Filmes de terror para curtir e morrer de medo neste mês de Halloween

Confira nossa seleção com filmes clássicos do tema para assistir com a família, namorado(a), ou sozinho para quem for mais corajosos

A Hora do Pesadelo (1984)

Agora, falamos de outro grande mestre do gênero que foi Wes Craven – responsável por redefinir o horror em 3 décadas diferentes. Entre os lançamentos de Aniversário Macabro e Pânico, ele nos apresentou o assassino cruel e pervertido Freddy Krueger, a peça central de A Hora do Pesadelo. Freddy veio para mudar a forma como se fazia slasher, justamente porque seu campo de atuação não era em um acampamento de verão ou em cabanas isoladas, mas sim no mundo dos sonhos. Misturando fantasia e gore dos melhores, A Hora do Pesadelo é um filme que mostra como um subgênero batido pode se reinventar e evoluir.

Disponível no HBO Max e alugar no AppleTV+

O Exorcista (1973)

Se você passou por toda sua vida sem nunca ter ficado traumatizado por O Exorcista, meus parabéns. De todos os filmes de terror de Hollywood, provavelmente esse é o que tem a “aura” mais macabra e assustadora, sobretudo por investir no contraste entre uma menina inocente e um demônio cruel e violento. O filme foi dirigido por William Friedkin e roteirizado por William Peter Blatty (que também escreveu o livro no qual a história é baseada). Se você se interessa pelo subgênero da possessão demoníaca, esse é uma parada obrigatória – ainda mais por trabalhar temas como crises de fé, destruição familiar e a perda da inocência.

Disponível para alugar no AppleTV+

Halloween: A Noite do Terror (1978)

Embora os assassinos mascarados já tivessem fervilhando nos cinemas há alguns anos, Halloween de John Carpenter foi um filme crucial por ter inaugurado – ao menos “oficialmente” – o subgênero do slasher, que se popularizaria muito nos anos 80. E tudo isso por conta de seu antagonista inumano, Michael Myers. Porém, o que torna o filme um grande clássico do horror vai muito além de seu vilão misterioso, uma vez que nós também somos apresentados a Laurie Strode – uma das final girls mais amadas do cinema, que inclusive está de volta ao cinema para enfrentar seu nêmese no recém-lançado Halloween Kills.

Disponível no Prime Video

Poltergeist: O Fenômeno (1982)

Tobe Hooper é um dos diretores mais interessantes do cinema de horror, tendo trazido obras clássicas que estão entre as mais amadas dos fãs do gênero. Depois de ter revolucionado os extremos do medo com O Massacre da Serra Elétrica, ele fez Poltergeist: O Fenômeno em 1984, com base em um roteiro de Steven Spielberg. No filme, uma família começa a notar situações estranhas em sua casa – o que culmina no desaparecimento da filha mais jovem, que parece ter sido “sugada” pelo aparelho televisor. Uma crítica voraz à alienação e ao colonialismo, Poltergeist gerou uma trilogia e ganhou um remake – mas nenhum filme posterior conseguiu superar o original.

Disponível no HBO Max e para alugar no AppleTV+

Psicose (1960)

Alfred Hitchcock foi um dos maiores mestres do terror e do suspense, criando filmes que marcaram a mente de seus fãs por anos a fio. E até hoje, um longa que merece todos os louros que recebeu é Psicose, o clássico de 1960 baseado no livro homônimo escrito por Robert Bloch. Na trama, seguimos na pele de uma mulher fugindo com um segredo terrível que acaba caindo nas mãos de um sórdido psicopata no Bates Motel. Cheio de imagens assombrosas e revelações chocantes, é o tipo de filme que até hoje acerta quando o assunto é construção de tensão e horror psicológico.

Disponível no Telecine Play e para alugar no AppleTV+