Poucas e Boas - Henrique Romanini
Poucas & Boas

Mais Escola

O prefeito Berto Silva inaugurou ontem mais uma escola em Laranjeiras. A obra foi entregue na gestão passada, no entanto não ficou pronta. Faltava o mobiliário e alguns equipamentos, além disso, foram feitas algumas alterações na estrutura do prédio. Moradores do bairro aprovaram a obra. O prefeito está de parabéns por mais esta obra, eu tenho dois filhos estudando aqui e sei como está sendo bom, eles estudarem a duas quadras da nossa casa, afirmou Valmor dos Santos.

Carnaval

Mesmo faltando mais de um ano para o próximo pleito, há muita especulação em torno das eleições municipais. Muitos pretendentes a uma cadeira no executivo estão articulando a candidaturas em vários municípios da região. E Marquinho,  por exemplo, o amigo Everton Vaz, o Carnaval, me garantiu que está transferindo o título para a sua terra natal, deixando entender que pretende articular uma candidatura.

Terreno fértil

Em Nova Laranjeiras também existem pretendentes ao cargo maior. O prefeito Lineu Gomes, não será candidato. Um nome que tem forças no grupo que apoia Lineu é do Theodor Badotti, que atualmente reside em Curitiba, mas pessoas próximas garante que ele não quer. Quem me garantiu que  pretende se candidatar é o atual presidente da Câmara, Cleciandro Veronese. Com lideranças importantes inelegíveis, o quadro em Nova está aberto, tem muita água pra rolar.

Sete

Para garantir atendimento emergencial inicial a todas as crianças enfermas ou vítimas de pequenos acidentes em creches da rede municipal, o vereador Valmir Trindade-Sete, entregou kits de primeiros socorros a todos os CMEIs de Laranjeiras do Sul. A iniciativa da Secretaria de Saúde foi uma recomendação do vereador Sete por meio da indicação 250/2018, apresentada na Câmara. Pelas beiradas, Sete vai construindo caminhos para a reeleição. É isso aí parceiro!

Boa bandeira

O senador Álvaro Dias recebeu esta semana da Federação para a Paz Universal, o título de 'Embaixador da Paz". De acordo com os organizadores, o senador foi agraciado por ser "um defensor árduo do combate à corrupção e das lutas que interessam a sociedade brasileira.

Perdulária

Cassada há quase três anos, a ex-presidente Dilma Rousseff apresentou uma fatura de mais de meio milhão de reais em 2018 ao Palácio do Planalto. O dinheiro pagou viagens de assessores mantidos à sua disposição pelo governo. A petista gastou mais do que a soma de despesas dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva - que também têm direito ao benefício.

Poucas & Boas

Está de volta

Quem está transferindo o título eleitoral para Laranjeiras do Sul, com intenção de reingressar na política local é o advogado Clécio Menegotto. Laranjeirense, Clécio passou 25 anos fora de sua cidade natal. Advogado nas áreas trabalhista e administrativa, ele também atuou na administração pública, ocupando o cargo de secretário de administração do município de Francisco Beltrão. Hábil na política partidária (foi fundador do PSB local em 1.992 e atualmente, até transferir-se para Laranjeiras, ocupa a primeira vice-presidência do MDB de Francisco Beltrão), Clécio Menegotto acumula experiência profissional e política suficiente para ser ator importante nas próximas eleições municipais. Pesa contra ele (ou a favor), o fato de estar afastado há muito tempo dos bastidores da política local.

Outros nomes

Outros nomes também despontam como possíveis candidatos ao próximo pleito em Laranjeiras do Sul. Nos bastidores político quando o assunto é eleição municipal, surgem especulações em torno do nome do empresário e radialista Celso Junior, dos empresários Clair Bortoluzzi (Kiko) e João Klossoski e do vereador Anderson. Como diria o crupiê: senhores façam suas apostas, vamos girar a roleta.

Haikai Laranjeiras

Vai aqui os parabéns para o casal responsável pelo Haikai Delivery de Laranjeiras do Sul, pela qualidade do shushi que prepara. Como admirador da gastronomia japonesa, sempre que viajo procuro um local que sirva essa especiaria e posso garantir que o Haikai está servindo um dos melhores sushis que já provei. Inigualável no frescor, no sabor e na textura. Sensacional!

Em alta

O nome da secretária de Assuntos Comunitários de Porto Barreiro, Solange Vargas, tem sido lembrado, sempre que se fala em política porto-barreirense. De acordo com pessoas próximas a ela, Solange não cogita se candidatar à prefeitura de Porto Barreiro, mas de acordo com consultas realizadas junto ao eleitorado, o conceito da secretária é um dos melhores e dependendo do grupo que apoia a atual administração é nome certo para o pleito de 2020.

Novidade no ar

Laranjeiras como afirmei na semana passada está vivendo um momento ímpar no esporte e a Educadora FM/TV Operário, tem aproveitado bem a atual conjuntura explorando através das transmissões em tempo real no Facebook e Youtube um mercado que até então não existia em Laranjeiras. Para se ter uma ideia, na transmissão do jogo entre Operário e Catanduvas, foram mais de 58 mil pessoas alcançadas, 16 mil visualizações e quase 6 mil envolvimentos. E vale destacar o profissionalismo da equipe e a qualidade das transmissões.

Poucas & Boas

Retorna

O Vereador Valmir Silveira, de Cantagalo, foi condenado a 11 anos e 3 meses de reclusão, pagamento de multa (de 61,3 salários mínimos vigentes na época do crime) e perda da função pública. O vereador também teve decretada a prisão preventiva.  A decisão decorre de denúncia por peculato, devido ao recebimento irregular de diárias entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2015. Em razão disso, Ciro Abreu ocupou esta semana a vaga de Silveira.

Um nome novo

O clima político começa a esquentar em Rio Bonito do Iguaçu e o número de pretendentes ao cargo de chefe do executivo ganha mais um. Além do prefeito atual que é candidato natural ao cargo e do eterno candidato Rildo Safraider, quem lança o nome como possível pretendente ao pleito é o ex-secretário da atual administração Claudinei Oliboni. Político habilidoso e com nome conceituado, principalmente nos assentamentos, Oliboni já alinhava alianças e se projeta para 2020 pleitear a prefeitura de Rio Bonito.

Será?

Ainda sobre as eleições de 2020, em Laranjeiras do Sul a situação está no vamos ver. A oposição, por enquanto não tem nenhum nome de destaque e na situação as possibilidades são inúmeras. Boatos dão conta de que o prefeito Berto Silva assume uma secretaria no governo Ratinho Júnior e não se candidate à reeleição. Caso isso ocorra, quatro nomes poderão pleitear o cargo. Entre eles, o da primeira dama Elisa Gemeli Silva é o mais cotado, mas ainda tem o vice Scarpari e os secretários Deoclécio Denez e Celso Azevedo. No entanto, são especulações em rodas de conversas entre estudiosos da política local. Tem muita água pra rolar.

E agora?

E a consulta prévia realizada na UFFS acabou em segundo turno. Três candidatos disputaram, no primeiro turno,  a vaga de diretor do Campus laranjeirense. Martinho Machado, Fábio Zaneratti e Katia Seganfredo. Os dois primeiros passaram para o segundo turno que será realizado no dia 29 de maio. De acordo  com acadêmicos, os dois aprovados para a próxima etapa do processo falam basicamente a mesma linguagem, quando o assunto é ideologia, se apresentam como centro-esquerda. No entanto, a escolha do reitor da UFFS, será decidida pelo governo federal, cuja identidade política, conhecida por todos, é de extrema direita. E agora José? Será que poderá haver alguma retaliação em relação ao Campus de Laranjeiras?

Intolerância no plural

Ainda falando de Universidades, o governo anunciou  bloqueio de 30% na verba para todas as universidades e institutos federais. Como diz o ditado: nada está tão ruim que não possa piorar. Ao comentar sobre as críticas em relação à medida, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, alfinetou no twitter: Para quem conhece Universidades Federais, perguntar sobre tolerância ou pluralidade aos reitores (ditos) de esquerda, faz tanto sentido quanto pedir sugestões sobre doces a diabéticos.

Poucas & Boas

Tchutchuca é a mãe!

O que era para ser um momento de esclarecimento de uma matéria importante e de interesse de milhões de brasileiros, a presença do ministro Paulo Guedes na CCJ da Câmara fomentou um bate boca entre situação e oposição. O deputado Zeca Dirceu, filho do presidiário e ex-ministro, José Dirceu, não perdeu a oportunidade de alfinetar Guedes, chamando-o de tchutchuca, isso foi suficiente para encerrar a participação do ministro, que saiu da audiência comendo marimbondos.

Em cima do muro

Continua gerando polêmica a instação do Colégio Militar em Laranjeiras do Sul. Esta semana alunos do Gildo, possível sede da nova instituição, realizaram um movimento de desagravo contra a instauração do ensino militar no Gildo. Procurado pelo Jornal Correio, o diretor do colégio não quis se manifestar a respeito do assunto, mas dizem que ele compactua com o movimento contrário à instalação.

É pouco

O ano nem bem começou, mas como o pleito de 2020 mexerá com a política regional, com a eleição de prefeitos e vereadores, a classe política já começa a sua dança de acasalamento. Pretensos candidatos ao executivo e legislativo exibem a plumagem, querendo um aparecer mais que o outro. Os 18 meses que faltam para o próximo pleito, parece uma eternidade para o eleitor, mas para quem almeja um lugarzinho no coração do eleitorado, esse tempo é curto, então é preciso excitar as plumas.

Por onde andas?

Por falar em eleição, por onde anda a oposição laranjeirense? Esta é uma pergunta que não quer calar. Faz tempo que a gente não ouve falar nada sobre ela. Se está se preparando para a disputa eleitoral do ano que vem, é por baixo dos panos. Mas como frisei no texto acima, 18 meses é pouco tempo para quem quer articular. E quem não é visto, não é lembrado. E não ser lembrado nas eleições é certeza de fiasco nas urnas.

Dito e feito

Moradores da av. Álvaro Natel de Camargo estão eufóricos com o asfalto. Depois de anos de reivindicação, a demanda foi atendida pelo prefeito Berto Silva, que cumpriu o que havia prometido em campanha. Palavra data, palavra cumprida.

Tudo de bom

As obras de pavimentação vão contemplar também as ruas transversais à Álvaro Natel de Camargo, e o bairro Panorama, um dos mais requisitados da cidade pela classe média, vai ganhando cara nova e ficando com um aspecto bem mais atraente. Como disse um morador: asfalto é tudo.

Poucas & Boas

Confirmada

O prefeito Berto Silva confirmou com o governador Ratinho Junior a implantação do Colégio Militar em Laranjeiras do Sul. Uma ótima notícia, pois a instituição goza de conceito ótimo diante do MEC e este prestígio certamente atrairá a atenção de toda a região. De acordo com informações oficiosas, serão cerca de mil vagas. O Colégio será implantado no Gildo ou no Érico.

Prosopopeia flácida

Nos sites e blogs de notícias da região observa-se muitos comentários de internautas sobre o Colégio Militar. Apesar da maioria aplaudir a iniciativa, algumas pessoas confundem o assunto.  A instituição que será implantada em Laranjeiras é da Polícia Militar do Paraná, não tem nada a ver com o Governo Federal, nada a ver com o regime ditatorial das décadas de 60 e 70. Digo isso, pois existe uma corrente que hoje relaciona a palavra militar com a Ditadura. As regras do colégio são rígidas, mas ninguém será obrigado a estudar nele, portanto qualquer conclusão doutrinária ou ideológica que se faça sobre a instituição é fake news.

Quem sabe na próxima?

Me perguntaram esta semana porque a Feira Ponta de Estoque não será realizada durante a Expoagro. Sinceramente não soube responder. Mas entrei em contato com a ACILS e a assessoria de imprensa me informou que a Sociedade Rural ofereceu espaço para que a promoção da Associação Comercial fosse realizada no Centro de Eventos. Como a Feira Ponta de Estoque reúne diversas empresas, foi realizada uma reunião e a maioria decidiu em promover o evento no local de costume. O que pesou na decisão, foi a distância e o período de três dias que acarretaria mais custos aos participantes.

Aprovado

O prefeito Neimar Granoski está satisfeito com o andamento do Programa Prefeitura na Comunidade. Recentemente em vídeo postado na página oficial de Virmond, no Facebook, Neimar demonstrou seu contentamento com os serviços e garantiu que os serviços de readequação de estradas no interior, devem alcançar todas as comunidades do município.

Parabéns prefeita

A Administração Municipal de Porto Barreiro foi bastante elogiada pelo coordenador geral do Paraná em Ação, Coronel Paulo Roberto Souza Silva, durante a realização dos serviços e atividades de cidadania disponibilizados para a população porto-barreirense, estou impressionado com a organização, o empenho e dinamismo dedicados no evento pela prefeita Marinez Crotti, os secretários e servidores municipais, estão todos de parabéns, enalteceu o Coronel em entrevista para a Educadora FM

Alexandre Garcia escreveu

O fato comprovado pela memória digital, onde tudo se grava, é que a mídia nacional resolveu participar da campanha eleitoral de 2018 tomando partido contra a candidatura de Bolsonaro e contra a maioria do público também. Perdeu as eleições, já que o eleitorado decidiu fazer exatamente, precisamente, o oposto do que os comunicadores queriam que fizesse. A esta altura, em vez de parar 1 pouco para perguntar se não havia nada a corrigir do roteiro seguido até ali, a imprensa dobrou a aposta. Ficou ainda mais brava do que já estava durante a campanha. Desde a eleição, trata o governo Bolsonaro como ilegítimo. Não há sinais de que nada disso vá mudar nos próximos 4 anos.’

Poucas & Boas

Austero

Assinei o projeto para acabar com a aposentadoria para governador. Não é justo os paranaenses pagarem mais essa conta. Além disso, em menos de 30 dias já devolvemos o jatinho que era de uso exclusivo do Governador, gerando R$ 4 milhões e meio de economia. Esse foi o post do governador em sua conta no Twitter. Enganou-se quem pensava que o rapaz fosse sair da linha depois de eleito.

Calado é um gênio

Mais uma vez quem mijou nas paia boa foi o ex-governador Roberto Requião, ao se referir ao grupo de Israel que veio auxiliar no resgate de vítimas em Brumadinho. Este grupo de 140 soldados e 16 toneladas de equipamentos, mais parece um grupo de assalto à Venezuela do que um grupo benvindo,  mas desnecessário de salvamento a Brumadinho, lascou ele no Twitter.

Retorno em paz

Na próxima segunda-feira (4) os vereadores laranjeirenses retomam o cotidiano parlamentar. A volta aos trabalhos deve ser em clima festivo, apesar das arestas criadas durante a eleição para a mesa diretora que assume este ano. Parece que as férias fez bem e segundo consta o clima deve ser de paz na condução do vereador Magrão, conhecido pela postura diplomática que conduz sua vida pública.

Em boas mãos

O ex-presidente da Sociedade Rural Centro-Oeste de Laranjeiras do Sul, Valter Rodak, vai assumir a chefia do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. Pecuarista, Rodak foi indicado pelo prefeito Berto Silva, que sabe da potencialidade dele e competência para dirigir o órgão. Sucesso ao amigo!

Prestígio

As chefias dos Núcleos da SEAB e SEED em Laranjeiras do Sul, demonstram o prestígio  que o prefeito Berto Silva tem com o atual governo. Em ambos os casos, Lídio e Valter, foram indicações do prefeito. Inclusive durante a campanha o nome do prefeito Berto Silva foi ventilado como um dos indicados à  uma secretaria de governo na gestão Ratinho Junior, o que ainda não está descartado, dizem alguns amigos próximos.

Boas relações

De acordo com o colunista Fabio Campana, parece que o namoro entre o novo secretário de Educação do Paraná e a APP Sindicato vai bem. Antes do início do ano letivo, algumas providências foram tomadas e os dois lados gostaram das novidades. Entre elas, uma alteração na carga horária dos diretores: os de escolas com menos de 100 alunos passarão a ter jornada de 30 horas (eram 20 horas); já os diretores à frente de escolas com mais de 100 alunos passarão a ter carga horária de 40 horas – melhora o salário. Pronto, problema resolvido!

Poucas & Boas

Acomodado

O Marcio Brunsfeld deixou a direção da 5ª Regional de Saúde em Guarapuava. O substituto ainda não foi anunciado. O órgão está sendo comandado interinamente por uma funcionária de carreira. Segundo informações, o secretário da Saúde Carlos Alberto Preto, deve anunciar o nome do novo diretor na próxima semana. No entanto, Márcio já foi anunciado como assessor parlamentar do deputado humorista Estacho (PV).

Não, obrigado.

Ainda sobre a 5ª Regional de Saúde, um dos sondados para dirigi-la foi o vice-prefeito Valdemir Scarpari, um nome respeitadíssimo e com muito conhecimento na área. No entanto Scarpari declinou do convite. De acordo com ele, uma mudança para Guarapuava está fora dos seus planos. O vice-prefeito tem projetos mais arrojados para a vida pública.

Vai tarde

O deputado Jean Wyllys foi o assunto da semana. Sempre polêmico, o parlamentar afirmou que abrirá mão do mandato e vai se auto exilar do país. Wyllys afirma que está sendo ameaçado e teme pela sua vida. Ele está fora do país em lugar incerto e não sabido. Na verdade pelo que ele fez como parlamentar, muita gente está postando que ele vai tarde!

Good trip

Certamente a Venezuela não está nos planos do Jean Wyllys, assim como Cuba ou Pequim. Ele deve se exilar nos Estados Unidos, a Meca do capitalismo, tão execrada e ao mesmo tempo o sonho de consumo dos comunistas tupiniquins. Good trip, camarada!

Incoerência

Por falar em Venezuela, temos que tirar o chapéu para a incoerência da deputada Gleisi Hoffmann. Apesar de toda a truculência do Maduro e da lambança que ele está fazendo naquele país, a Narizinho, continua fã incondicional do ditador. Não dá para entender. Ela acusa Bolsonaro de fascista, homofóbico, machista e idolatra o Maduro. Vá ser incoerente assim em Caracas.

Unanimidade

Estou realizando uma série de reportagens com os prefeitos da região. Em conversa com eles, é uníssono o otimismo demonstrado pelos chefes dos executivos na Cantuquiriguaçu. As mudanças anunciadas pelo governador Ratinho Junior e pelo presidente Bolsonaro tem atendido as expectativas dos mandatários municipais. Dos entrevistados, todos, sem exceção, acreditam que a situação vai melhorar e concordam com as medidas anunciadas, por ambos, até aqui.

Expoagro

A Expoagro deste ano vem com algumas alterações em relação à edição passada. Volta a Arena de Shows, o rodeio country, o barracão da ACILS e a praça de alimentação por conta de entidades assistenciais e clubes de serviços. São algumas modificações pretendidas pelo atual presidente da Sociedade Rural, Wanderlei Portela.

O menos é mais

Como novidades, Portela pretende contratar um grande show , quer pode ser Chrystian & Ralf, promover um baile gaúcho, ampliar o rodeio com a prova de laço, modalidade praticada pelos CTGs, diminuir o preço do estacionamento e dos estandes e exigir de quem for vender alimentos e bebidas, preços acessíveis. Outra alteração é que a bebida deve ser fornecida por uma empresa laranjeirense.

Poucas & Boas

Começar de novo

Mais um ano e com as esperanças renovadas vamos à luta. Penso que 2019 será um ano bom. Pelo menos na minha humilde visão. Acreditar sempre faz sentido,  para quem pretende realizar algumas coisas. Estou nesse grupo, pois acredito que o pessimismo é mau conselheiro e não leva a lugar nenhum. E com o coração batendo forte e focado em um amanhã cada vez melhor, escrevo a primeira coluna do ano.

Sexo dos anjos

O ano novo começa com polêmicas. O azul para meninos e o rosa para meninas, da frase dita pela ministra Damares Alves, em tom de brincadeira, causou um rebuliço danado nas mídias sociais e na grande imprensa, como se ele tivesse proferido um grande palavrão. A ditadura do politicamente correto agregado com a intolerância revanchista de quem perdeu a eleição maximizam o fato de forma negativa e agressiva. Oras bolas, a esquerda inventou o Outubro Rosa e o Novembro Azul e não se viu, até hoje, nenhum burburinho sobre isso.

Azul ou Rosa?

No livro Pink and Blue, a autora Jo B. Paoletti faz uma análise profunda de sociedade, consumo e mercado para examinar as mudanças nas atitudes em relação a cor como uma marca de gênero nas roupas infantis americanas. Segundo a pesquisadora, até os anos 40, o rosa era usado por meninos, por ser uma cor mais assertiva e forte, e azul por meninas porque, teoricamente, representava delicadeza. Porém, na década de 1980, quando os exames pré-natais começaram a revelar o gênero dos bebês antes do nascimento, os pais podiam, finalmente, decorar o quarto da criança de acordo. Foi nessa época que as lojas de departamento americanas consolidaram a regra do rosa para meninas e azul para meninos.

Não quer

Deixando o Azul e o Rosa de lado, vamos falar de política. O vice-prefeito Valdemir Scarpari é cotado para ser o chefe da 5ª Regional de Saúde, assim como o prefeito Berto Silva, o foi para ser presidente do Consórcio Regional de Saúde. Mas, como Berto Silva, Scarpari também não vai aceitar o convite. O foco do vice é Laranjeiras do Sul e a Saúde do município. Pelo menos por enquanto.

Regionais

Com a posse do governador Ratinho Junior, haverá mudanças nas chefias de núcleos em Laranjeiras do Sul. Almeida deve deixar a SEAB, Deomar a Emater e o Vitélio Dalmolim a Educação. Com exceção da Educação que já tem certo o retorno do Lidio dos Santos. Na área da agricultura, até agora, só especulações.

A cor da tinta

Traiano, que foi o deputado mais votado na região é o homem da caneta. Ele quem decide quem assume o que nas regionais. Porém, quem vai  indicar é o prefeito Berto Silva, amigo de Traiano e do governador Ratinho. Em resumo, a caneta quem tem é o Traiano, mas quem escolhe a cor da tinta é o Berto.

Poucas & Boas

Tererêmoto

A Erva Mate Laranjeiras deu literalmente o pulo do gato ao contratar o galã cantor Luan Santana para estampar seu rosto no pacote da erva para Tererê. A mulherada nunca consumiu tanto mate gelado, como agora, a estratégia está criando um Tererêmoto entre as fãs do cantor. Uma jogada de marketing muito bem estudada e certamente trará os resultados esperados. Parabéns à direção da empresa pela ousadia.

Magrão na direção

Mudando de gelado para quente, a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul foi acalorada. A eleição para a escolha da nova mesa diretora rendeu alguns pronunciamentos ácidos, principalmente do vereador Anderson e do então presidente João Badotti, contra a postura do vereador Valdivino, que acenou para um lado, mas optou para o outro. No final deu tudo certo e o encerramento foi bem cordial, com todos desejando sucesso ao novo presidente Magrão.

Gol de virada

Na distribuição de cestas de Natal promovida pela prefeitura de Laranjeiras, que presentou cerca de 1, 5 mil famílias, o vereador Valdivino foi aplaudido de pé pela multidão que estava no Laranjão. Parecia que o vereador tinha marcado um gol no último minuto do jogo, virando o placar. A torcida foi ao delírio e Valdivino ovacionado.

Nem pensar

Se quisesse, o prefeito Berto Silva poderia assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa até fevereiro, no lugar do Guto Silva, que será nomeado Chefe da Casa Civil, no governo Ratinho Junior.  Obviamente que Berto não vai querer, pois teria que renunciar ao mandato de prefeito para assumir a vaga até fevereiro, quando inicia os trabalhados da nova legislatura. Quem entra para cumprir o mandato tampão é o Luiz Corti, ex-prefeito de São Jorge do Oeste.

Consórcio

Falando em Berto Silva, o prefeito foi eleito ontem vice-presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde. A eleição foi realizada no Centro de Especialidades em Guarapuava. De acordo com informações, houve um acordo de cavalheiros na composição da única chapa concorrente. No entanto, se dependesse do secretário da Saúde e vice-prefeito de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari, Berto encabeçaria a chapa, mas como bom articulador, Scarpari aceitou na boa o acordo.

De Bona

O governador diplomado, Ratinho Júnior, anunciou o nome do professor e eterno reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, como novo chefe da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, órgão vinculado ao gabinete do Governo Estadual. Com isso, Bona deixará sua posição de reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste , que deve ser comandada pelo atual vice-reitor, Osmar Ambrósio de Souza.

Frustração

Os órfãos de Lula viveram momentos de êxtase com a decisão do Ministro Marco Aurélio, em conceder liminar de soltura ao ex-presidente. Mas a alegria durou pouco, pois o Ministro Dias Toffoli cassou a liminar, criou um mal estar no STF,  frustrou os petistas e o Luiz Inácio deve continuar preso em Curitiba. Lula que estava de malas prontas para sair, teve que desfazê-las e seus seguidores tiveram que guardar os foguetes para outra ocasião.

Poucas & Boas

Chapa quente

É segunda-feira a eleição na Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul. Até o momento apenas uma chapa inscrita com  a vereadora Eva na cabeça,  mas é certo que uma segunda, possivelmente encabeçada pelo vereador Nei Becker, deve concorrer. Há um clima de mistério no ar. Parece que alguém está com uma carta na manga. O bloco, chamado de oposição, tem  a maioria, no entanto, as articulações estão acontecendo e já tem quem aposte em surpresa. É esperar pra ver.

Diplomacia

Em Guaraniaçu a oposição fez a presidência da casa com o vereador Daniel Magalhães, um dos mais ferrenhos adversários do prefeito Osmário Portela. Porém, no discurso, Daniel afirma que pretende comandar a casa defendendo os interesses da população. 

Criterioso

O governador eleito Ratinho Junior praticamente já definiu o seu secretariado. O que tem chamado a atenção que até agora Ratinho tem demonstrado que deve mesmo seguir o que pregou em campanha. Em sua maioria, os indicados para o primeiro escalão do futuro governo, são bem mais técnicos que políticos. É novidade e das boas. Sinal de que as coisas devem mudar e pra melhor.

Pagar com o que?

Em seu perfil no Instagram, Haddad foi perguntado como pagará a indenização de R$ 79,2 mil ao bispo Edir Macedo por tê-lo chamado de charlatão durante a campanha (a decisão contra o petista foi proferida na quarta-feira, 12). O homem ainda questionou se Haddad pediria doações aos pobres para quitar a dívida, já que não trabalha.

A todo vapor

Impressionante o gás da governadora Cida Borghetti. A mulher não para nem nos finais de semana. Nem bem havia terminado o estresse da campanha eleitoral, já estava despachando, recebendo prefeitos, parlamentares, visitando municípios. E continua no mesmo pique, apesar de estar faltando poucos dias para encerrar o mandato. Haja fôlego.

Na TV

O secretário de comunicação de Laranjeiras do Sul, jornalista Luiz Roberto Almeida, está negociando com um canal de TV exclusivo de esportes. Profissional de primeira linha, Luiz Roberto já esteve diversas vezes no Rio de Janeiro conversando com a direção da emissora. De acordo com informações, a conversa está bem adiantada. Capacidade e talento para assumir vaga em uma grande rede de comunicação, Luiz tem de sobra. Sucesso!