ELE FUMAVA, BEBIA E PREVARICAVA

O mais famoso ex-primeiro ministro da Inglaterra e da própria história mundial que viveu de 1784 a 1965 era grande

O mais famoso ex-primeiro ministro da Inglaterra e da própria história mundial que viveu de 1784 a 1965 era grande apreciador de bebidas alcoólicas e charutos. Winston Churchill já começava com vinho no café da manhã, quando normalmente tomava um vinho branco alemão e, entre as refeições bebia goles de uísque escocês. Empregados da casa comentavam que Churchill levava um copo com uísque ao banheiro logo de manhã quando ia fazer a barba. Para almoço e jantar começava invariavelmente com Champagne, seguido de Bordeaux e finalizando com Vinho do Porto. A marca de Champagne predileta era a Pol Roger, que em sua homenagem batizou seu melhor Champagne, o Cuvée Sir Winston Churchill, cuja primeira safra foi 1975, lançada em 1984. Há outros vinhos que levam o nome Churchill, mas não confundir, pois se referem a outras pessoas que não Sir Winston. Winston Churchill era também um grande frasista. Aqui vão algumas de suas famosas frases:

Tirei mais proveito do álcool do que o álcool tirou de mim. Quando completou 90 anos, um repórter perguntou a ele qual o segredo dessa longevidade? E ele respondeu – O esporte, meu caro, o esporte… nunca os pratiquei. O vício inerente ao capitalismo é a distribuição desigual de benesses; o do socialismo é a distribuição por igual das misérias. A democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos. Não passamos de minhocas. Mas acredito ser uma minhoca que brilha. Quando Churchill completou 80 anos um repórter de menos de 30 foi fotografá-lo e disse: – Sir Winston, espero fotografá-lo novamente nos seus 90 anos. Resposta de Churchill: – Por que não? Você me parece bastante saudável. Telegrama trocado com Bernard Shaw: – Tenho o prazer e a honra de convidar digno primeiro-ministro para primeira apresentação minha peça Pigmaleão. Venha e traga um amigo, se tiver. Resposta de Churchill: – Infelizmente não poderei comparecer primeira apresentação. Irei à segunda, se houver. Discurso do General Montgomery: Não fumo, não bebo, não prevarico e sou herói de guerra Churchill comentou com o colega ao lado: Eu fumo, bebo, prevarico e sou chefe dele. Durante um bate-boca no Parlamento inglês, deputada oposicionista para Churchill: Se V. Exa. fosse o meu marido, colocava veneno em seu café! Churchill, com muita calma, respondeu: – Se eu fosse o seu marido, eu tomava esse café! Diálogo de Churchill e Elizabeth Braddock: – Senhora, você é feia! – Senhor, você está bêbado! – Pela manhã, ao menos, estarei sóbrio, já a senhora…

A Expoagro recentemente realizada fez o colunista lembrar daquele prefeito que depois de tomar uns goles a mais acabou arrematando um touro caríssimo em leilão. O secretário de finanças desesperado quando lhe apresentaram o valor a ser pago: Prefeito, nós não lidamos com gado, usamos semem comprado para inseminação artificial. Onde eu vou lançar este pagamento? E o prefeito: Lança na SECRETARIA DE TOURISMO!