Uma lição para quem contrata e para quem é contratado

Circulou na internet nesta semana, um post de uma mulher, falando sobre as atitudes de empresas na hora da contratação.

Circulou na internet nesta semana, um post de uma mulher, falando sobre as atitudes de empresas na hora da contratação.

A senhora, cujo nome não vou divulgar, moradora de Campo Mourão usou um grupo de empregos em rede social para chamar a atenção de empregadores. Ela fez (veja o post completo) basicamente três pedidos: 1) Cumpram o horário marcado para as entrevistas. 2) Só peçam cópias de todos os documentos de quem forem contratar e 3) Avisem o entrevistado que não é selecionado. E finalizou com uma frase tocante: “Precisamos de mais empatia. Não é fácil estar desempregado”, disse.

A lição dada por esta mulher, deve ser assimilada pelas corporações. Respeito é a palavra chave nas relações de trabalho, como nas demais pela vida afora.

Por outro lado, empresas estão reclamando cada vez mais do nível intelectual e do comprometimento de suas equipes. É um paradoxo: o desemprego aumentou muito no Brasil, chegando a mais de 14% da população economicamente ativa. E o nível dos trabalhadores caiu. Não que falte curso superior, ou até formação. Não vamos analisaraqui as raízes sociológicas deste fenômeno. A entrada cada vez mais tarde no mercado de trabalho tem produzido um tipo curioso de profissional. Quer chegar e ser chefe em seis meses. Mas morre de medo de falar em metas e resultados.

Enfim, apenas para instrumentalizar, deixo algumas dicas sobre postura profissional na esperança de que alguns jovens entendam como podem lidar melhor no mundo do trabalho, especialmente neste período conturbado.

Algumas dicas de como manter uma boa postura profissional são importantes: Mantenha o bom humor, mas respeite o limite e espaço de cada um. Nem todos vão dar a mesma liberdade para que você faça brincadeiras.
• Cuidado com a altura da voz e não fale palavrões, somente se o ambiente permite isso. Dependendo do local onde você trabalha o ambiente pode ser mais informal.
• Saiba ouvir opiniões contrárias às suas e respeite quem não concorda com as suas. Tolerância acima de tudo.
• Cumprimente sempre, não fazendo distinção de cargo ou posição na empresa. Na hora da conversa, olhe sempre nos olhos, demonstrando interesse e confiança.
• Procure não atender ou fazer ligações com cunho pessoal durante o horário de trabalho. Mas caso seja necessário, procure um local privado.
• Se for chegar atrasado, peça para alguém avisar, mas sempre evite os atrasos.
• Use as redes sociais com bom senso. Evite fazer desabafos, principalmente, se envolver a empresa em que trabalha.

Bastidores

joice_bastidores1

Uns vão…

Nos últimos dias tivemos duas mudanças nas cadeiras políticas do Estado em razão do falecimento do Deputado Estadual Delegado Recalcati e do Deputado Federal Schiavinato.

joice_bastidores2

… outros vem

Com estas fatalidades a região oeste perdeu um representante federal e ganhou um representante na Assembleia Legislativa.  Quem herdou a vaga do Delegado Recalcati foi Ademir Bier, que tem sua base em Marechal Cândido Rondon onde inclusive já foi prefeito e atualmente estava na Cohapar.

joice_bastidores3

Rossoni assume

Para região da Cantuquiriguaçu a grande mudança ocorre na Câmara Federal. Schiavinato, que faleceu de infarte, tinha sua base em Toledo, cidade onde também foi prefeito por duas vezes. Seu suplente que assumiu essa vacância é Valdir Rossoni, o durão ex chefe da Casa Civil e que sempre se faz presente na região. Fontes dizem que ele planejava retornar ao cenário político, para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Agora talvez possa repensar seu futuro.

joice_bastidores4

A bela de Campo Bonito

Com apenas 17 anos e já cursando Administração, a bela Suzi Paz chama a atenção pela simpatia e pronto atendimento. Ela responde pela recepção da prefeitura de Campo Bonito e tem sido alvo de elogios por parte da nova gestão municipal. Apaixonada pela cidade, Suzi, diz que vai estudar em Cascavel, mas nunca pretende deixar o seu torrão natal. “Eu adoro essa cidade, quero colaborar para vê-la crescer”. Um belo exemplo!

*Com a colaboração do SOMBRA

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail