Empregos formais

O Paraná foi um dos Estados brasileiros que mais gerou empregos formais em 2020. Foram 52.670 vagas abertas. Foi o

O Paraná foi um dos Estados brasileiros que mais gerou empregos formais em 2020. Foram 52.670 vagas abertas. Foi o segundo melhor resultado do País, um desempenho de destaque considerando o ano marcado pela pandemia e retração da economia. O saldo é superior ao de 2019 e o melhor indicador do Paraná nos últimos sete anos.

Empregos formais II

A indústria foi o setor que mais criou empregos formais no Paraná em 2020. Foram 24.799 novos postos de trabalho no ano. O Paraná foi o segundo estado a gerar mais empregos no Brasil, ficando atrás apenas de Santa Catarina. O setor da construção civil foi o segundo maior empregador em 2020, com 16.657 novas contratações, seguido por comércio (7.169); agropecuário (2.180); e serviços (1.865).

Cívico-militares

O governador Ratinho Júnior (PSD) afirmou que mais de 180 escolas, além das 200 cívico-militares já implantadas, aguarda para receber o sistema que conta com a gestão compartilhada entre educadores e policiais militares da reserva. Segundo critérios do programa todo município que tenha mais de 10 mil habitantes pode aderir o modelo, nessa primeira fase o Paraná terá em 117 municípios.

Amop

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), assumiu nesta sexta-feira, 29, a presidência da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Paranhos foi eleito por unanimidade em assembleia realizada na semana passada que contou com a presença de 52 dos 54 prefeitos da entidade municipalista. Paranhos destacou que a Amop possui característica própria e que o momento é de entrar numa fase de consolidação da região que mais produz por metro quadrado no Brasil. Ele defendeu parcerias para agregar valor à produção regional.

Mesa Diretora

Os deputados que integram a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná para o biênio 2021/2022 tomam posse em sessão especial que acontece de forma híbrida (presencial e virtual) nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, no plenário da Assembleia.  O evento terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, canal aberto 10.2 e 16 pela Claro/Net, além do site e redes sociais do Legislativo paranaense.

Mesa Diretora II

Tomarão posse o presidente deputado Ademar Traiano (PSDB), o primeiro vice-presidente, deputado Tercílio Turini (CDN), o segundo vice-presidente, deputado Do Carmo (PSL), e o terceiro vice-presidente, deputado Requião Filho (MDB), além do primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), segundo secretário, deputado Gilson de Souza (PSC), terceiro secretário, deputado Alexandre Amaro (Republicanos), quarto secretário, deputado Nelson Luersen (PDT), e quinto secretário, deputado Gilberto Ribeiro (PP).

Grupo prioritário

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) defendeu a inclusão dos trabalhadores da educação no grupo prioritário da campanha de imunização contra o coronavírus. “A vacinação de professoras e professores é prioritária até porque as aulas presenciais, tanto na rede pública quanto na particular, retornam nos próximos dias. A vacina trará mais segurança para os educadores e aos trabalhadores que atuam na educação de forma geral”, disse.

Mais doses

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou a distribuição de mais 19.600 doses da CoronaVac nesta sexta-feira, 29. Serão atendidos municípios de sete Regionais da Saúde e o critério utilizado foi o de atendimento prioritário a profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia. Com esse novo pacote, o objetivo é acelerar a imunização dos 303.026 profissionais de saúde do Estado, desses 98.400 já receberam a primeira dose do imunizante, o que representa 32,4% do total.

Doses ao Paraná

As  19.600 doses da CoronaVac compõem a terceira remessa de vacinas contra o coronavírus que chegou ao Paraná. No dia 18 o Estado recebeu 265.600 doses da CoronaVac. No dia 23, outras 86.500 doses, desta vez do produto desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca e a Fiocruz. Com as 39.600 do terceiro lote, o Paraná chegou a 391.700 doses

Novas obras

O Governo do Estado garantiu 12 novas obras para rodovias estaduais, por meio de parceria entre o DER/PR e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Seis já estão com contrato assinado. Outras seis tiveram a licitação publicada e os contratos deverão ser assinados no primeiro trimestre de 2021. O investimento total das obras representa um investimento de R$ 409,8 milhões. O Governo também avançou no andamento das cinco obras que já haviam iniciado entre 2018 e 2019.

Poder judiciário

A abertura do ano judiciário de 2021 no Supremo Tribunal Federal (STF), acontece na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, em sessão híbrida, ou seja, virtual e presencial. Apenas as autoridades da Mesa de Honra e ministros do STF deverão estar presentes no plenário. As demais autoridades, jornalistas e outros interessados poderão acompanhar ao vivo pela TV Justiça , pela Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube. A solenidade de abertura dos trabalhos do Poder Judiciário não prevê julgamentos. A primeira sessão ordinária para exame de processos está marcada para quarta-feira, 3.

Mecanismo lay-off

O Ministério da Economia estuda aprimorar e simplificar o instrumento que já existe e pelo qual as empresas, em momentos de crise, podem suspender o contrato de trabalho por até cinco meses, enquanto os trabalhadores recebem o seguro-desemprego. A edição de 2020 do programa foi feita com base no estado de calamidade pública e no orçamento de guerra, que retirou as amarras fiscais do orçamento para abrir caminho aos gastos da crise. Ambos perderam efeito em 31 de dezembro de 2020.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.