Sonho interrompido

Um dos grandes desafios da educação sem dúvidas nenhuma se chama abandono escolar, nos últimos anos muito se tem buscado fazer para reduzir essas taxas negativas e nocivas a educação e também a sociedade, ocorre que o sistema busca de várias formar conscientizar e incentivar a permanência do aluno na escola, muitas vezes nesse quesito é fundamental a participação da família.

Os indicadores nos apresentam números assustadores em relação a este tema, muitos alunos que iniciam os seus estudos não concluem a educação básica por inúmeros motivos, é por isso que seria muito importante a participação do maior número possível de pessoas engajadas nesse desafio.

A renda e a estrutura familiar são itens muito relevantes nesta situação, abandonar os estudos para participar da composição financeira do lar muitas vezes fica aos olhos do aluno e da família como única alternativa.

A obrigatoriedade nem sempre é resultado de sucesso no final do processo, uma vez que muitas vezes nem os programas assistenciais incentivam a permanência do aluno em sala de aula devido a falta de acolhimento.

O que se sabe é que não existe uma receita pronta, temos sim muitas alternativas e desafios com cada realidade para buscar de qualquer forma ter êxito na continuidade dos seus estudos, afinal de contas quem ganhará com isso é ele próprio e certamente a sociedade que também se beneficiará com este cenário.