O luto é uma resposta natural à perda, ele é um processo emocional, físico, espiritual e de cura do nosso próprio organismo. Não é depressão, não é emoção, não é tristeza, é um estado emocional, passageiro que tem seu tempo próprio para passar.
O luto é o preço que pagamos por amar.
As perdas que desencadeiam o luto são tão variáveis quanto as formas de luto. A mais comum é a perda de quem amamos, mas também existe luto pela perda de projetos, bens, pelo fim de um relacionamento, mudança no padrão de vida, status econômico ou social, mudanças na carreira ou mudanças indesejáveis na profissão e também por imigração.
Luto leva tempo, não pode ser apressado. Cada um tem um tempo, se você sente que está passando por esse estado, seja paciente e permita que o processo se desenrole.
Vai chegar o momento de sorrir de novo e mesmo que você não acredite agora, você voltará a sorrir.
Respire fundo e seja amável consigo mesmo. Se arrume. Seja amável com os demais a sua volta que muito provavelmente estão sofrendo também.
No dia 07/11 faremos uma sessão de Terapia para cura das emoções, será no Colégio Reference, às 19:00h. Venha participar e ganhar um abraço meu, será um prazer te conhecer pessoalmente.
Se precisar de uma ajuda profissional, me procure no Instagram @pormarciaoliveira ou no Facebook Márcia Oliveira Visão Sistêmica. Eu posso te ajudar nesse processo.