ÁGUA EM VINHO, O MILAGRE AINDA SE REPETE

Você já sentiu como se o seu casamento estivesse no fim? Que as opções eram o divórcio ou uma vida

Você já sentiu como se o seu casamento estivesse no fim? Que as opções eram o divórcio ou uma vida conjugal apática e infeliz? Milhares de casais passam por isso todos os dias e o motivo é porque pelo menos um dos cônjuges está falhando no seu compromisso matrimonial. Há momentos que fazemos de tudo para resolver estes impasses, porém, quando a situação não melhora chegamos no limite de nossas condições.

Mas tenho uma boa notícia: Deus é o maior interessado em que seu casamento vá bem e vocês vivam felizes. Isso mesmo, Deus se importa com o sucesso na sua vida conjugal.

A Bíblia nos conta no Evangelho de João (capítulo 2) que Jesus, o Deus encarnado, iniciou o seu ministério terreno com um milagre em um casamento. Observe a importância disso: Jesus somente realizou milagres de extrema importância, não havia exibicionismo de poder, mas os milagres eram operados mediante algo importante, e foi justamente num casamento que Jesus iniciou as manifestações de milagre.

Mas transformar água em vinho, qual a importância disso? Para os Judeus o casamento era um momento muito especial da vida, e as festas duravam de sete a quatorze dias e as famílias faziam de tudo para que as coisas saíssem perfeitamente. O casamento é algo importantíssimo para todos nós.

Porém, Jesus foi convidado a um casamento em Caná da Galiléia, provavelmente uma família conhecida. Durante as festas notaram que o vinho havia acabado e por algum motivo as famílias e o casal não podiam prover mais vinho para festa. O vinho nesta festa simboliza a alegria e o prazer da vida conjugal, porém, havia acabado, tinha apenas água, que neste texto simboliza algo sem cor, sem cheiro e sem sabor, e um casamento não pode ficar assim, concorda? O casal estava no seu limite.

Imagine o noivo dizendo, eu não tenho mais o que fazer, não consigo prover o vinho (alegria) para o nosso casamento. Por sua vez, a noiva poderia acusá-lo de ser o culpado ou seus familiares. No entanto, Maria, a mãe de Jesus, uma mulher que entende das coisas de Deus, diante daquela adversidade foi até Jesus. Ele ainda não havia realizado nenhum milagre, mas ela sabia que ele era o Salvador do Mundo e não deixaria de agir. Jesus Respondeu a Maria: “que tenho eu contigo, ainda não é chegada a minha hora”. Porém, ela ainda manteve a fé e disse aos serventes da festa: “Façam tudo o que ele disser”. Ah se todo casal cumprisse isso! Fazer tudo o que Jesus disser.

Jesus pediu aos serventes para que trouxessem os vasos com água e realizou o milagre, transformando água em vinho. O mestre da festa experimentou o vinho sem saber que era o produto de um milagre e disse que aquele era o bom vinho.

Portanto, quero destacar alguns pontos desta maravilha de milagre:

  • Jesus foi convidado para o casamento, você já convidou ele para fazer parte do seu?
  • O casal chegou no seu limite, porém, sempre há uma solução através de um milagre operado por Deus, por isso, não desista.
  • Jesus não quer que seu casamento seja sem cor, cheiro e sabor, o casamento deve ser uma vivência agradável e feliz.
  • Para o milagre acontecer precisamos fazer tudo o que Jesus nos disser: “perdão, compromisso, tolerância, paciência, bondade e amor.
  • O bom vinho, um casamento maravilhoso, é possível com Jesus na sua vida.

Oro para que Deus abençoe seu casamento.

Pastor José Simplício