Permita-se mudar antigos comportamentos e fazer diferente

_

Eric Bern, médico e psiquiatra, pai da Análise Transacional, nos ensina que somos compostos por diversos ‘eus’ que nos habitam: O Estado Criança, o Estado Pai e o Estado Adulto.

No Estado Pai, reproduzimos o padrão de conduta de algum adulto da nossa infância e muitas vezes impomos normas rígidas, de forma severa e impositiva, criticamos e julgamos. Apontamos o dedo e não nos preocupamos em apoiar o outro no seu processo evolutivo. Quando o fazemos não estamos no presente, mas aprisionados às imagens do passado e atuando inconscientemente em prol do nosso pertencimento.

Podemos fazer diferente e nos resgatar deste estado do eu, a partir do nosso Estado Adulto, onde naturalmente somos racionais, éticos e ligados ao presente, isso muda nossa atmosfera interna e eleva a nossa vibração.

Sabendo disso, você pode se perceber entrando e saindo desses personagens internos. Quando você estiver julgando ou criticando alguém, respire, conecte-se com seu Estado Adulto, e se questione:

“Qual adulto da minha infância agia dessa forma?”

Visualize essa pessoa a sua frente e diga-lhe:

“Eu vejo você. Por amor a você, eu prometi inconscientemente agir igual a você.”

“Porém, você é você e eu sou eu. Você fez o melhor que pôde com o nível de consciência que tinha.”

“Eram outros tempos. Agora eu me libero daquela promessa. Você já pode descansar no passado.”

“Alinhado ao presente eu me permito fazer diferente e respeitar os outros sabendo que todos, com suas diferentes e imperfeições, estão a serviço do destino coletivo.”

É isso meus amores: desejo de coração que você perceba que estamos todos a serviço do coletivo. Toda reconciliação é uma reconciliação de alma e beneficia a todos nós.