A retrospectiva de 2019 da UFFS

Durante todo o ano de 2019, buscando atingir nossa Missão e Metas, trabalhamos juntos, desenvolvendo importantes atividades, pesquisas e projetos.

Durante todo o ano de 2019, buscando atingir nossa Missão e Metas, trabalhamos juntos, desenvolvendo importantes atividades, pesquisas e projetos.

Terminamos o ano com o sentimento de dever cumprido, reafirmando nossa responsabilidade enquanto uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, comprometida com a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o desenvolvimento sustentável e solidário. Uma Universidade democrática, autônoma, que respeita a pluralidade de pensamento e a diversidade cultural, com a garantia de espaços de participação dos diferentes sujeitos sociais, que estabelece dispositivos de combate às desigualdades sociais e regionais, incluindo condições de acesso e permanência no ensino superior, especialmente da população mais excluída do campo e da cidade.

Em clima de retrospectiva, destacamos algumas das atividades desenvolvidas ao longo do ano:

 

Janeiro
Em parceria com o Colégio Estadual Gildo Aluísio Schuck e Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), promovemos o III Curso de Teatro em Stanislavski, II Festival de Artes Cênicas e Cenas Curtas e o I Workshop de Karatê Shotokan.

Fevereiro
Estudantes do Curso de Agronomia desenvolvem pesquisas relacionadas ao cultivo e pós-colheita da Physalis Peruviana, uma pequena fruta, de grande valor nutricional e econômico.

Março
O curso de Especialização em Realidade Brasileira defende os primeiros trabalhos, tratando de temas contemporâneos, trouxeram contribuições para pensar a escola no contexto da atualidade.

Abril
Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, identifica 7 espécies de frutas nativas prioritárias para domesticação no Território da Cantuquiriguaçu e Paraná Centro.

Maio
Em reunião realizada em Cascavel (PR) com a participação do coordenador geral do Show Rural Coopavel, garantimos nossa participação na Vitrine Tecnológica de Agroecologia do Show Rural Coopavel.

Junho
Projetos visando a formação continuada de professores e estudantes da rede pública de ensino são lançados. Projetos visam atender 200 professores e educadores das escolas da rede pública estadual do Paraná e 200 jovens estudantes do Ensino Médio, matriculados em colégios da rede pública estadual de educação do Estado do Paraná.

Julho
Pricila Moritz, Engenheira Agrônoma egressa do Campus, inicia carreira profissional em Portugal, Espanha e Marrocos, trabalhando atualmente com a produção de berries.

Agosto
Professos Gaudêncio Frigotto discute a respeito da atual conjuntura educacional no Brasil, durante palestra na V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas em Educação do Campo da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

Setembro
Campus estreita as relações com as Associações Comerciais e Industriais da Região durante a 7ª Semana Acadêmica de Economia, onde foram expostos os resultados de pesquisas realizadas por estudantes do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Economia Empresarial e Gestão de Pequenos Negócios e do Curso de Graduação em Ciências Econômicas.

Outubro
Iniciada a obra para implantação da Estação de Aquicultura do Campus, configurando-se como um espaço para a realização de atividades práticas relacionadas ao Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura, a implantação iniciou a etapa de movimentação do terreno. Serão construídos 10 viveiros escavados, 1 reservatório e 1 tanque de decantação.

Novembro
III Feira de Ciências da Cantu na UFFS movimentou o Campus, mais de mil pessoas participaram da Feira. Foram, aproximadamente, 600 pessoas entre estudantes, professores e técnicos, vinculados a instituições de ensino fundamental, médio e superior e mais de 500 visitantes.

Dezembro
Pesquisa desenvolve estudos para produção de embalagens biodegradáveis em substituição ao isopor. Buscando contribuir para a redução de resíduos sólidos provenientes de embalagens não biodegradáveis, a pesquisa visa a fabricação de bandejas biodegradáveis expandidas de amido com adição de fibras de celulose e resíduos agroindustriais.

_______________________________________________________________________________

Como funciona nossa coluna:

Tem uma dúvida referente ao funcionamento da UFFS? Sobre nossos cursos? Dúvidas referentes ao seu empreendimento, negócio, propriedade rural, sua vida financeira? Nos encaminhe! Buscaremos um especialista no assunto entre os nossos servidores, docentes e técnico-administrativos, que responderá seu questionamento nas próximas edições da coluna.

 

Te esperamos na próxima semana, aguardamos sua participação!

 

Você pode mandar suas dúvidas aqui:

WhatsApp: (42) 99999-9732

E-mail: [email protected]

_______________________________________________________________________________