Você precisa de algumas dessas coisas?

Caros leitores na semana da mulher, estive em vários lugares falando sobre autocuidado e sua importância no desenvolvimento da autoestima.

Caros leitores na semana da mulher, estive em vários lugares falando sobre autocuidado e sua importância no desenvolvimento da autoestima. Neste texto vou reforçar esses conceitos para que de alguma forma, alguém se sinta encorajado a buscar alternativas e até a construir meios de viverem de forma mais saudável.

Toda a atitude deve começar com base no autoconhecimento (perdoem –me mais usarei palavras simples para descrever esse termo) se trata de reconhecer em si, os gostos, as preferências, as emoções, as potencialidades as fraquezas. O autoconhecimento possibilita conhecermos como agimos ou reagimos em determinada situação. É por ele que sabemos o quanto e onde melhorar. Já a ausência dele pode nos deixar aceitar situações desconfortáveis e até perigosas.

Uma vez que desenvolvemos o autoconhecimento surge o auto cuidado, que são as ações que fazemos para nos enquanto indivíduos, pensando no nosso bem estar, o auto cuidado não deve ser confundido com egoísmo, não deve vir cercado de culpa ou com a sensação de que estou sendo mau por me priorizar, se a caso estiver ocorrendo pode ser o indicativo de uma falha de autoconhecimento.

Uma vez que desenvolvemos as ações de autocuidado nós estamos mantendo nossa autoestima, Ela sim, vai nos dar a confiança, a segurança ´para a tomada de decisão e permitir que façamos uma boa avaliação do nosso desempenho. Posso dizer que o auto cuidado preserva a nossa autoestima.

Se essa tríade funciona bem temos um indivíduo emocionalmente saudável, que é capaz de olhar para si, reconhecer seu ponto fraco, desenvolver ações para corrigir esse ponto e se mantém seguro para continuar sua vida. Já quando alguma dessas áreas carece de atenção temos as “crises existenciais”, os problemas crônicos em relacionamentos e longa lista de frustrações que os individuo-as apontam.

Sempre encerro com uma boa notícia, (ou pelo menos tento que ela apareça). Existem formas simples para que essa tríade “aconteça” em nossa vida.

 Se percebe falhas no processo de autoconhecimento, isso pode ser corrigido com a psicoterapia. O autocuidado pode ser desenvolvido. Não sabe por onde começar? Uma dica aqui é rever sua rotina de sono, quanto melhor dormir, melhor será a tomada d decisão do dia seguinte, menos estresse menor nível de cortisol, pode ser o início. E por fim a autoestima será fortalecida, quando este indivíduo olhar para as situações que o deixavam inseguros e conseguir lidar com elas a partir de suas próprias convicções.

Reforço que se precisarem de ajuda em qualquer etapa, eu te espero na terapia.

Boa semana para todos.

@neziapsicologa.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail