QUANDO O CORPO FALA…

Já comentei várias vezes que 70% da nossa comunicação é não verbal. Falamos muito do que sentimos, pensamos, somos, temos,

Já comentei várias vezes que 70% da nossa comunicação é não verbal. Falamos muito do que sentimos, pensamos, somos, temos, mas os comportamentos não verbais confirmam ou não as palavras ditas.

Mas e quando a comunicação é de dentro pra fora, quando seu corpo quer falar com você? Você lhe dá ouvidos?

Há muito se estudam as somatizações, psicossomatizações… Doenças ou sintomas que se apresentam a partir de problemas psicológicos.

Não me refiro nem aos transtornos mais graves, e sim aos “pequenos” sintomas do dia a dia que nos prejudicam e nos atormentam, tais como: dores de cabeça, dores de garganta, dores musculares, sonolência em exagero ou até mesmo falta de sono. Problemas até mesmo intestinais, constipação ou fluxo desregulado, problemas nas partes genitais, DSTs.

Muitos desses sintomas advém de problemas emocionais, estar onde não quer, com quem não quer, relacionamentos tóxicos, ambientes tóxicos, sentir-se tóxico.

Raiva, orgulho, frustração, inquietação, decepções, inibições, coerções, geram inúmeros casos de somatizações. Dores de garganta por exemplo, vontade de falar e não conseguir. Sono exagerado, pode ser fuga das obrigações ou pessoas e problemas. Constipação, pessoas que tendem a ter controle em demasia e não conseguem desapegar.

A Raiva, como já dizia um velho monge quando lhe foi perguntado, “é um sentimento que temos para nos torturar pelo erro dos outros”, ou seja, “ veneno que tomamos, esperando que o outro morra”. Não resolve e quem sente mais é a pessoa que está sentindo.

Orgulho, pior dos sentimentos, pois quando ferido, causa reações tão adversas que comprometem até a pessoa mais “em paz”. Gera uma demência de sentimentos e incoerência na hora de lidar com os problemas.

Como lidar com isso? ESCUTE SEU CORPO. O QUE ELE ESTÁ TE DIZENDO? Corra atrás para ajuda-lo, pois é o único bem que temos de verdade. Sem ele, não estaríamos aqui para ter a delícia de sermos quem somos, mesmo com os defeitinhos.

Psiclínica- Taiane Franco – Av. Santos Dumont,1267 (42) 9 98267433 (46) 9 99215553

Para dicas, sugestões, elogios> TaianeFrancoPsicóloga (Face) @taianefrancopsico(insta)

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail