Você Sabia? - Luana Terebinto
Qual a importância dos dentes de leite?

Não há nada mais gratificante do que ver um lindo sorriso no rostinho de nossos filhos. E para que isto seja proporcionado, é fundamental que pais e responsáveis saibam da importância dos dentes de leite, também chamados dentes decíduos, no desenvolvimento da criança. Por serem temporários, esta importância pode ser negligenciada, o que pode causar grandes prejuízos à saúde.

As principais funções dos dentes de leite são:

a) mastigar dos alimentos, etapa importante para facilitar a digestão;

b) auxiliar no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face; c) ajudar na pronúncia correta das palavras;

d) contribuir para a melhor aparência da criança, permitindo um belo sorriso, o que poderá influenciar sua auto-estima;

e) guardar o espaço para os dentes permanentes que irão substituí-los no futuro, direcionando-os para que nasçam em posição adequada.

Por isso, é imprescindível que os cuidados com a dentição sejam iniciados o mais precocemente, ou seja, a partir do irrompimento do primeiro dente, o que ocorre entre os 6 e os 8 meses de idade.

Aos três anos de idade, a criança já tem todos os dentes de leite

Para cada dente de leite, há normalmente um dente permanente localizado próximo as suas raízes (ver radiografia panorâmica abaixo). Eles substituirão gradativamente os dentes temporários, iniciando-se pelos incisivos inferiores (os dois do centro), por volta dos 6 anos de idade.