Você sabe que tem um superpoder?

Caros leitores, nesta semana vamos falar do poder do subconsciente na organização da nossa rotina. Sempre que estou iniciando um processo de psicoterapia com um paciente, explico sobre essa habilidade que todos temos. Somos influenciados por ela, porém a desconhecemos. Parece confuso? Adianto que não é misticismo, religiosidade ou outra coisa aleatória do universo. Trataremos aqui de ciência, então vamos aos fatos.

A psicanálise define o subconsciente como a parte menos acessível de nossa mente, onde são encontradas lembranças e impulsos reprimidos. Para explicar esse conceito, é frequentemente utilizado o exemplo metafórico de um iceberg. A consciência seria a ponta do iceberg (pode ser vista a olho nu), de modo que o subconsciente ou inconsciente seria a última parte do iceberg, a mais baixa que está abaixo da linha d’água e que não podemos ver, embora tenhamos a certeza de que existe, pois é a base do iceberg.

O subconsciente ou inconsciente é um termo original da psicanálise e refere-se a tudo aquilo que guardamos ou armazenamos sob nossa própria consciência, como se estivesse escondido e não pudéssemos ver a olho nu, como ocorre com o iceberg. É por essa mesma razão que é muito difícil para as pessoas acessarem as informações que armazenamos nele. E já adianto que essa é a matéria-prima da análise, da psicoterapia.

Acontecem maravilhas quando você consegue, de maneira eficaz, acessar o sistema subconsciente. Analisando de maneira superficial, podemos dizer que todos temos inteligência para grandes feitos, porém nem todos acessamos esse mecanismo. Basicamente, por conta das crenças que internalizamos. As crenças, já expliquei aqui, são aquelas verdades que, por serem ditas tantas vezes e por pessoas que têm nosso afeto e credibilidade, acabam por não serem nem questionadas e se tornam verdades absolutas.

A maioria do nosso comportamento, experiências, condições e atos são produzidos pelo nosso inconsciente e aparecem como reação no modo consciente. Nem sempre você será o que acredita, será o fruto das crenças que estão enraizadas no seu subconsciente. Agora pergunto a você: Isso configura um fardo ou um superpoder? Uma vez que se tem a compreensão de que as condições que recebemos como humanos são iguais, será que vale a pena continuar aceitando que crenças, opiniões, superstições, medos controlem nosso comportamento? Já se perguntou quais as crenças que estão no domínio de sua vida? Será que não é hora de usar seu superpoder e exercer e deixar que seu subconsciente torne consciente comportamentos que correspondam às suas verdades? Pense nisso. Te espero na terapia.

@neziaspicologa.

042-99802-5668.