Você Sabia? - Luana Terebinto
O sorriso do Bob Esponja

Diastema: O que é e qual o melhor tratamento.

O diastema é considerado uma das alterações dentárias mais negativas relatadas pelos pacientes. O espaço “anormal” entre os incisivos superiores inibe muitas pessoas de sorrirem. Por incrível que possa parecer, muitos convivem com esta alteração a vida toda sem se importarem. Você provavelmente já deve ter visto celebridades assim. Por isso vamos tentar explicar as causas e formas de tratamento desta alteração. Diastema é um espaço entre os dentes maior que 0,5 mm. Crianças na época da dentição mista costumam ter essa condição com até 2 mm de espaço mas com a erupção dos demais dentes permanentes esse tende a ser “fechado”.

 


Quais as causas?

As principais causas para o aparecimento do diastema são os seguintes:

Freio labial hipertrófico e inserido entre os incisivos superiores;

Problemas oclusais;

Hereditariedade;

Perda de dentes posteriores (transferem a atividade mastigatória para os anteriores, forçando os dentes a se “abrirem”);

Diferença de tamanho dos dentes;

Presença de dentes supranumerários;

Pressão lingual (deglutição atípica, interposição lingual..)

Importante: Nos dentes decíduos (dentes de leite) é normal e desejável a presença de espaços generalizados entre eles (espaços primatas), porque o número de dentes é menor do que o que teremos na idade adulta. Temos também o que chamamos de fase do “patinho feio” onde o espaço entre os dentes centrais superiores é normal e que tem início aproximadamente aos 8 anos e tende a desaparecer por volta dos 12 anos. Existem espaços entre os dentes que são normais.

 


Quais os problemas de se ter um diastema?

Estética prejudicada;

Retenção de alimentos / inflamação gengival;

Problemas na pronuncia de algumas palavras (alterações fonéticas);

 


Quais os tratamentos disponíveis?

Vamos citar as alternativas de tratamento possíveis mas que fique claro que estas podem ser utilizadas ao mesmo tempo e não apenas de forma individualizada.

Em alguns casos, os dentistas associaram uma movimentação ortodôntica prévia com restaurações de resina composta e conseguiram um resultado muito bom e o melhor de tudo, com harmonia do sorriso mantendo os dentes em proporções muito satisfatórias.

Cirurgia de remoção do freio labial (frenectomia) quanto mais precocemente realizada melhores os resultados.

Restaurações de resina composta e restaurações cerâmicas (facetas ou coroas totais) também podem trazer resultados muito satisfatórios.