Não é fácil ser você

_

Como falei na semana passada, a validação emocional é muito importante quando queremos nos curar, ou estamos passando por um processo difícil. Nesta semana gostaria de conversar sobre uma parte da auto avaliação que consiste em cuidar de si mesmo e reconhecer a importância dos próprios sentimentos, que diz respeito a recompensar-se o máximo possível. Quando reconhecemos os nossos esforços, caminhamos na direção de conhecer nossos limites, quando temos consciência dos limites sabemos o quão difícil é ser a gente mesmo.

A vida nem sempre é o que esperamos dela, precisamos passar por decepções, rompimentos, ressentimentos, solidão, enfim, infindáveis conflitos e perdas. Você certamente já se sentiu afetado em alguns destes momentos, já sentiu profundamente sentimentos e por não poder expressá-los, simplesmente os trancou aí nos pensamentos. Eu entendo que é difícil ser você, sensível ao que está a sua volta, frequentemente atormentado por pensamentos catastróficos sobre o futuro e se sentindo sozinho, incapaz de dividir, mesmo tendo pessoas por perto você se sente sozinho.

Tem momentos em que você sente tanta raiva que ela escala até sentir medo de explodir, ou ainda nas crises ansiosas, cada vez mais intensas, você não consegue explicar porque está ansioso, afinal, sua vida está perfeita, e isso é assustador. Não estou supondo essas situações, as vejo acontecerem na vida dos meus pacientes, que são pessoas boas, inteligentes e capazes, porém cheias de sentimentos assustadores, tentando lidar com todos eles ao mesmo tempo.

Não é fácil ser você e eu sei disso, você também precisa saber, é difícil uma pessoa ser capaz de sentir tudo, mas você é o único “você”. Não permaneça preso em si mesmo, ninguém mais está vivendo a sua vida no momento como você está, e pode acontecer que ninguém entenda plenamente como as coisas estão acontecendo para você. Entenda que mesmo se sentindo sozinho, você não é o único que está vivendo em uma montanha russa, num caldeirão em chamas emocionais. As vezes todos nos sentimos perdidos, e necessitamos de ser encontrados. Se precisar de ajuda, te espero na terapia.

Até a semana que vem.