, precisamos que essa pessoa se ausente para sentir saudade, pois a saudade é a ausência da presença de alguém.

ELETROCARDIOGRAMA DA VIDA

Por não ser um estado constante, a felicidade oscila como um eletro, se você fosse feliz o tempo todo não notaria, dessa forma os sinais emocionais sobem e descem - tristeza e alegria-. As pessoas têm prazer de tomar um cálice de vinho, uma garrafa de cerveja numa festa ou no jantar ou para aplacar a sede, do outro lado, o alcoólatra não sente mais prazer pela bebida e sim uma dependência, ele bebe porque precisa não porque deseja. Dependência e prazer são muito diferentes, prazer é quando você pode fazer algo quando deseja e não é o tempo todo, a pessoa bebe um ou dois copos de água quando sente muita sede, mas se a pessoa beber 10 copos seguidos, o prazer se transformaria numa tortura.  A tristeza e a alegria são sentimentos contrários muito importantes para sabermos o que é felicidade, pois como saber o que é felicidade sem nunca experimentar não sê-lo? 

A FELICIDADE NÃO É UMA META

A pessoa que afirma que um dia será feliz dificilmente o conseguirá, pois essa pessoa pressupõe que a felicidade fica localizada no horizonte, lá em frente, no futuro, mas, ela está em nós, no nosso dia-a-dia, mas não o tempo todo. Felicidade não é euforia, só alegria ou um mero prazer, essas três coisas fazem parte da felicidade, mas não é ela, uma pessoa que está continuamente eufórica, alegre, dando risada o dia todo, ela não é feliz, ela talvez esteja com algum tipo de demência. Alguém só pode ser demente demonstrando felicidade a todo momento num mundo cheio de tribulações e turbulências, pois alguém nessa condição é o que a sociedade denomina de “bobo alegre” ou palhaço da corte. A bebida em excesso ou drogas ilícitas também induzem à euforia, isso não é felicidade, felicidade talvez seja a realização das suas vontades e expectativas individuais, ou seja, felicidade nada mais é quando você sente a vida vibrar com a mais alta intensidade, quando você sente fertilidade, quando você fez algo útil para o próximo ou  para a sociedade. Felicidade talvez seja sentir que a sua vida é uma dádiva estupenda e misteriosa que faz você e o próximo crescer em algum sentido. Existem momentos felizes, a felicidade absoluta não existe por não ser uma situação definitiva do homem e sim um estado de espírito momentâneo.

A MINHA CANETA ANOTOU

Os bons preços da Comercial Virmond em materiais de construção e tintas.  O bom atendimento e bons preços na Rede Lar de supermercados no comando da Olinda Cruschiak.  As ofertas semanais de móveis e eletros na Movelar I e II do Ildo e da Fátima Guerra. O destaque do Marquinho, grande profissional da área farmacêutica em Laranjeiras do Sul, em sua farmácia sempre tem uma qualidade comprovada.  A última geração em tecnologia com a qual conta o laboratório Modelo da família Pavan para realizar os seus exames de análises clínicas. Confira em frente ao hospital São Lucas. Obrigado professora Nair Brustolin por sempre prestigiar as minhas colunas.  O bom atendimento, humildade e o extremo profissionalismo do médico Inocêncio Abreu. A simpatia e o bom atendimento do casal Luciano e Vanessa da Microlan informática além dos bons preços. Erva mate de qualidade para chimarrão e tereré você encontra nos produtos da erva mate Becker.

Observatório

PREVER O FUTURO

Se você conhece o passado da pessoa, talvez seja possível prever o seu futuro porque a maioria em algum momento vai repetir o seu passado. Se ela foi calma, agitada, otimista ou pessimista no passado, a tendência que esses efeitos se repitam no futuro é muito grande.  Não em vão ouvimos por aí: esse nunca vai mudar, é o caráter dele dominado pelo seu temperamento.  Geralmente confunde-se o tempo com a vida, considera-se que o tempo seja constituído por três momentos: passado, presente e futuro. Segundo a filosofia oriental, o tempo é formado por dois momentos somente: o passado e o futuro, e somente a vida que é constituída pelo presente, ou seja, só o presente é existencial.  O passado é uma mera coleção de lembranças, o futuro existe somente em sua imaginação através dos seus projetos, objetivos e sonhos como: ingressar na faculdade, casar, ter filhos e adquirir a casa dos seus sonhos.

