Brasil, coração do mundo

O país em que vivemos é, verdadeiramente, maravilhoso, embora nem sempre nos demos conta. Em cada recanto, encontramos paraísos naturais,

O país em que vivemos é, verdadeiramente, maravilhoso, embora nem sempre nos demos conta.

Em cada recanto, encontramos paraísos naturais, onde nossa imaginação voa, nos trazendo sensações de felicidade.

São quadros de tal beleza que nos motivam a escrever versos, mesmo não sendo poetas.

Nossos campos verdejantes, com suas plantações variadas, de acordo com a qualidade do solo e do clima, nos oferecem a imensa riqueza alimentar que se distribui para além das nossas fronteiras.

Nossa fauna é repleta de variedades, de coloridos e belezas inimagináveis, causando admiração.

Nossas águas recortam suas terras em todos os sentidos, permitindo riqueza nas tantas espécies de vida ao seu redor.

Rios e cachoeiras, se transformando em fontes de energia, sustentam centenas de cidades, propiciando o crescimento e o progresso.

Pontos turísticos em recantos ideais atraem irmãos de outras pátrias que aqui se extasiam frente a tantas belezas naturais.

Uma pátria especial, onde vivemos rodeados de irmãos, vindos de todos os recantos do planeta, e que aqui se instalam, trazendo consigo seus traços culturais, resguardados com esmero e respeito.

Almas vindas de países distantes, em busca de asilo ou de uma morada nova, onde possam ter uma vida digna para si e sua família.

Encontramos histórias de vidas que nos tocam o coração, quando nos dizem que se sentem renascer e vão à luta comum, ombreando conosco, os aqui nascidos.

Almas irmanadas desenvolvendo e produzindo o bem-estar de todos no conjunto maior.

Em cada uma dessas criaturas, descobrimos um mundo particular, em sua maneira de se expressar, de se manifestar e produzir.

Dentro de cada frase, o pensamento que a formula, nos faz perceber a qualidade dos seus sentimentos.

São mil formas de ver o mundo, são crenças de variação profunda, que cada qual traz em si. Mas, em todos os corações impera a felicidade de poderem estar neste país, a construir uma nova vida.

*   *   *

É este Brasil de solidariedade e união que está destinado a ser a pátria do evangelho, o coração do mundo, abraçando nossos irmãos de todas as nações.

Quando as guerras, jogando uns contra os outros, destruíam vidas, o refúgio desejado por muitos era o Brasil, o porto seguro que, com determinação, conseguiam alcançar.

País de bênçãos onde encontramos judeus e árabes, japoneses e americanos, italianos e ingleses, iranianos e iraquianos, franceses e alemães, homens de tantas nações, convivendo como irmãos.

Que prossigamos cultivando a fraternidade. Que juntos continuemos mantendo o convívio solidário. Que nos amemos porque afinal, em todo este imenso mundo de Deus, existe somente uma única raça: a humana.

Que saibamos reconhecer a ventura que é viver neste país verde e amarelo. Em verdade, um Brasil de todas as cores.

Não é perfeito, não é o ideal. Mas é a nossa pátria, com múltiplas oportunidades de progresso, trabalho e paz.

Pensemos nisso.