ISSO ENVERGONHARIA A MINHA MÃE?

Ouvi do professor Mário Sérgio Cortella, a cerca de ética e a mãe como sendo o último reduto da vergonha,

Ouvi do professor Mário Sérgio Cortella, a cerca de ética e a mãe como sendo o último reduto da vergonha, pensei a respeito e decidi compartilhar com vocês para nossa reflexão. Mãe, é alguém, que filho nenhum quer envergonhar ou entristecer, e se o faz, o momento mais difícil é o de encará-la.

No último domingo (14/05) celebramos o dia das mães, esse ser majestoso ao qual seremos eternamente gratos, sejam elas biológicas ou as que geram filhos no ventre do coração. Mãe é dotada de um amor único por sua ‘cria’, o que a torna incapaz de enxergar defeitos, ou com uma capacidade singular de ‘entender’ os erros dos filhos. Contudo se uma mãe se declarar envergonhada com o seu filho é porque realmente esse filho é digno de vergonha.

Já ouvi muitas pessoas justificarem a falta de ética dizendo: o que é certo para um, pode não ser para outro é bem verdade, uma vez que cada grupo da sociedade possui seus próprios valores e princípios que constituem a ética, apesar de alguns aspectos serem errados em qualquer grupo social, como roubar, por exemplo, o que muda é que uns justificam, outros denominam com outro nome, mas no fundo todos sabem que tomar posse daquilo que não é seu, é roubo, mas esse é só um exemplo.

Mas fiquei refletindo que seria um ótimo crivo, para todos aqueles que não sabem ou ficam na dúvida se é certo ou não praticar tal coisa, se está dentro de uma ética ou não. Basta se fazer uma pergunta antes de agir. A pergunta que pode se desdobrar em outras, é a seguinte:

Isso envergonharia a minha mãe? Independente dela estar ou não entre nós, deve se perguntar: Eu poderia explicar a minha mãe, como foi que fiz isso?

Se sua resposta for ‘sim, me sentiria constrangido diante dela’, então pode ter certeza que é vergonhoso, que é errado, pois para uma mãe sentir vergonha de um filho é porque certamente não foram esses os valores que ela passou.

Uma mãe até consegue justificar as atitudes erradas de um filho, mas se ela sentir vergonha de ser mãe, é uma atitude para fazer qualquer filho repensar sobre sua vida, pois se sua genitora, aquela que doou parte dela, se sentir envergonhada de ter lhe criado, então pouco se pode esperar de você, como cidadão, como homem ou mulher, ou mesmo como ser humano.

Então da próxima vez que ficar na dúvida, se é ético agir dessa ou daquela forma, faça-se essa pergunta Isso envergonharia a minha mãe?

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail