Você Sabia? - Luana Terebinto
Herpes

Sabe aquela feridinha que as vezes sai no lábio? O popular sapinho?

De repente o seu lábio começa a coçar. Aí parece que arde. Depois de um tempo aparecem uma bolhas bem pequeninas cheias de “água”. Essas bolhas permanecem por mais ou menos uns três dias e então começam a secar, dando origem a uma ferida, que leva uma semana para sumir. Se você apresenta esses sinais/sintomas de forma recorrente, você tem herpes.

 
HERPES É UM VÍRUS

Cerca de 2 terços das pessoas têm o vírus Herpes simplex no seu organismo. Mas ter o vírus não significa manisfestar as vesículas. Às vezes elas nunca aparecem. A transmissão do herpes se dá por contato pessoal (num beijo, por exemplo) ou pelo contato direto com objetos infectados, como copos e talheres. Por isso, higiene é fundamental, até porque o vírus do herpes pode ser transmitido para outras partes do seu próprio corpo, especialmente para as mucosas oculares, bucal e genital.

O herpes genital tem as mesmas características clínicas do herpes labial. Muda o endereço, mas não muda o problema. USE CAMISINHA também no sexo oral!

 

O CAUSA O APARECIMENTO DAS VESÍCULAS?

Os fatores desencadeantes mais comuns do herpes são a exposição ao sol ou ao frio intensos, estresse, fadiga física e/ou mental, transtornos emocionais e baixa de imunidade.

 

QUAL O TRATAMENTO?

O tratamento, à base de Aciclovir, pode ser sistêmico e/ou local, na forma de cremes ou comprimidos. O tratamento não cura o herpes, apenas acelera o ciclo e some mais rápido com a ferida. Converse com seu médico ou dentista.