SER BONITO SER FEIO? ONDE ESTÁ A FELICIDADE NISSO?

Era uma vez (conto resumido e mais conhecido), Narciso, Homem belo que olhou seu reflexo na beira de um rio

Era uma vez (conto resumido e mais conhecido), Narciso, Homem belo que olhou seu reflexo na beira de um rio e se apaixonou por sua beleza, e de tão impressionado deu com os burros n’água e morreu afogado.

Era outra vez (conto resumido e conhecido), patinho feio, nasceu diferente de seus irmão, comeu o pão que o Saci amassou, sofreu o cão na vida, não entendia sua diferença até crescer e ver que era um lindo cisne.

Moral da história dos contos anteriores, nenhum dos dois se conheciam a si mesmos ou receberam ajuda para trabalhar a autoestima super valorizada do primeiro, e baixa autoestima no segundo. Ambos eram felizes na sua plenitude? Creio que não.

Agora, era uma vez um ser humano normal, onde não foi ensinado a ter autoestima e autoconfiança desde criança, que passa mil perrengues durante a vida. Bulling, falta de modelação de como experimentar a vida em todas as sensações felizes (carinho, amor, elogios, reforçamento positivo), têm crenças negativas sobre si mesmo, desamparo (se sentindo incapaz, inadequado, fraco, inferior, não bom o suficiente, perdedor, não igual aos outros), desamor (não se sente desejável, digno de amor, diferente, defeituoso, abandonado, sozinho, não bom o suficiente para ser amado), desesperança (o que adianta essa vida? nada faz sentido, sou venenoso, inaceitável), desvalorização (ninguém me ama, ninguém me quer, ninguém vê o que eu faço, ninguém faz por mim o que eu faço pelos outros, nunca recebo em troca nada pelo quê eu faço, sou só eu que faço), dúvidas do que seja felicidade, relacionamentos disfuncionais, pensamentos ruins sobre si mesmo e sobre outros, não se permitindo viver a felicidade plena.

E daí eu me deparo com a pergunta: ONDE ESTÁ A FELICIDADE NISSO?

Respondo com um trecho lindo, de um livro, Todas as Sextas, de Paola Carosella, pois eu não poderia responder melhor que ela o que é a FELICIDADE. Mas antes ela explica o que são Sucesso e Fracasso, que está muito ligado com a dita felicidade. Aí vai…

“Transitar por sucessos e fracassos com coerência. Lapidar o ego, transformando-o em amor. Amor pelo que somos. Definir… encontrar a própria definição das palavras sucessos e fracassos, esses dois impostores… esses dois exageros, esses extremos.

Isso leva tempo. Isso constrói experiências, se constrói coragem. Para algumas pessoas demoraM mais. Para outras, menos. E há aquelas para as quais nunca acontece.

Sucesso para mim hoje significa poder escolher. Entender quem somos e o que temos para oferecer – reconhecer nosso valor. Valor que não se define em nenhuma moeda.

Uma definição de felicidade me pareceu possível.

Felicidade se encontra quando aquilo que somos se parece com aquilo que sonhamos ser.

A minha história é cheia de rachaduras. E foi olhando para elas, mergulhando na profundidade delas, que me defini como a pessoa que sou hoje, e a que gosto de ser”.

Às vezes nos sentimos apagados, destroçados pela vida, sem nos reconhecer quando nos olhamos no espelho, parece que nossa estrela não brilha. Mas quando nos permitimos ajuda para desembaraçar os fios, desamarrar os nós, aliviar a energia acumulada que estava sobrecarregada podemos ver nossa estrela brilhando novamente. DEIXE SUA ESTRELA BRILHAR.

NÃO FUJA QUANDO SE OLHA NO ESPELHO DA ALMA, SE OLHE E SEJA O QUE VOCÊ QUER SER. CASO AINDA NÃO ESTEJA LÁ: VAMOS BUSCAR PARA QUE O ESPELHO DA ALMA E O ESPELHO MATERIAL SEJAM UM SÓ. E O ORGULHO CRESÇA EM SEU CORAÇÃO.

Psiclínica – Av, Santos Dumont, 1267 (42) 9 9826-7433 (46)9 9921-5553

Para Dicas, Sugestões, Elogios> TaianeFrancoPsicóloga (Face) @taianefrancopsico(insta)

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail