Fale com a UFFS

Em comemoração aos 10 anos da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), celebrados no dia 15 de setembro, a partir desta

Em comemoração aos 10 anos da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), celebrados no dia 15 de setembro, a partir desta semana, através de uma parceria firmada entre o Jornal Correio do Povo e a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, lançamos a coluna Fale com a UFFS.

A coluna será semanal, sempre na edição de sexta-feira do Correio, e trará informações do cotidiano da Instituição, além de se apresentar como um novo canal de comunicação aberto para atender as demandas da comunidade.

Para estrearmos a coluna, convidamos o Diretor do Campus Laranjeiras do Sul, o professor Martinho Machado Junior, a escrever algumas palavras sobre os dez anos de funcionamento da Instituição na região, confira:

A Universidade Federal da Fronteira Sul é uma universidade pública, gratuita, popular, laica, republicana e democrática. Então nesse sentido, por que ela se instala em uma região com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado do Paraná?

A UFFS é uma universidade diferenciada, não tem como objetivo somente a formação profissional, mas também, do ponto de vista social, tem a preocupação em desenvolver um papel muito importante. Quando falamos de papel social da universidade, estamos falando de mostrar o mundo para pessoas que jamais teriam oportunidade de estudar em uma universidade federal, valorizando o ser humano enquanto indivíduo, enquanto coletivo e muito além disso, promovendo a inserção das classes até então excluídas, como os indígenas, os quilombolas, os filhos de agricultores familiares. Uma universidade com um olhar diferenciado, fazendo com que as pessoas se sintam acolhidas.

Acreditamos que a UFFS, enquanto uma universidade pública de nível federal, tem cumprido importante papel ao oportunizar esse espaço de formação para estes estudantes oriundos das escolas públicas, que em sua maioria são da região ou mesmo de todo o país.

A universidade iniciou suas atividades em 2010, com muita vontade de fazer diferente, e ao longo desse tempo vem desenvolvendo um conjunto de ações que busca promover o desenvolvimento regional, a promoção da alimentação saudável e a formação de professores, que são os três pilares da instituição.

Nesse sentido, a UFFS tem um papel social muito grande, só para se ter uma ideia, nos últimos dois anos ampliamos a oferta dos cursos. Foram criados quatro novos cursos, mesmo sem termos recursos por parte do governo federal, utilizando a força de trabalho já existente para atender as necessidades. Isso demonstra mais uma vez o compromisso social da universidade, e para além disso, o compromisso com o ensino de qualidade.

Então o que procuramos fazer é justamente cumprir o papel social da universidade, e para isso contamos sempre com o apoio da comunidade regional. A Universidade tem se inserido em vários espaços na comunidade, buscando aumentar cada vez mais essa integração, e mais eficazmente agora, trabalhando na área de tecnologia e desenvolvimento para que sejam potencializadas as oportunidades de trabalho aqui na região, além de agregar valor aos produtos agroindustriais produzidos pela agricultura familiar.

Reforçamos a toda a população de Laranjeiras do Sul e também da Cantuquiriguaçu, que a Universidade está de portas abertas para recebê-los, participem dos eventos da UFFS, sintam-se sempre acolhidos pela Universidade! Ela está aqui para servir o povo brasileiro, um abraço a todos e contem sempre com a Direção da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

Assim, convidamos você leitor a participar do cotidiano da UFFS e de nossa coluna!

Tem uma dúvida referente ao funcionamento da UFFS? Dúvidas sobre nossos cursos? Dúvidas referentes ao seu empreendimento, negócio, propriedade rural, sua vida financeira? Nos encaminhe! Buscaremos um especialista no assunto entre os nossos servidores, docentes e técnico-administrativos, que responderá seu questionamento nas próximas edições da coluna.

Sua dúvida poderá motivar a criação de um projeto de pesquisa, extensão ou cultura. Esses projetos são desenvolvidos por professores, técnicos-administrativos e estudantes da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, e podem ser propostos a qualquer momento, através da demanda espontânea. Participe e colabore com o desenvolvimento da ciência.

Podemos ajudá-lo com assuntos relacionados a diferentes áreas de conhecimento.

Te esperamos na próxima semana, aguardamos sua participação!

Você pode mandar suas dúvidas aqui:

WhatsApp: (42) 99999-9732

E-mail: [email protected]