Suas expectativas estão alinhadas com sua realidade?

Caros leitores, certamente você já pensou, o quanto seria maravilhoso se em todas as esferas a sua vida fosse plenamente

Caros leitores, certamente você já pensou, o quanto seria maravilhoso se em todas as esferas a sua vida fosse plenamente organizada e ao alcance de sua mão houvessem ferramentas cuja finalidade fosse facilitar seu dia. Como num passe de mágica Se eu estiver certa você certamente gostaria de encontrar a aqui dicas práticas e sugestões para alcançar tudo isso e de quebra alguma receita especial para que seu dia a dia torne-se produtivo. (kkkkk).

Sinto muito ser eu a portadora das más notícias, mais se esse for seu objetivo, precisa seriamente considerara hipótese de procurara ajuda, suas expectativas não condizem com a realidade. Digo isso com a propriedade de quem diariamente assiste a pessoas em sofrimento por conseguirem realizar todas as tarefas que gostariam, pior ainda as ouço dizer que se o dia tivesse mais algumas horas elas seriam muito bem vindas.

Alinhar expectativas é um exercício diário e deve ser executado como tal, alinhar as expectativas diz respeito a perceber o que você exclusivamente você fez, (em atitudes concretas) para que seu desejo, ou o projeto se concretizasse. Durante os atendimentos clínicos observo que a expectativa surge como uma espécie de “esperança” no outro, muitos pacientes acreditam que mudanças de comportamentos, sonhos, projetos, relacionamentos irão dar certo, ou acontecerão quando o outro mudar, ou ainda se as condições do ambiente forem melhores. E com esses comportamentos não se comprometem em fazer a sua parte no processo.

Deixo aqui questionamentos para uma reflexão nessa semana, pense na sua principal queixa, na sua maior dor, agora responda pra você mesmo, o que você fez hoje de concreto para diminuir ou resolver essa situação?

Se suas respostas envolverem condições de terceiros (outras pessoas) aconselho a se questionar mais uma vez: Se pudesse medir numa escala (0 a 10) qual o grau de frustração que sente quando pensa nesse assunto? A resposta destas questões deve mostrar como você está se relacionando comas expectativas. Se elas estão voltadas para os resultados de suas ações ou para as ações das pessoas a sua volta usando esperamos ou desejamos alguma coisa e eventualmente isso não se concretiza, surge a desilusão a frustração. Lidar com essa sensação de derrota é muito difícil e pode levar pessoas aos transtornos mentais, o apoio de um psicólogo nessa hora é importante conquiste um controle emocional baseado nas suas ações, enxergando com clareza e de forma mais racional possível as consequências dos resultados de suas ações.

A dose certa de expectativa, não gera ansiedade, não traz desconforto, traz auto responsabilização e por fim felicidade, afinal todos temos sonhos e queremos realizar sonhos.

Até a próxima, te espero na terapia.

@neziapsicologa.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail