Observatório - Victor Rivas
Observatório

FÃS DA PSICANÁLISE

A seguir abordarei duas coisas muito importantes na vida do ser humano. A emoção e a razão. Quando falamos em definir algo mecânico como certo ou errado, esquerda ou direita, usamos a razão. Agora quando pensamos em algo que nos agrada ou desagrade, feio ou bonito, estamos falando da emoção. Para entender melhor como funciona a emoção usarei uma analogia a seguir. Imagine um cavalo que gosta de andar solto e livre, ele representa a emoção e uma carroça que representa a razão que tem o papel de comandar o cavalo através do carroceiro.

EMOÇÃO

A emoção é tempestiva e ilógica, ou seja, o animal é movida somente pela emoção. Ele sai a galope seguindo somente a sua impetuosidade inata, quando o ser humano decide seguir a voz do coração está fazendo a mesma coisa, você segue algo que gosta muito e nessa vontade louca você muitas vezes se arrebenta, quebra a cara.

RAZÃO

Agora imagine uma carroça, essa carroça representa a razão, lembra aquele dia que você não consegue dar um passo pra frente, que você sente aquele peso, essa é a carroça da sua vida. Pesado, estacado, você não consegue se movimentar de tanto raciocinar, a sua carroça está cheia de razão, tão pesada que o cavalo mal consegue andar, porém, ele tem um objetivo para alcançar, ele sabe onde quer ir, já traçou suas metas e objetivos e pra lá que ele tem que se dirigir, mas não consegue, pois é freado pela carroça., ou seja pela razão.

O EGO

Nesse momento entra um elemento chamado “Ego”, é aquele carroceiro que vai comandar o seu modo de agir. É ele que direciona as suas atitudes e decisões, aquela voz interna que lhe dirá que deve continuar pra frente, pois se ficar parado seria pior. Muitas vezes você sairá da estrada descontrolado, porém, o importante é que você volte, não pare no meio do caminho assim um dia alcançará os seus sonhos tão almejados. O controle da sua razão e da emoção é seu, tente equilibrá-las. E você, como tem trilhado o seu caminho? É mais razão ou emoção?

PENSAMENTO DO DIA

As vezes pra continuar, não basta apenas virar a página, é preciso rasgá-las.

A MINHA CANETA ANOTOU

O abraço para o Pablo Correia e toda equipe da loja Mimo´s presentes da rodoviária. As constantes ofertas na farmácia do Marquinho em todos os medicamentos onde a qualidade é comprovada. Os bons preços da Rede Lar de supermercados comandada pela dona Olinda, Silo, Rogério, Rosilene e o Carlos. Os bons e deliciosos produtos da Erva mate Becker na BR 277 na vila Becker. A simpatia do casal Fátima e Ildo Guerra da Movelar I e II, representantes exclusivos da Rede Tok Lar. A última geração em tecnologia com a qual conta o laboratório Modelo da família Pavan para realizar os seus exames de análises clínicas. Confira em frente ao hospital São Lucas. Méritos da Salete e o bioquímico Toninho Pavan. O bom atendimento do Luciano Polônio e da sua esposa Vanessa proprietários da Microlan informática, além da sua boa equipe. O abraço para minha amiga dona Terezinha Gurtat da empresa Princesa dos Campos que prestigia este espaço.