Filhos x Pandemia x Rotina x Truco e Confusão

Como responder as perguntas do dia-a-dia? Muitas pessoas têm me perguntado como lidar com as crianças e todas às suas

Como responder as perguntas do dia-a-dia? Muitas pessoas têm me perguntado como lidar com as crianças e todas às suas demandas, foras às outras demandas da casa nesses período.
Você sente dúvida nessa situação? Mais Alguém? Levanta a mão aí sem medo?! Lidar com o isolamento x filhos x atividades escolares x rotina x carência x educar. Educação (diferente de cuidar) nunca foi fácil, se para alguém têm sido tranquilo, “mamão com açúcar”, favor colocar no meu timeline. Porquê o que mais transforma-se em um monstro é a necessidade incessante das crianças terem atenção 24h/7 dias por semana.

Para tentar ajudar a vocês e a mim mesma, sim porque não sou de ferro, tenho dois pequenos em casa, C. e J. (vão ouvir muito deles aqui, e neste momento o filho mais novo me chama justo agora :).
Mas bem, voltando, ao que especialistas estão aconselhando é que as crianças e suas famílias estabeleçam rotinas baseadas em todas as atividades básicas diárias necessárias, desde manhã até noite, com horários fixos e tentar ser o mais fiéis nos horários possível. “Fácil falar né gaudéria!” SEI BEM TCHÊ! Depois de um ano e meio de pandemia ainda é difícil seguir à risca os combinados. E sabe por que? Porque dentro da rotina, não tem escrito “tempo com papai e mamãe” (ou tempo de carinho e momento único e exclusivo de amor). Esse momento às vezes acontece, mas às vezes. Entendam, sei que não é com todas as famílias, não é uma crítica. É só, o conselho para quando não acontece. Caso não, favor acrescentar.
Às vezes, (“sendo chamada pelo filho mais novo de novo”), o contrário acontece, muito amor, poucas regras e nada de rotina. Nesse momento pode se estabelecer Rotina através de “Tabela de Recompensas” (Irei pôr na minha página do face), para iniciar o trabalho de rotinas.

O sistema Rotina x Amor x Exemplo (modelo parental) é imprescindível para EDUCAR.
Sei que nesta fase a família inteira tem se unido para dar seu melhor para as crianças. As mães-solo, principalmente, podem ser que estejam navegando num mar de solidão para dar conta de tudo isso. Verdadeira guerreiras que muitas vezes sentem culpa, sem qualquer necessidade!
Atualmente precisamos dar atenção à certos cuidados, menos tecnologia, mais afetividade, exemplos de como resolver problemas da melhor forma possível. Mas de pouco em pouco chegamos lá!
Parafraseando, Rafaela Carvalho do Livro “60 dias de Neblina”, todos fazemos aquilo que precisa ser feito, usando os recursos que temos, uma roupa, uma refeição, uma palavra, um carinho, um instante, sempre com muito amor na essência. Caso precisem saber, vocês são excelentes e estão dando seu melhor!

Sou Taiane Franco Psico (CRP08-11633), Terapeuta Cognitivo Comportamental, Esp. Análise do Comportamento, Conhecimento em Saúde Mental, Neuropsicologia, Educação Especial, Avaliação Psicológica, Laudos Psicológicos, Atendimento Psicoterapia com crianças, adolescentes, adultos, casais e familiar.

e-mail: [email protected]

Facebook: TaianeFrancoPsicologa

Instagram: @taianefrancopsico

Mande seu comentário dúvidas, pelo WhatsApp: (46) 9 9921-5553 ou (42) 9 9826-7433

Psiclínica, Av. Santos Dumont, 1267, Água Verde, sentido UFFS.