Restaurante Universitário do Campus Laranjeiras do Sul 220 mil refeições servidas

Neste ano, o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul completará 4 anos

Neste ano, o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul completará 4 anos de funcionamento, até o final de 2019 haviam sido servidas mais de 220 mil refeições, atendendo alunos, docentes, técnicos-administrativos e pessoas da comunidade. Em números mais específicos, foram servidas, ao longo dos quase quatro anos de funcionamento, 224.202 refeições.

 

O RU foi uma das obras mais aguardadas no Campus e sua implantação possibilita a permanência dos estudantes no Campus nos intervalos do almoço e jantar. O custo das refeições, especialmente para os acadêmicos, é bem acessível, justamente para incentivar a permanência dos estudantes no Campus, garantindo que todos tenham uma alimentação saudável e de qualidade.

 

Do total de refeições, cerca de 94,5% foram servidas para estudantes. Em média, são servidas 306 refeições por dia, mas o RU já chegou a servir 561 refeições em uma única data.

 

O RU desde o início de seu funcionamento vem acompanhando o aumento de matrículas da UFFS no que diz respeito a quantidade de refeições servidas. Em 2016 foram servidas 48.306 refeições, em 2017 foram 56.480, em 2018 o número chegou a 57.912 e, em 2019 foram servidas 61.158 refeições.

 

Cardápio e atendimento

 

O cardápio do RU é elaborado por nutricionistas e busca garantir alimentação saudável, nutritiva e de qualidade para alunos, servidores e pessoas da comunidade, ofertando alimentos adquiridos da agricultura familiar, atendendo os princípios da UFFS e garantindo a segurança alimentar. As refeições são compostas por 3 tipos de saladas (1 folhosa, 1 crua e 1 cozida); 2 tipos de arroz (1 branco e 1 integral); 1 leguminosa (feijão ou lentilha); 1 acompanhamento; carne ou opção vegetariana, sobremesa e suco.

As refeições são servidas no horário das 11h30 às 13h e das 17h40 às 19h10. Para os estudantes matriculados na UFFS, cada refeição custa R$ 2,50, valor subsidiado pela Instituição. Servidores e comunidade regional pagam R$11,29 por refeição.

Atualmente a gestão do RU é realizada pela empresa Restaurante Capeletti, que venceu o processo licitatório. A equipe do RU é formada por sete pessoas, sendo dois cozinheiros, um auxiliar de cozinha, dois serventes de limpeza, um gerente e uma nutricionista. A fiscalização do serviço está sob responsabilidade da nutricionista do Campus, Larissa Costa.

 

Como funciona nossa coluna:
 

Tem alguma dúvida referente ao Vestibular Unificado, SiSU? Ao funcionamento da UFFS? Sobre nossos cursos? Dúvidas referentes ao seu empreendimento, negócio, propriedade rural, sua vida financeira? Nos encaminhe! Buscaremos um especialista no assunto entre os nossos servidores, docentes e técnico-administrativos, que responderá seu questionamento nas próximas edições da coluna.

 

Sua dúvida poderá motivar a criação de um projeto de pesquisa, extensão ou cultura. Esses projetos são desenvolvidos por professores, técnicos-administrativos e estudantes da UFFS, e podem ser propostos a qualquer momento, através da demanda espontânea. Participe e colabore com o desenvolvimento da ciência.

 

Te esperamos na próxima semana, aguardamos sua participação!

 

Você pode mandar suas dúvidas aqui: