Observatório - Victor Rivas
Observatório

NO ANO NOVO NADA MUDA

Um dia você vai entender que o 2019 será exatamente a mesma coisa que 2018, pois o tempo é só um conceito abstrato criado pelos seres humanos e não tem nenhum tipo de impacto sobre os eventos que acontecem. Quem muda se tiver coragem e atitude é o ser humano, não o tempo.

EPITÁFIO
Quando vou ao campo santo vejo muitas frases nas lápides dos falecidos. Eu já escolhi o meu: "muito obrigado pela visita, mas eu não estou aqui". Após participar nas festas natalinas percebi que esta frase combinaria perfeitamente com muitas pessoas para colocar encima do túmulo: "finalmente of- line"
 

SEM DEMAGOGIA. MAIS RESPEITO ÀS MULHERES.
Odeio esse costume machista e patriarcal, em todas as festas e reuniões de finais de semana. As mulheres preparam as comidas desde cedo, incluindo a sobremesa, depois servem com carinho e finalmente, após o banquete os bonitões se afastam nas cadeiras e colchões para repousarem. Resultado: sobra uma pilha de louças para lavar. Se todas as pessoas que almoçaram e sujaram os seus pratos e talheres lavassem, não sobraria para uma ou duas fazerem isso, pois ninguém é empregada de ninguém. Aprendi a lavar aquilo que sujei, primeiro na minha casa e depois no quartel. Essa sociedade machista e patriarcal já deveria ter ficado na Idade Média. O mais feio: as filhinhas de mamãe também imitam os marmanjos, pois não podem estragar as suas unhas, porém, comeram um monte.

GOLPE DO AMOR
Assisti ontem e hoje na TV Record, pessoas de fora do país, geralmente que se passam por militares americanos iludem e aplicam estelionato descaradamente em viúvas e coroas desesperadas que pensavam ter encontrado o amor da vida. O engraçado é o repertório ridículo que eles aplicam: eu sou militar ou um ator americano e preciso vender uma casa que tenho na África para subornar o meu superior para ir morar contigo aí no Brasil, porém eu não posso abrir a conta fora do país para que me depositem o dinheiro da venda da casa, por isso, "meu amor" preciso que você abra essa conta pra mim na África, é o começo do golpe e o fim das economias dessas coitadas. Agora pregunto pra você: como é que uma pessoa pode engolir uma isca estúpida dessas? É amor, desespero ou burrice mesmo?

A MINHA CANETA ANOTOU

A simpatia de todo o pessoal da Cirandinha modas. Os bons e deliciosos produtos da erva mate Becker em todos os seus produtos de chimarrão e tereré além de madeiras beneficiadas.  Os bons preços na farmácia do Marquinho onde a qualidade é comprovada com preços especiais para aposentados também contando com a farmácia popular. A liderança da comercial Virmond na área de construção, pisos e acabamentos. O bom atendimento da família Guerra na Movelar I e II, além das boas ofertas em eletrodomésticos. . As boas ofertas da Rede Lar de supermercados da família Cruchinski. Produtos de informática em geral é na Microlan informática do Luciano Polônio e a sua esposa Vanessa. A Microlan informática conta com ótimos profissionais para consertar o seu computador. Análises clínicas de qualidade com tecnologia de ponta é no laboratório Modelo da família Pavan em frente ao hospital São Lucas. O bom atendimento de todo o pessoal do supermercado Marechal da Lenir e do Edson.

Observatório

O PASSADO, PASSADO É

Algumas paixões do passado marcarão a sua vida pra sempre, de repente surge aquela louca saudade que rasga a sua alma e você pensa que pode voltar no tempo e reviver aquele momento, puro engano, pois você mudou junto com o tempo, do outro lado aconteceu a mesma coisa. Geralmente essas peças do quebra-cabeças do amor que ficaram perdidas nas sarjetas do orgulho, da indiferença e do desentendimento, nunca mais encaixem como antes, pois as peças são diferentes. Por isso tantas pessoas se arrebentam por dentro, por apostar tudo num relacionamento que já tinha fracassado tentando fazer respiração boca a boca naquele (a) que já morreu. Talvez essa teimosa saudade não seja nada mais do que os restos das ilusões que ecoam na alma, ou seja, sentir que ainda existe o que não existe mais...


AS DUAS POSSIBILIDADES PARA O PASSADO

Vamos supor que o seu passado foi bom, a reconstrução de um passado bom produz um efeito de reciprocidade, a sua potência de vida vai oscilar pra cima por rememorar aquilo, isso podemos chamar de nostalgia, aquele pensamento do passado que o deixou alegre, esse gesto é conhecido como uma estratégia de fugir do momento que está acontecendo naquela hora. Você foge do mundo como ele é através de uma fuga mental e se refugia no passado que lhe foi generoso e lhe deixou feliz. Quando você retoma um passado ruim conhecido como sentimento de culpa falando: eu deveria ter feito diferente, como fui entrar nessa enrascada e começa a lamentação. Os dois momentos não seriam bons para você.

3 TIPOS DE VIDA X 3 TIPOS DE AMORES
O primeiro tipo de vida é a pública. O segundo é a privada e o terceiro a vida secreta onde você guarda as coisas que nunca contará pra ninguém.
O primeiro tipo de amor é o amor impossível ou platônico, o segundo é o amor da sua vida e o terceiro é o amor próprio. Você sempre enterra o seu amor próprio quando continua mandando mensagens pra aquela pessoa que já visualizou as suas 10 mensagens e nunca lhe respondeu. Nesse momento a pessoa deve ascender uma vela homenageando a sua falta de amor próprio e orgulho pessoal.

PENSAMENTO DO DIA

Às vezes para continuar não basta somente virar as páginas, às vezes precisamos rasgá-las.

A MINHA CANETA ANOTOU

O abraço para o Pablo Correia e toda equipe da loja Mimo's presentes da rodoviária. As constantes ofertas na farmácia do Marquinho em todos os medicamentos onde a qualidade é comprovada. Os bons preços da Rede Lar de supermercados comandada pela dona Olinda, Silo, Rogério, Rosilene e o Carlos. Os bons e deliciosos produtos da Erva mate Becker na BR 277 na vila Becker. A simpatia do casal Fátima e Ildo Guerra da Movelar  I e II, representantes exclusivos da Rede Tok Lar. A última geração em tecnologia com a qual conta o laboratório Modelo da família Pavan para realizar os seus exames de análises clínicas. Confira em frente ao hospital São Lucas. Méritos da Salete e o bioquímico Toninho Pavan. O bom atendimento do Luciano Polônio e da sua esposa Vanessa proprietários da Microlan informática, além da sua boa equipe. O profissionalismo da Neusa da Cirandinha modas. O abraço ao Edson e dona Lenir do supermercado Marechal que prestigiam este espaço.


 

Observatório

NUNCA PASSE VONTADE

Nunca espere o domingo, seu aniversário, o Natal nem o Ano Novo para realizar os seus desejos. Se quiser comer churrasco numa segunda-feira, realize a sua vontade e não espere datas especiais que talvez nunca cheguem. O futuro é um tempo fictício que só existe na sua imaginação.

CERTO E ERRADO

Não acredito no certo ou errado, não existem pessoas boas ou más, dentro de cada uma tem um pouco de luz e um pouco de trevas, o homem é o resultado dessa mistura. Acredito sim que o ser humano muda constantemente todos os dias, pois o que acreditamos ontem, já não acreditamos mais hoje, ou seja, os conceitos mudam. Tudo muda o tempo inteiro, a todo instante chega algo novo, notícia nova, aí o que era padrão, cai por terra, pois chegou outra teoria que comprova isso. Um paradigma é quebrado por outro paradigma até que este seja quebrado também por outro paradigma num movimento circular infinito.

O QUE É A FELICIDADE

Felicidade = a realidade menos expectativas. Felicidade é uma vibração intensa e exuberante, mas ela não é contínua nem muito menos permanente. A felicidade consiste em episódios em que você sente que a vida te leva ao máximo. Uma vida feliz não é uma vida livre de tristezas, a felicidade vem do essencial: amizade, lealdade, sexualidade, religiosidade e fraternidade. Nunca confunda essencial com fundamental, dinheiro é fundamental, mas não essencial, sem ele você terá problemas, mas só com ele você nunca atingirá a felicidade. As melhores coisas da vida não se compram com dinheiro como: a aceitação, a amizade, a saúde e o amor. 

MEDO

Sinto muito medo e ansiedade quando começa as férias, pois tudo que começa uma hora termina. O bom é a espera, quando falta uma semana, cinco dias, quatro, três, dois...

A MINHA CANETA ANOTOU

 O bom atendimento de todo o pessoal da Comercial Virmond oferecendo materiais de construção, pisos e acabamentos sempre com desconto. Os bons preços e as ofertas diárias da farmácia do Marquinho onde a qualidade é comprovada, além das ótimas ofertas em todos os medicamentos.  Os preços imbatíveis da Rede Lar de supermercados da família Cruchinski. Análises clínicas de extrema qualidade é no laboratório Modelo da família Pavan. A tecnologia usada é de alto padrão sempre oferecendo novidades e parabenizo mais uma vez a Salete Pavan e o bioquímico Toninho Pavan pela clínica totalmente remodelada, ficou muito lindo e aconchegante, além do ótimo atendimento. O bom atendimento do casal Luciano Polônio e esposa Vanessa da Microlan informática oferecendo tudo em peças e acessórios para o seu computador. Erva mate de qualidade é erva mate Becker com seus produtos de sabor inconfundível. A simpatia e o bom atendimento da Lenir e do Edson do supermercado Marechal. Abraços à Neusa e ao pessoal da Cirandinha moda e floricultura.

Observatório

O “BOM VELHINHO” NÃO VIRÁ PARA TODOS

Mais um ano que chega ao final e junto vem mais um Natal, como de praxe, tudo a mesma coisa, musiquinhas com sinos, luzes, abraços, chegadas e muita “alegria”, para outras, muita angústia, um sentimento paradoxal, que muitas pessoas não entendem, pois o significado natalino ligado ao nascimento de Jesus, traz somente sentimentos solidários renovando a esperança dos menos favorecidos, pelo menos naquele dia de efêmera alegria. 

LUCRANDO ALTO

O capitalismo faminto em lucros babilônicos, conseguiram dissociar o Natal do seu fundamental objetivo que é a união fraterna entre todas as pessoas, para disfarçadamente através do interesse midiático, estimular a distinção social promovida pelo consumo louco comprando tudo que se  enxerga pela frente, ou seja, o presente torna-se obrigatório numa comercialização fútil dos sentimentos, chegando muitas vezes a constranger os pais e fazendo cair por terra a fantasia de  muitas crianças que não ganham nada naquele dia. 

MÍDIA E PUBLICIDADE

As poderosas artimanhas  ligadas à publicidade  são muito eficazes em atrelar o bem material ao sentimento emocional, o consumismo que traz aquela felicidade fugaz que morre facilmente, gerando o tão famoso vácuo existencial. Quantos operários são explorados nesses dias nas grandes indústrias para que a produção das mercadorias tripliquem para poder contentar a demanda do mercado. Quantas atendentes quase morrem de cansaço para trabalharem dobrados, muitas vezes sem um ganho extra sequer? Quantos animais são abatidos a mais somente para que as pessoas abastadas possam encher as suas mesas e saciarem os seus desejos ligados à gula quebrando todo equilíbrio sustentável?

UM NATAL DIFERENTE

Você  poderia inventar um Natal diferente, pensando um pouco mais e comprando bem menos, perdendo menos tempos em lojas e shoppings passando mais tempo na companhia dos seus entes queridos conversando sobre as coisas boas da vida. O Papai Noel nunca virá para todos trazendo os presentes dos sonhos. O natal deveria sim trazer reflexões de uma vida melhor com menos tristezas desatrelada dos bens materiais deixando a alma mais evoluída e o coração direcionado aos reais valores da vida contrariando os interesses de um mundo tão interesseiro e ganancioso.

PENSAMENTO DO DIA

O teu nível mais elevado de ignorância é quando não aceitas em conhecer algo novo que você não sabe nada, mas finge que sabe.

A MINHA CANETA ANOTOU

A rádio Campo Aberto toda remodelada já funcionando em FM 94.1. Ficou muito linda e moderna, parabéns à diretoria e proprietário. A simpatia de todo o pessoal da Cirandinha modas. Os bons e deliciosos produtos da erva mate Becker em todos os seus produtos de chimarrão e tereré além de madeiras beneficiadas.  Os bons preços na farmácia do Marquinho onde a qualidade é comprovada com preços especiais para aposentados também contando com a farmácia popular. A liderança da comercial Virmond na área de construção, pisos e acabamentos. O bom atendimento da família Guerra na Movelar I e II, além das boas ofertas em eletrodomésticos. . As boas ofertas da Rede Lar de supermercados da família Cruchinski. Prodiutos de informática em geral é na Microlan informática do Luciano Polônio e a sua esposa Vanessa. A Microlan informática conta com ótimos profissionais para consertar o seu computador. Análises clínicas de qualidade com tecnologia de ponta é no laboratório Modelo da família Pavan em frente ao hospital São Lucas.

 

 

Observatório

COBIÇA E INVEJA

Cobiça é querer ter o que o outro tem. Inveja é ter raiva do que o outro tem e não querer que ele tenha, ou seja, tudo que vejo e noto no outro é o que me falta. Isso dói muito na minha alma, pois eu não possuo aquela qualidade. Então por que ele possui e eu não?

O BEM E O MAL

O bem e o mal são conceitos humanos, muitos dizem que o mal é a ausência do bem assim como o frio é a ausência de calor, nunca confunda Física com Metafísica. O que realmente acontece é uma indiferença, a pessoa simplesmente ignora o bem e o mal. A maioria dos nossos atos não são nem bons nem maus e sim neutros como: dormir, brincar, jogar bola, comer, passear, namorar, telefonar pra alguém, tomar chimarrão, assistir televisão...

PRÊMIO OU CONDENAÇÃO

A vida é tão interessante, cheia de mistérios, de sabores, de complexidade que temos que ir descobrindo aos poucos. Por isso não podemos reduzir os nossos ideais atrelados somente ao bem e ao mal  -conceitos metafísicos que a razão nunca conseguirá desvendar-, pois você perderá o real sabor das coisas de um mundo tão contingente. Se você é bonzinho vai pra lá, se for mauzinho fica pra lá, esse pensamento dual do cérebro binário pode lhe escravizar o resto da vida.

LOUCURA

Muitas vezes criticamos ou sentimos dó de uma pessoa louca, pois nos achamos normais, porém nunca cometa essa loucura de se tornar normal, pois muitas pessoas que pensam viver dentro de uma normalidade absoluta neste mundo, vivem na total escuridão da incerteza julgando o seu semelhante ou talvez, matando mutuamente por causa de religião, política ou construindo armas químicas letais que servem para destruir o planeta, talvez aqueles que nós achamos serem loucos, nunca cometeram essa loucura.

RESPEITAR A OPINIÃO ALHEIA

Ainda não perdi a esperança de abrir o face um dia e ver que não existem mais brigas banais com indiretas por causa de intrigas, fofocas e rixas por causa de política e religião. Que legal seria simpatizantes de esquerda e direita, católicos, evangélicos e muçulmanos respeitarem mutuamente as suas opiniões, pois esses impasses não levam pra lugar algum além de desfazer antigas amizade.

PENSAMENTO DO DIA

Ninguém pode opinar sobre o que não viveu.                                                                                    

A MINHA CANETA ANOTOU

O bom atendimento do casal Luciano Polônio e a sua esposa Vanessa, proprietários da Microlan informática. As ofertas diárias na Movelar I e II da família Guerra tudo em eletrodomésticos. O bom atendimento do gerente Carlos Zukoswki e da Olinda da Rede Lar de supermercados, além dos bons preços. A liderança da Comercial Virmond na área de construções e tintas.  Os bons preços e ofertas da farmácia do Marquinho onde a qualidade é comprovada e tem convênio com a farmácia popular. Qualidade total em análises clínicas é no laboratório Modelo da família Pavan em frente ao hospital São Lucas. O laboratório conta com uma tecnologia de ponta para todo tipo de exames laboratoriais com uma equipe de grandes profissionais. Os bons e deliciosos produtos da erva mate Becker incluindo toda linha de tereré e chimarrão. O profissionalismo do pessoal da Cirandinha modas e floricultura. O bom atendimento no Cherpinski tintas e iluminação na Marechal Rondon.

Observatório

O ENTARDECER DA VIDA

Não tenho medo do que possa me acontecer no dia de amanhã, nem da morte, pois o futuro é um tempo que existe só no pensamento. Os meus piores medos sempre foram a doença e a velhice - se acaso ficar- mas aos poucos fui entendendo que a velhice talvez seja somente o sentimento profundo da perda irremediável do morrer de cada dia. Um dia todos nós iremos renascer de alguma forma, em alguma coisa ou talvez nós iremos misturar com as brumas do nada. A velhice é o preço que pagamos para continuarmos vivos.

NOSTALGIA

Muitas vezes você sente um vazio estranho na alma e vai para algum lugar bem distante, bem lindo, tentando fugir da solidão, de você mesmo, mas quando chega lá, deita na areia e olha pra imensidão do infinito, onde tudo é bonito e perfeito, você percebe que está mais sozinho ainda. Nesse momento você quer continuar fugindo, procurando por algum lugar que lhe cause algum tipo de alívio, mas não sabe mais pra onde ir, pois o problema não está no lugar e sim em você.

O MEDO NOSSO DE CADA DIA

O pior inimigo do homem é o medo. Temos medo da dor, do escuro, de perder o grande amor, de não passar no vestibular, de não se formar, de não arrumar emprego, de perder o emprego, do futuro, da velhice, da doença e o pior de todos os medos: a morte, mas por causa desse medo corremos atrás das coisas.

SOFRIMENTO E PRAZER

Nunca me esqueci de uma propaganda que vi na TV no Paraguai quando era adolescente. Um homem barbudo tipo ator de bang-bang, perdido no meio do deserto, suado secando o suor da testa com um pano branco poeirento. Na outra mão carregava uma maleta de couro, ele caminhava exausto quase caindo sob o sol escaldante, quando de repente avistou um bar no meio de deserto. Lá chegou morrendo de sede e foi pedindo um pacote de batatinhas salgadas bem secas, por um momento pensei que se tratava de um louco, comeu as batatinhas e continuou secando o suor, nesse momento colocou a maleta de couro na mesa e foi abrindo, lá dentro tinha uma Sprite de garrafinha tricando no meio do gelo, ele destampou a bebida e foi tomando aos goles que estufavam o seu pescoço. Era uma simples propaganda de refrigerante porém tinha uma mensagem muito interessante: quando a espera de alguma vontade ou meta for mais demorada e penosa, o prazer fica muito mais intenso.

A MINHA CANETA ANOTOU

O bom atendimento do casal Luciano Polônio e a sua esposa Vanessa, proprietários da Microlan informática. As ofertas diárias na Movelar I e II da família Guerra tudo em eletrodomésticos. O bom atendimento do gerente Carlos Zukoswki e da Olinda da Rede Lar de supermercados, além dos bons preços. A liderança da Comercial Virmond na área de construções e tintas.  Os bons preços e ofertas da farmácia do Marquinho onde a qualidade é comprovada.  Agradeço a jornalista Simone dos Santos e a sua mãe dona Divina que sempre prestigiam esta coluna. Qualidade total em análises clínicas é no laboratório Modelo da família Pavan em frente ao hospital São Lucas. O laboratório conta com uma tecnologia de ponta para todo tipo de exames laboratoriais com uma equipe de grandes profissionais. A alta qualidade em todos os produtos da Erva mate Becker para seu tereré e chimarrão. A dedicação no atendimento de todo o pessoal da Cirandinha modas e floricultura na rua XV no comando da empresária Neusa. O forte abraço ao meu grande amigo e artista  João Pio Andreetta que prestigia este espaço.

Observatório

Improbidade Administrativa é um ato ilegal praticado no âmbito da Administração Pública, quando um agente público age de forma desonesta e desleal no cumprimento das suas funções públicas.

A corrupção é um exemplo de improbidade administrativa, pois o agente público age de má fé e desonestidade com o objetivo de atingir um benefício próprio ou de terceiros.

A Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, conhecida como "Lei da Improbidade Administrativa (LIA)",  apresenta as sanções que os agentes públicos devem ser submetidos caso estejam envolvidos em atos de improbidade.

Os atos ilícitos de improbidade são classificados como pertencentes a conduta de natureza cível, e segundo o artigo 5º desta lei, caso seja provado o ato ilícito do agente, este deverá ressarcir na totalidade todos os dados que provocou. 

 Foi assim que a 4ª Turma do TRT-PR manteve a justa causa aplicada pela COPEL Distribuição S/A a um empregado público, que recebeu R$ 40,00 de um consumidor pela reativação de uma conexão ilegal de energia elétrica, popularmente conhecida como "gato". Os desembargadores entenderam que a conduta do eletrotécnico implica enriquecimento ilícito, configurando falta grave cometida pelo trabalhador. Os magistrados confirmaram a decisão proferida pelo juiz Roberto Joaquim de Souza, da 8ª Vara do Trabalho de Londrina. Cabe recurso da decisão.

O empregado público, que exercia função de técnico eletrônico desde junho de 1998, foi dispensado em agosto de 2014, após instauração de Procedimento Administrativo Sumário (PAS). De acordo com denúncia apresentada à Copel, o trabalhador aceitou o dinheiro oferecido por uma cliente após inspecionar um restaurante e constatar a existência de uma ligação clandestina de energia elétrica. Em depoimento, o empregado declarou que, mesmo sabendo que a conexão era irregular, reativou a unidade consumidora após insistência da proprietária do estabelecimento.

A relatora do acórdão, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, explicou que, apesar do valor diminuto recebido pelo trabalhador (R$ 40,00), a ação implica enriquecimento ilícito. Na decisão, a magistrada observou que o artigo 9º da Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992) proíbe que empregados públicos recebam remuneração por qualquer serviço prestado.

"Não é o montante recebido pelo trabalhador em si que representa a violação ao direito, mas sim a ofensa à probidade havida na relação laboral, ainda agravada pela condição de empregado público do reclamante. Em síntese, o empregador não está a resguardar apenas o aspecto patrimonial do ato praticado pelo empregado público, mas principalmente a moral administrativa (art. 37, caput da Constituição Federal) a que se submete a sociedade de economia mista", esclareceu a relatora, que considerou presentes a ofensividade da conduta do trabalhador e a expressividade da lesão jurídica.

Observatório

A FELICIDADE E A INFELICIDADE
A vontade é a essência da vida, da condição humana e sempre queremos satisfazê-la. Assim sendo nós seres guiados pela vontade podemos dizer o seguinte: a satisfação da vontade é como a esmola que damos para o mendigo, ele é satisfeito naquele momento, ele sobrevive mais um dia, mas aquela esmola nunca o tirará da sua condição de mendigo, foi só um calmante passageiro. Assim é a felicidade para o ser humano, satisfazemos as nossas vontades, porém nunca seremos plenamente satisfeitos, pois os problemas e os momentos tristes e infelizes sempre voltarão para atormentar a essência do homem.

AMOR ETERNO
Geralmente os relacionamentos amorosos funcionam muito bem e são extremamente românticos, até que um dos dois começa a contrariar a vontade do outro, é o momento que quebra o espelho do amor narcísico, ou seja, um decepciona o outro por não querer mais fazer o seu jogo, a falsa ilusão criada da imagem da outra pessoa desaparece. Nesse momento tudo vai por água abaixo, o "relacionamento egoístico" termina e começa a procura eterna pelo parceiro (a) perfeito que nunca será encontrado. Relacionamentos que duram por muito tempo, geralmente são frutos de muita doação mútua muitas vezes desistindo do orgulho próprio que visa somente o bem estar individual unilateral.

A DOR DE EXISTIR ...
Queremos a felicidade como uma realidade total da vida humana, e esse é um dos fatores que nos causa a infelicidade. A infelicidade vem da busca incessante de uma vida sem sofrimentos, porém a realidade em si não é só alegria. O sofrimento caminha de mãos dadas com a nossa existência e aceitar é uma maneira de não adoecer por existir. Não há como fugir da dor e isso implica em encarar a dor. Isso não é ser pessimista e sim realista.

NAVEGAR É PRECISO
A finalidade do navio é navegar, do avião é voar e se tudo tem finalidade no Universo, qual é a finalidade da vida humana? Ganhar dinheiro e sentir prazer para alcançar a felicidade? O dinheiro não vale nada por si só, o prazer também, pois todas as pessoas esperam conseguir alguma coisa com esse dinheiro e esse prazer, ou seja, a felicidade seria o resultado final e a única coisa que tem significado em si mesma e que todos procuram com as outras coisas, mas, a felicidade também não é nada sozinha por ser "soberana" e para alcançar esse patamar precisa dos outros "servos" como dinheiro e os prazeres para que lhe sirvam e chegar ao seu lugar. Por isso o dinheiro não traz a felicidade por ser um meio e não um fim, assim como todos os prazeres são passageiros numa eterna roda que nunca contenta o homem. A felicidade é um contentamento curto da alma, uma efêmera ilusão quando os teus objetivos combinam e correspondem as tuas realizações.


A MINHA CANETA ANOTOU

O bom atendimento e o profissionalismo da Neusa e de todas as atendentes da Cirandinha modas e floricultura, na rua XV de Novembro. Os bons preços da Movelar I e II da família Guerra, tudo em eletromóveis. As boas ofertas da Comercial Virmond na área de materiais de construção. A liderança na área farmacêutica do Marquinho com a sua farmácia indo de vento em popa e com os preços lá embaixo. O abraço ao simpático casal Iracema e Frido Ruths. As boas ofertas semanais na Rede Lar de supermercados. Laboratório de análises clínicas Modelo sempre cuidando com muita qualidade da sua saúde com os mais modernos equipamentos. Méritos da Salete e o bioquímico Toninho Pavan, assim como de toda a equipe. Erva de qualidade para seu chimarrão e tereré você encontra nos produtos da erva mate Becker. O melhor da área da informática você encontra na Microlan informática do Luciano Polônio e da esposa Vanessa.
 

Observatório

DESEJOS X FOCO

Um jovem aprendiz perguntou ao seu Mestre qual era o grande segredo da vida para atingir os desejos. O Mestre levou o jovem aprendiz até um lago e pediu para ele olhar seu reflexo na água. Enquanto o jovem olhava seu reflexo, o Mestre afundou a cabeça dele. O jovem se debatia querendo voltar à superfície, mas o Mestre continuava segurando sua cabeça. Até que uma hora, o Mestre puxou-o de volta e disse: “O grande segredo da vida é desejar algo com a mesma intensidade que você desejou voltar a respirar.”

SÓCRATES E A MORTE

Um pouco antes de morrer, quando se estava preparando para beber o veneno mortal que lhe foi imposto por condenação, um discípulo perguntou - lhe a Sócrates: mestre, não tens medo da morte? Sócrates respondeu: como é que vou ter medo de algo que não conheço? Só depois saberei. Existem duas possibilidades após minha morte. Primeiro: com a morte tudo pode terminar, nada sobrará de mim e no segundo caso, se após a morte do meu corpo a minha alma continuar viva, completando seu ciclo de evolução de uma outra maneira, não tem sentido o medo, pois continuarei vivo numa outra dimensão. Então, em ambos os casos é ridículo ficar com medo, pois nas duas alternativas a morte é irrelevante.

DIFERENÇA ENTRE UM PROFESSOR E UM MESTRE

O professor é aquele que cobra, aquele que obriga o aluno a levar o conhecimento sobre seus ombros, muitas vezes de forma coercitiva obrigando-o a pensar como ele, o mestre é aquele que está lá esperando que o aluno vá ao seu encontro sem exigir nada. Não existe provas para o mestre, pois, nessa vida tão contingente as provas não são possíveis, pois a inteligência não pode ser examinada, não pode haver um papel escrito para julgá-la, talvez por isso as instituições de ensino continuem produzindo pessoas mecânicas e frias como se fossem robôs e enciclopédias ambulantes cheias de conhecimento, mas vazias de sabedoria.

O CONHECIMENTO NÃO SE MEDE

Um professor pode julgar a memória ou a capacidade de recordar algo através da memória, mas nunca poderá julgar a capacidade do saber do aluno. Um mestre não aplica provas, entras na sala dele para aprender participar, debater e dialogar livremente, você é convidado ao vasto e ao infinito. Com um professor você terá que aprender, com um mestre você terá que desaprender para começar tudo de novo. A aprendizagem está na desconstrução e não no oposto. O conhecimento é uma gota, o desconhecimento o mar. Como educador nunca fui fã de aplicar provas rígidas provocado o terror aos alunos, sempre fui a favor de ensinar em salas de aulas com o máximo de empenho sempre tentando melhorar as metodologias para que o aluno compreenda e não simplesmente entenda. Provas são consequências do que você plantou, se o plantio for deficiente, a colheita também será.

A MINHA CANETA ANOTOU

O bom atendimento e os bons preços na Movelar I e II da família Guerra. A liderança do Marquinho na área farmacêutica com qualidade comprovada e concede preços especiais para aposentados. As ofertas diárias na rede Lar de supermercados. A liderança na Comercial Virmond na área de material de construção e tintas. Os bons e deliciosos produtos da erva mate Becker em todas as linhas de erva para chimarrão e tereré. A última geração em tecnologia com a qual conta o laboratório Modelo da família Pavan para realizar os seus exames de análises clínicas. Confira em frente ao hospital São Lucas. Méritos da Salete e o bioquímico Toninho Pavan. O bom atendimento do Luciano Polônio e da sua esposa Vanessa proprietários da Microlan informática, além da sua boa equipe. O abraço para os vereadores (as) da Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul.

Observatório

A RAIZ DE TODA INFELICIDADE

O maior problema: a nossa mente não estar em sintonia com a gente, ou seja, a mente está perdida no passado ou no futuro se lamentando por coisas passadas ou ansiando coisas que ainda estão por vir e você não consegue estar presente no aqui e agora. A mente adora  a idéia de voltar ao passado normalmente em forma de lamentos, aconteceu algo no passado que não foi legal ou alguma coisa que queria muito fazer e não conseguiu. Você reclama sem parar, re-clamar é clamar de novo por algo negativo e você reabre as feridas, sofre de novo através das emoções e sentimentos que se manifestam novamente. Você estava aqui agora, estava tudo bem contigo, sozinho em casa, tranqüilo, de repente a sua mente vai lá ao passado e vive aquela experiência ruim de novo te levando no fundo do poço se perdendo no passado por aquelas coisas que deveria ter feito diferente, mas não as fez. Nesse momento você faz um exercício mental maluco se questionando: e se tivesse feito daquela outra forma, isso de nada adiantará porque aquele fato já aconteceu, já foi, esqueça.

O TÚNEL DO TEMPO

A nossa mente também adora fazer outra coisa que é ir para o futuro.  A premissa básica é o seguinte: agora não está bem, agora não estou feliz, e para ser feliz eu preciso de tal, tal e tal coisa. Eu preciso que aquela pessoa faça aquilo,  isso chama-se  de “felicidade condicionada”, pois você está estabelecendo condições para a sua felicidade, esse erro a gente comete sem parar, o tempo todo, ou seja, você nunca está completo, para eu me completar preciso daquela casa, daquele emprego, daquele carro, daquela pessoa, quero ter esse corpo, esse celular e principalmente fixar parâmetros idiotas de como as pessoas devem se comportar em relação a você, isso nunca vai acontecer porque cada ser humano tem uma forma peculiar de ser e não vai mudar por causa de você. Isso se transformará na maior desgraça da vida humana, na maior loucura porque essas coisas estão no futuro por isso são absolutamente incertas e mesmo que você consiga todas essas coisas não vão mudar nada se você não mudar o seu estado de consciência.

ACEITE A SUA REALIDADE

            Se você não controlar a sua relação com o tempo e viver o seu presente à plenitude, o aqui e agora, com certeza ficará doente e nunca atingirá a tão almejada felicidade. A pessoa não se comportará como você quer, ela não é um objeto, cada uma tem a sua própria realidade, quero que determinada pessoa se comporte de tal maneira, quero que o meu filho seja bonzinho, que o meu namorado seja romântico e cavalheiro que a minha esposa seja sempre compreensiva e meiga, pronto, isso é a melhor receita para a infelicidade. Viva o seu interior e entre em harmonia com a realidade e largue mão de dizer: eu queria que fosse assim, você deve se adaptar à realidade e não contrário. Não leve as fantasias a serio, não esqueça que você é um simples mortal com todas as suas limitações e nunca diga: não queria isso pra mim, pois aí você estará condenado ao sofrimento sem fim por não aceitar a sua realidade e projetar demais o seu futuro em listas intermináveis.

A MINHA CANETA ANOTOU

Parabenizo a dupla Toni & Vando, assim como a cantora Elô Santi de Rio Bonito de Iguaçu que foram vencedores em suas categorias no VIII Canta Rio, a decisão dos jurados foi muito acertada, pois as suas interpretações foram impecáveis. Os bons produtos e os preços especiais da Movelar I e II da família Guerra. As boas ofertas da Comercial Virmond em materiais de construção e acabamentos. O bom atendimento e os bons preços na farmácia do Marquinho onde a qualidade é comprovada. A liderança da famíla Cruchinski na área de supermercados-Rede Lar-. Qualidade total em análises clínicas você encontra no laboratório Modelo da família Pavan comandado pela Salete e pelo bioquímico Toninho Pavan. O bom atendimento na Microlan informática onde tem os melhores artigos para informática. Os bons e deliciosos produtos da erva mate Bécker em todas as suas linhas de tereré e chimarrão.