MOMENTO REAL

 A realidade é o momento atual, o aqui agora, a própria vida fluindo, por isso os apaixonados gostam de fantasiar no passado e no futuro, pois a abrangência é infinita, relembrando bons momentos arrumando os seus erros à vontade como se voltasse novamente naquele tempo com aquele amor proibido ou impossível, mas, essas recordações são apenas sombras e reflexos que a  memória teima em vão trazê-los novamente. No passado e no futuro só a morte é real e não a vida, pois ela está acontecendo agora, no presente. As pessoas que perderam a oportunidade de viver algo no passado, automaticamente começam a sonhar com o futuro fantasiando para preencher essa lacuna sentimental que dilacerou alma e coração.

APROVEITE A SUA ÚNICA OPORTUNIDADE

 O futuro é nada mais que uma projeção do passado, o que quer que tenham perdido no passado, elas tentam recuperar no futuro, como esses dois tempos são mortos, perdem de viver o presente, esse pequeno intervalo entre os dois tempos chamado de vida. O presente dará pra você a oportunidade de mergulhar fundo ou de voar alto nos céus da vida, entre o passado e o futuro, viver no presente é como andar numa corda bamba, pois sempre haverá perigo de ambos os lados, mas depois que você somente se importar com o sumo do presente, não se importará mais com o perigo. Muitas pessoas simplesmente se arrastam do berço para cova sem viver absoluta nada, pois deram muita prioridade ao tempo. Neste mundo atual todos têm relógio, porém ninguém tem tempo e a vida se esvai quando menos percebem. Trouxemos somente a consciência quando chegamos e é somente com ela que partiremos um dia. Corra e viva enquanto há vida, não tempo.

A MINHA CANETA ANOTOU

 O bom atendimento de todo o pessoal da Comercial Virmond oferecendo materiais de construção, pisos e acabamentos sempre com desconto. Os bons preços e as ofertas diárias da farmácia do Marquinho onde a qualidade é comprovada, além das ótimas ofertas em todos os medicamentos.  Os preços imbatíveis da Rede Lar de supermercados da família Cruchinski. Análises clínicas de extrema qualidade é no laboratório Modelo da família Pavan. A tecnologia usada é de alto padrão sempre oferecendo novidades e parabenizo mais uma vez a Salete Pavan e o bioquímico Toninho Pavan pela clínica totalmente remodelada, ficou muito lindo e aconchegante, além do ótimo atendimento. Produtos de qualidade em móveis e eletrodomésticos você encontra na Movelar I e II da família Guerra. O bom atendimento do casal Luciano Polônio e esposa Vanessa da Microlan informática oferecendo tudo em peças e acessórios para o seu computador. Erva mate de qualidade para chimarrão e tereré você encontra nos produtos Becker.

Observatório

DESEJOS HUMANOS

O homem sempre deseja ir atrás de coisas que não têm, ou seja, ele possui um espírito desejante e incomensurável o tempo todo: Consegue "A" quer "B". O problema é que isso acontecerá pelo resto dos seus dias e a tristeza nada mais é do que não conseguir atingir esses desejos, a felicidade acontece quando consegue realizar as suas expectativas. Talvez por isso o homem esteja condenado a nunca atingir a felicidade, pois as vontades nunca cessarão. O homem sempre precisa de alguma coisa para ser feliz e quando consegue essa coisa, precisa de mais alguma coisa e mais outra coisa e mais...

PROBLEMAS DA VIDA

Analise todo o seu passado e o momento atual da sua vida. Fatalmente comprovará que 98 % dos seus problemas foram criadas por outras pessoas e não por você. Quem iria querer criar problemas para si mesmas? Por isso muitas pessoas se afastam do convívio social não por metidez nem chatice e sim por pura precaução.

FOI BOM, MAS NÃO É MAIS

Foi muito bom, foi muito forte, ainda gosto demais e não consigo soltar, você falou muito bem: foi, agora não é mais. Não caia na armadilha da "vertigem emocional", pois isso acabará com você segurando sua mente no passado. Liberte-se…a perda será muito menos dolorosa do que a dor de apegar-se ao que já foi e não é mais.

GANÂNCIA

Por que o homem quer acumular tantos bens materiais se não sabe até quando vai viver? Por isso nunca entendi aquelas pessoas loucas e doentes por dinheiro que aceleram ao máximo para ganhar mais e mais e não querem gastar absolutamente nada e ainda sentem prazer em acumular riquezas. Para que? Nunca vi um caixão com gavetas para guardar alguma coisa para usar depois de morrer.

A VIDA NÃO É PARA SEMPRE

A média de vida é até os 70 anos para quem vive bem, porém já vi pessoas que já passaram longe dessa idade construírem prédios, comprarem lotes e possuem imóveis que são verdadeiras babilônias. Para que servirá tudo isso após a morte? Para os herdeiros que talvez nunca se esforçaram na vida brigarem que nem cães e gatos pelo resto da vida? Alguns até se matam. Nunca entendi essa filosofia de vida, talvez cause prazer àqueles que não possuem outro tipo de valores na vida e o acúmulo de capital seja o seu único prazer.

A MINHA CANETA ANOTOU

 Os bons produtos e os preços especiais da Movelar I e II da família Guerra. As boas ofertas da Comercial Virmond em materiais de construção e acabamentos. O bom atendimento e os bons preços na farmácia do Marquinho onde a qualidade é comprovada e tem preços especiais para aposentados . A liderança da famíla Cruchinski na área de supermercados-Rede Lar-. Qualidade total em análises clínicas você encontra no laboratório Modelo da família Pavan comandado pela Salete e pelo bioquímico Toninho Pavan em frente ao hospital São Lucas. O bom atendimento na Microlan informática do Luciano Polônio e da esposa Vanessa onde tem os melhores artigos para informática. Erva mate de qualidade para chimarrão e tereré você encontra nos produtos da erva mate Becker.

Observatório

FÃS DA PSICANÁLISE

A seguir abordarei duas coisas muito importantes na vida do ser humano. A emoção e a razão. Quando falamos em definir algo mecânico como certo ou errado, esquerda ou direita, usamos a razão. Agora quando pensamos em algo que nos agrada ou desagrade, feio ou bonito, estamos falando da emoção. Para entender melhor como funciona a emoção usarei uma analogia a seguir. Imagine um cavalo que gosta de andar solto e livre, ele representa a emoção e uma carroça que representa a razão que tem o papel de comandar o cavalo através do carroceiro.

EMOÇÃO

A emoção é tempestiva e ilógica, ou seja, o animal é movida somente pela emoção. Ele sai a galope seguindo somente a sua impetuosidade inata, quando o ser humano decide seguir a voz do coração está fazendo a mesma coisa, você segue algo que gosta muito e nessa vontade louca você muitas vezes se arrebenta, quebra a cara.

RAZÃO

Agora imagine uma carroça, essa carroça representa a razão, lembra aquele dia que você não consegue dar um passo pra frente, que você sente aquele peso, essa é a carroça da sua vida. Pesado, estacado, você não consegue se movimentar de tanto raciocinar, a sua carroça está cheia de razão, tão pesada que o cavalo mal consegue andar, porém, ele tem um objetivo para alcançar, ele sabe onde quer ir, já traçou suas metas e objetivos e pra lá que ele tem que se dirigir, mas não consegue, pois é freado pela carroça., ou seja pela razão.

O EGO

Nesse momento entra um elemento chamado Ego, é aquele carroceiro que vai comandar o seu modo de agir. É ele que direciona as suas atitudes e decisões, aquela voz interna que lhe dirá que deve continuar pra frente, pois se ficar parado seria pior. Muitas vezes você sairá da estrada descontrolado, porém, o importante é que você volte, não pare no meio do caminho assim um dia alcançará os seus sonhos tão almejados. O controle da sua razão e da emoção é seu, tente equilibrá-las. E você, como tem trilhado o seu caminho? É mais razão ou emoção?

PENSAMENTO DO DIA

As vezes pra continuar, não basta apenas virar a página, é preciso rasgá-las.

A MINHA CANETA ANOTOU

O abraço para o Pablo Correia e toda equipe da loja Mimo´s presentes da rodoviária. As constantes ofertas na farmácia do Marquinho em todos os medicamentos onde a qualidade é comprovada. Os bons preços da Rede Lar de supermercados comandada pela dona Olinda, Silo, Rogério, Rosilene e o Carlos. Os bons e deliciosos produtos da Erva mate Becker na BR 277 na vila Becker. A simpatia do casal Fátima e Ildo Guerra da Movelar I e II, representantes exclusivos da Rede Tok Lar. A última geração em tecnologia com a qual conta o laboratório Modelo da família Pavan para realizar os seus exames de análises clínicas. Confira em frente ao hospital São Lucas. Méritos da Salete e o bioquímico Toninho Pavan. O bom atendimento do Luciano Polônio e da sua esposa Vanessa proprietários da Microlan informática, além da sua boa equipe. O abraço para minha amiga dona Terezinha Gurtat da empresa Princesa dos Campos que prestigia este espaço.

Observatório

E DAÍ? QUE MAL FAZ?

Como disse a palestrante Suely Araújo, as crianças e adolescentes de hoje adotaram um comportamento mais ou menos assim: dormem na casa dos pais quando querem, largam a mamadeira  e chupeta quando querem, só comem o que querem. E daí? O que mal faz? Antissocial aos 11 anos, melhor celular a cada Natal, surdos com seus fones de ouvidos. Centenas, milhares de amigos virtuais, uns já atingiram os 5000 seguidores e não pensam em riscos. Festas sociais? Só se for top, senão nem apareço por lá, ou seja, exigem um alto padrão e conseguem tudo o que quer. E daí? Que mal faz?

PARA QUE OS PAIS?

Os pais não precisam brincar mais com os filhos, o celular faz isso, os pais não precisam buscar nas festas,  o Uber faz isso. Os pais não precisam cozinhar,  os restaurantes e lanchonetes se encarregam disso. Pais não precisam nem educar, a escola integral faz isso. E daí? Que mal faz? Os pais nem imaginam que tudo o que o filho precisa é um puxão de orelhas, uma bronca. Hoje não é dia de festa, vai comer comida que presta. Criar filhos parece que está mais fácil, mais cômodo, a final, as crianças e adolescentes resolvem tudo com um clique na tela. E daí? Que mal faz?

CADÊ OS ANTIGOS COSTUMES?

Ler pra filho? Cantar uma música e fazer cafuné? É um luxo pra poucos, os pais estão desconectados, precisam de ajuda, mas só aceitam ajuda quando a bomba explode. Pais e filhos moram sob o mesmo teto, porém o diálogo é de zero. Nenhum filme juntos, mas sempre conseguem aquela selfie da família perfeita para postar, de preferência todos sorridentes num grande almoço, a final, o importante é mesmo mostrar para sociedade que aquela família é feliz, se possível conseguir mil curtidas. Mal sabem que é um jogo de tabuleiros.

A CRIANÇA PRECISA DE MUITA MORDOMIA.

Fazer a criança pensar é uma coisa que dói, e que será quando crescer? Youtuber, blogueira, estudar, entrar na faculdade, se especializar. Imagina?  Eu não sei esperar, eu não sei ouvir não, e muito menos não sei o que é frustração. Rejeição,  culpa de quem? Opa, não se pode falar em culpa, não pode dar palmadas, pois vivemos na cultura do processo, não pode falar alto porque vai constranger a criança. Não pode nem pensar em castiga-lo, não pode nem falar alto. Assim o tempo vai passando e os filhos vão crescendo, drogas, suicídios aumentando, pois eles querem tudo pra já. Nesse momento surge aquele esquema: vem a nós o vosso reino, seja feita a tua vontade assim na terra como no céu e coitado do adulto que não dizer amém.

A MINHA CANETA ANOTOU

O abraço aos advogados: Maressa Pavlak Melati, Wanderson Prada, Thiago e Almir Machado. Se destacam pelo profissionalismo e o bom tratamento às pessoas. Muito obrigado por prestigiarem este espaço e pelo tratamento que recebi quando os visitei. Os bons e deliciosos produtos da erva mate Becker em todos os seus produtos de chimarrão e tereré além de madeiras beneficiadas.  Os bons preços na farmácia do Marquinho onde a qualidade é comprovada com preços especiais para aposentados também contando com a farmácia popular. A liderança da comercial Virmond na área de construção, pisos e acabamentos. O bom atendimento da família Guerra na Movelar I e II, além das boas ofertas em eletrodomésticos. . As boas ofertas da Rede Lar de supermercados da família Cruchinski. Produtos de informática em geral é na Microlan informática do Luciano Polônio e a sua esposa. Vanessa. A Microlan informática conta com ótimos profissionais para consertar o seu computador. Análises clínicas de qualidade com tecnologia de ponta é no laboratório Modelo da família Pavan em frente ao hospital São Lucas

Observatório

A SAUDADE

Após o falecimento dos meus pais, essa palavra terá um sentido ainda mais profundo para mim. A saudade é um genuíno conflito sentimental oriunda da inconformidade entre a intermitente lembrança e o momento presente da ausência daquela pessoa que amamos. A saudade faz aflorar sentimentos de reconhecimento por um bem ausente que, aspiramos, volte ao seu lugar em nossa vida. A saudade tem um perfil ambíguo de lembranças do triste e do alegre de coisas que marcaram as nossas vidas, seja uma vivência no passado ou a ausência de um ente querido que partiu para sempre cuja presença ansiamos mais uma vez entre nós. Como disse um grande pensador: o amor e a ausência são os pais da saudade. Toda saudade é um tipo de amor, pois amar é conhecer alguém. Ninguém tem saudade do que não ama e ninguém ama o que não conhece. A saudade se origina do processo dual entre o estado passado e o estado atual da ausência de dois seres separados pelo espaço e pelo tempo, o momento atual fica ausente, pois a nossa alma se transforma num rio que corre e flui para a nascente.

A ESPERANÇA DO REENCONTRO

Nesse sentido, a saudade nos dá aquela expectativa de que poderemos num futuro não muito longínquo, saciar a carência daquilo que amamos desfrutando de novo daquela presença que tanto gostávamos, talvez daí a origem da famosa frase: matar a saudade. Esse sentimento de saudade é uma força interior que nos impulsiona rumo àquela ideia a perseverar na esperança de conseguir se reencontrar com o ausente que desapareceu de perto de nós pelas circunstâncias da vida, das quais nem sempre temos controle. Como disse o doutor Renato Nunes, a pessoa nostálgica considera que a felicidade está no passado, é por isso que a nostalgia é considerada uma leve tristeza que a saudade provoca pela imaginação do passado , isso gera a baixa disponibilidade da vitalidade humana, essa condição pode levá-la inclusive a sofrer tormentos morais, ansiedade, estrese e depressão prejudicando o seu cotidiano ocasionando as apatias e faltas de vontades para continuar vivendo por não conseguir viver novamente as experiências do passado que não conseguiu descartar da sua consciência.

MOTIVOS PARA CONTINUAR

Um perfume, uma música, um lugar ou mesmo uma frase podem evocar a manifestação da recordação desse linda lembrança no presente nos fazendo crer a cada momento essa vivência como se estivéssemos revivendo aquele tempo de maneiar real. Um dia poderemos até reencontrar os lugares onde aconteceram os bons momentos, mas aqueles dias e aqueles momentos, jamais irão voltar, pois cada momentos foram únicos. Sem lembranças do passado seriamos seres automáticos e empobrecidos espiritualmente, pois tudo o que somos hoje é fruto das nossas ações pregressas e faz parte da nossa própria história que ninguém pode mudar e nunca podemos esquecer que as nossas recordações ainda estão vivas no nosso âmago e nos servem de inspiração para nosso aprimoramento no agora. O pior desespero não é a saudade que fica de aquele que partiu e irá voltar e sim o vazio de aquele ente querido que partiu para sempre torturando amigos e parentes que amavam ele e sabem que nunca mais ouvirão a sua voz, as suas brincadeiras o seu sorriso, as suas ...

A MINHA CANETA ANOTOU

O bom atendimento do Ildo e da Fátima Guerra -Movelar I e II representante da Rede Tok Lar na região-. O abraço ao amigo Elias Presa e ao amigos João Pio e Cleide Andreetta que prestigiam esta coluna. Os preços imbatíveis na farmácia do Marquinho onde a qualidade é comprovada e o atendimento é de primeira. A simpatia e o bom atendimento da Dona Olinda do supermercado Rede Lar. As boas ofertas em materiais de construção da Comercial Virmond. Parabéns à família Pavan do laboratório Modelo pelo ótimo investimento de deixar tudo moderno para melhor atender os seus clientes. Méritos da Salete e do bioquímico responsável Toninho Pavan. A Microlan informática do Luciano Polônio e da Vanessa é o endereço certo para você encontrar tudo o que precisa para o seu computador. Os bons produtos da erva mate Becker. Tudo para o seu tereré e chimarrão. Abraços para todo o pessoal do supermercado Marechal no comando da Lenir e do Edson que sempre prestigiam este espaço.

Observatório

ZONA DE CONFORTO

Como já dizia o grande historiador Leandro Karnal: talvez uns dos problemas mais graves da vida humana é a zona de conforto, zona de conforto é aquela que você acha que o torna feliz. Na faixa que vai mais ou menos entre os 15 e 35 anos, o ser humano se esforça ao máximo, faz de tudo o que pode, estuda, trabalha, compra, investe e corre desesperadamente como aquela formiga no verão. Nessa fase, todas as pessoas constituem família, lutam para aprenderem a educar filhos e lutam para construir o seu espaço no mundo finito.

PERÍODO DA MEIA- IDADE

O período da estabilidade acontece mais ou menos no período entre 35 e 50 anos, não necessariamente que esteja bem, porém, a pessoa está remediada, inclusive aquele que está mal está estável aí dá para citar um mau emprego, uma má moradia e um casamento ruim. Esse é momento que a pessoa diz: bom, já cheguei até aqui e percebe que a sua energia começa abandoná-la, para que vou fazer muito mais coisas se pela estatística lógica me sobra pouco tempo de vida. O homem por natureza é inclinado a este momento de conforto, deitado no sofá, a TV ligada, o controle no peito e comida garantida na despensa ou na geladeira, assegurados esses itens, a vida masculina vai até a boda de ouro sem maiores problemas.

A GRANDE INIMIGA

Saiba que a zona de conforto é uma grande inimiga, geralmente vem acompanhada da célebre frase: está dando pra viver. Toda empresa, toda relação, todo casamento, se não estiver crescendo está diminuindo, aquilo que não expande encolhe e o que se não se renova morre. Naquele momento que a pessoa diz: o meu casamento está bom, estável, pode ser o começo do fim, assim quando o empresário fala que a empresa está estável, também pode ser o começo do fim. Naquela hora em que o estudioso diz: era só isso que precisava saber, já era, ou seja, quando alguém para de lançar desafios, tudo indica que as coisas irão parar.

INVENTE. FAÇA ALGUMA COISA DIFERENTE

No casamento ou relacionamento duradouro, tudo deve ser reinventado a cada momento, isso é como regar a planta para não secar, dessa maneira você está saindo da zona do conforto. O que te faz feliz é o teu inimigo, aquela coisa agradável e prazerosa que lhe faz ficar em casa sábado e domingo só comendo e assistindo programas de TV que não valem nada, isso é o começo do fim de tudo. Tudo aquilo que lhe torna aconchegado, quentinho e gostoso, é o seu inimigo, ostra feliz não produz pérolas, a pérola é fruto daquele desconforto que a areia criou à ostra. A vida é feita de constantes desafios, pulando de um aquário menor para outro maior, vencendo barreiras, enfrentando altos e baixos como se fosse um eletrocardiograma da vida, pois quando aquele gráfico do eletro fica em linha reta - zona de conforto- o paciente morre.

A MINHA CANETA ANOTOU

 Os bons preços da Comercial Virmond oferecendo materiais de construção, pisos e acabamentos sempre com desconto. As ofertas diárias da farmácia do Marquinho onde a qualidade é comprovada, além do ótimo atendimento. Os preços imbatíveis da Rede Lar de supermercados da família Cruchinski. Análises clínicas de extrema qualidade é no laboratório Modelo da família Pavan. A tecnologia usada é de alto padrão sempre oferecendo novidades e parabenizo mais uma vez a Salete Pavan e o bioquímico Toninho Pavan pela clínica totalmente remodelada, ficou muito lindo e aconchegante, além do ótimo atendimento. O bom atendimento do casal Luciano Polônio e esposa Vanessa da Microlan informática oferecendo tudo em peças e acessórios para o seu computador. Erva mate de qualidade você encontra nos produtos de erva mate Becker para o seu chimarrão e tereré.

Observatório

FELICIDADE E TRISTEZA

Estou muito triste hoje porque aquela dor de cabeça terrível voltou, esse dia é um tédio, ainda bem que amanhã já é sexta–feira. Como está uma delícia esse domingo no alagado compartindo um churrasco delicioso com a família mas amanhã é segunda-feira, só de lembrar já fiquei triste novamente, meu Deus, essa gripe chata que não vai embora; não acredito, vou ter que tomar antibióticos para não dar pneumonia, graças a Deus que o semestre está acabando.

BOA NOTÍCIA

Que legal, hoje é sexta e estou muito feliz, pois recebi uma ligação muito importante do meu primo que convidou-me pra ir naquele bailão anual da comunidade amanhã à noite, a festa estava animada, mas que porcaria de baile, a pessoa que eu queria ver não estava presente, voltei mais cedo pra casa de carona, que estranho, ontem estava tão feliz, mas hoje estou triste de novo, vou dormir até bem tarde, pois amanhã é domingo.

MOMENTOS BONS E RUINS

Que legal, já é quase meio dia e a minha mãe me acordou para almoçar, ela fez aquela macarronada que adoro, estou feliz de novo, mas, puxa vida, amanhã é segunda, tenho prova, não estudei nada e para piorar vai vencer aquela prestação e ainda faltam 10 dias pra receber, ainda bem que o Natal e o Ano Novo já estão chegando, meus parentes vão vir me visitar, vou receber o meu décimo e as minhas férias, vai ter peru e champanhe, Papai Noel e pisca-pisca.

O ANO NOVO SERÁ MELHOR

Agora é meia-noite do dia 31 de dezembro o ano está acabando, oxalá o ano novo seja bem diferente desse, acho que vou fazer os meus pedidos dando 7 pulinhos no mar ao mesmo tempo que chupo 7 uvas. Já aconteceu alguma coisa parecida contigo? Você percebeu que geralmente nada muda no mundo exterior? A pior estupidez do ser humano é pensar que alguma coisa vai mudar fazendo as mesmas coisas de sempre. A alegria e a tristeza são as potências de agir do homem. Quando você está alegre a sua potência de agir está bem alta, quando está triste a sua potência de agir está bem baixa. Essas trocas de potências mudam de acordo com o que nos acontece no dia a dia, por isso a felicidade e a tristeza são passageiras constituindo um estado mental que você ativa de dentro pra fora.

 

A MINHA CANETA ANOTOU

Os bons preços da Movelar I e II da família Guerra, tudo em eletro-móveis. As boas ofertas da Comercial Virmond na área de materiais construção. A liderança na área farmacêutica do Marquinho com a sua farmácia indo de vento em popa e com os preços lá embaixo. O abraço ao simpático casal Iracema e Frido Ruths. As boas ofertas na rede de super mercados Rede Lar de supermercados. Laboratório de análises clínicas Modelo sempre cuidando com muita qualidade da sua saúde com os mais modernos equipamentos. Méritos da Salete e o bioquímico Toninho Pavan, assim como de toda a equipe. Também mando um abraço especial a toda equipe da recepção do laboratório Modelo que sempre atendem os fregueses com total simpatia, em especial minha amiga Vanda. O melhor da área da informática você encontra na Microlan informática do Luciano Polônio e da esposa Vanessa. Os bons e deliciosos produtos da erva mate Becker, experimente as ervas saborizadas para tereré e o puro mate levemente adocicada.

Observatório

QUANDO PERDEMOS ALGO

Hoje estive pensando no péssimo costume que temos os seres humanos, de valorizar algo somente em sua ausência. Valorizamos o dinheiro quando nos falta. Valorizamos o tempo quando estamos morrendo. Valorizamos a família quando a perdemos. Valorizamos o frio quando faz calor, e desejamos que faça calor quando faz muito frio. Somente quando recebemos um forte golpe queremos deixar de lado o trabalho e viver a vida com os entes queridos.

VIVEMOS DO PASSADO

Vivemos de lembranças do passado ou projetando um futuro que nem sabemos se chegaremos lá, enquanto sofremos no presente como se nos encontrássemos numa prisão sem saída. Queixamo-nos de nossos filhos pequenos, mas após que crescem desejamos com toda a alma que voltem a serem crianças. Vivemos discutindo com nossos pais por motivos banais e logo quando morrem desejamos com todo nosso ser poder retroceder o tempo para dar-lhes pelo menos mais um abraço.

NUNCA PERCEBEMOS O QUE TEMOS 

Queixamo-nos de tudo que nos faz falta e nos esquecemos de desfrutar de tudo aquilo que temos em abundância. O ontem já passou e o futuro é muito incerto, somente resta para nós viver aqui e agora semeando o melhor de nós, confiando que vamos colher o melhor depois. Por que esperar para dizer um te amo, por que não lutar hoje pelo que tanto almejamos e desejamos ? Por que guardar abraços e sorrisos? Por que não pedir perdão?

O TEMPO UM DIA TERMINA

Nunca acreditamos que pode acabar o tempo de nós, até que de repente se acaba. Nunca acreditamos que podemos perder algo até que o perdemos. Nunca acreditamos que vamos morrer até que percebemos que estamos morrendo. Por que não desfrutar do sol quando está brilhando? Por que não deixar que a chuva nos molhe quando está chovendo? Por que não rir quando estamos felizes e chorar quando sofremos, pois sofrer também faz parte da vida? Não esperes perceber que estás morrendo para começar a viver, a vida é somente isso, o aqui e agora. Tudo o resto é somente uma ilusão.

PENSAMENTO DO DIA

Se você cortou alguém da sua vida é bem provável que ele lhe deu a tesoura.

A MINHA CANETA ANOTOU

O bom atendimento do Ildo e da Fátima Guerra -Movelar I e II representante da Rede Tok Lar na região-. O abraço ao amigo Elias Presa e ao amigos João Pio e Cleide Andreetta que prestigiam esta coluna. Os preços imbatíveis na farmácia do Marquinho onde a qualidade é comprovada e o atendimento é de primeira. A simpatia e o bom atendimento da Dona Olinda do supermercado Rede Lar. As boas ofertas em materiais de construção da Comercial Virmond. Parabéns à família Pavan do laboratório Modelo pelo ótimo investimento de deixar tudo moderno para melhor atender os seus clientes. Méritos da Salete e do bioquímico responsável Toninho Pavan. A Microlan informática do Luciano Polônio e da Vanessa é o endereço certo para você encontrar tudo o que precisa para o seu computador. Os bons produtos da erva mate Becker. Tudo para o seu tereré e chimarrão. Abraços para todo o pessoal do supermercado Marechal no comando da Lenir e do Edson que sempre prestigiam este espaço.