Você Sabia? - Luana Terebinto
Dúvidas recentes sobre o flúor

Minha filha(o) tem uma mancha branca em um dente apenas. Isso pode ter sido causado pelo flúor presente na água de abastecimento público?

    Mancha em apenas um dente não é fluorose. Quando há intoxicação por flúor e acontece a fluorose é sempre em mais de um dente, geralmente em pares, dentes iguais de ambos os lados direito e esquerdo. Como pode ocorrer de aparecer manchas em todos os dentes. Agora se a mancha é só em um dente, pode ter certeza que não é fluorose.

    O flúor na água de abastecimento no B0rasil deve ser sempre monitorado e segundo a OMS organização mundial de saúde, foi graças ao flúor presente na água, que os índices de dentes cariados diminuíram nos últimos 50 anos.

     

    E quanto as pastas com flúor ou não para crianças?

      As crianças não devem usar a mesma pasta que os adultos, mas a pasta deve sempre ter flúor sim. USE POUCA PASTA, para crianças até 3 anos a quantidade de tamanho de 1 grão de arroz é suficiente para garantir não haver nenhum excesso de flúor no corpo. Se lembre de ensinar as crianças a cuspir o produto também é importante.

       

      Quando escovar os dentes dos bebês?

        Assim que eles começarem a nascer, mas com escovas pequenas e macias apropriadas para idade deles, ou escovas de dedo, mas não escove a gengiva do bebe, para limpar a gengiva pode usar uma gaze ou um paninho molhado.

         

        Quantas vezes escovar os dentes das crianças?

          Sempre após as refeições e até 6 ou 7 anos ano SÃO OS PAIS que escovam os dentes da criança. A partir dos 7 a criança já terá habilidades motoras para conseguir escovar sozinha, mas SEMPRE com supervisão de um adulto para lembrar da quantidade de pasta que ele precisa por e que tem que escovar todos os dentinhos e a língua.

           

          Dente todo corroído, amarelado é culpado excesso de flúor?

            Muito improvável. Isso se chama cárie, mas na dúvida leve seu pequeno ao dentista.

            Entendam que o flúor não é o vilão, e pode pesquisar em qualquer livro de odontologia isso, ou em sites como da associação brasileira dos cirurgiões dentistas, do CFO, da OMS, no google acadêmico onde há muito estudos publicados sobre o assunto. Fontes sérias que sabem do que estão falando. Quem entende sobre saúde bucal é o dentista.