O ENDEREÇO DA FELICIDADE

A rotina que o capitalismo imputou na sociedade atual tem levado todos a uma correria frenética por algo, que independente

A rotina que o capitalismo imputou na sociedade atual tem levado todos a uma correria frenética por algo, que independente de ser uma conquista pessoal, material ou profissional, se resume na busca pela felicidade.

Todos querem ser felizes e procuram essa felicidade das mais variadas maneiras e nos mais impensáveis lugares. Porém, há pessoas que passam a vida correndo atrás da tal e sonhada felicidade e não percebem e muito menos valorizam as pequenas alegrias do dia a dia, como diz a música Pequenas Alegrias da cantora Marcela Taís:

Rir até doer a barriga, pão quentinho da padaria;

 Receber carta pelo correio, ouvir o alarme do recreio;

Andar descalço na areia, barraca, lua, uma fogueira;

Lamber colher do bolo, encontrar moeda no bolso;

Correr na rua, banho de chuva, Sorvete no verão, brincadeira de irmão

Mas, se a gente juntasse as pequenas alegrias

Seriamos felizes todos os dias

É assustador pensar que há dezenas de motivos diários para ser feliz, mas não se é, por que não se enxerga as pequenas alegrias. Na Bíblia o grande sábio Salomão, no capítulo 2 de Eclesiastes, chegou a essa triste conclusão em sua velhice, que tudo o que fez, em busca da felicidade foi como correr atrás do vento.

A reflexão de hoje é essa, valorize mais o que se tem, e não o que se quer, não deixe as expectativas de um futuro, tirar a alegria do presente, corra menos na sua busca e valorize a caminhada mais lenta, porém mais reflexiva, onde poderá ter a oportunidade de observar melhor o mundo a sua volta, ou os grandes espetáculos que a natureza nos proporciona incansavelmente todos os dias, como o amanhecer, o entardecer ou o brilho da lua.

Valorize as pessoas hoje, não pelo que fizeram ou pelo que farão, não espere para uma hora que der visitar os amigos, vá logo, um dedo de prosa com um amigo, alimenta o nosso espírito, não deixe para levar flores ao ente morto, presenteie agora com uma flor, uma planta, não aguarde por um dia quando estiver menos ocupado fazer um trabalho voluntário, faça o agora, se voluntarie, nem que seja por uma hora durante a semana, e verá a  diferença que isso fará na sua alma.

A felicidade está naquilo que você quiser que ela esteja, se ela estiver dentro de você!