Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

7 Coisas curiosas sobre as Cigarras

Entretenimento

  • Compartilhe Essa Notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A cigarra tem nos acompanhado desde de nossa infância, seja através de fábulas ou histórias que mostram vários ensinamentos. No entanto, embora tenha sido utilizada como um personagem fictício, a cigarra é um dos animais mais interessantes dentro do reino de insetos , os cientistas têm estudado cuidadosamente sobre esses insetos de médio porte, que podem medir até 2,5 polegadas.

1. O que significa a palavra "cigarra"?

"Cigarra" vem do latim, que significa "grilo árvore". Embora as cigarras sejam frequentemente denominadas como um tipo de gafanhoto, elas não fazem parte da família dos gafanhotos.


2. Quantas espécies existem?

Existem cerca de 3.000 espécies conhecidas de cigarras em todo o mundo. Há cigarras anuais, que aparecem a cada ano durante a época do verão, e cigarras periódicas, como as que surgem no nordeste dos Estados Unidos, que aparecem em ciclos de vida de 13 e 17 anos. As cigarras periódicas são encontradas somente na América do Norte.


3. O que acontece nos 13 ou 17 anos que as cigarras periódicas vivem no subsolo?

O ciclo de vida de 13 ou 17 anos de uma cigarra periódica começa quando uma cigarra fêmea adulta coloca seus ovos em fendas que corta os galhos e ramos das árvores. Ela morre logo em seguida. Depois de algumas semanas, as larvas saem dos ovos, caem na terra e passam a viver debaixo do chão. Nessa fase da vida, elas se alimentam dos nutrientes das raízes de arbustos ou de árvores por vários anos. Depois de 13 ou 17 anos, surge outra geração dessa cigarra, e um novo ciclo começa.

As cigarras ninfas vivem a profundidades de 30 centímetros ou mais e subsistem nos sucos das raízes das plantas até o ano final. Quando a temperatura do solo chega a cerca de 18 graus Celsius. Elas então escalam uma árvore, onde derramam sua pele ninfal e emergem como adultos.


4. Quanto tempo os cigarras adultas vivem?

Essas cigarras vivem de quatro a seis semanas. Seu tempo acima do solo é gasto para acasalar e evitar predadores.


5. Por que as cigarras periódicas têm ciclos de vida de 13 e 17 anos?

Os pesquisadores e os entusiastas das cigarras observaram que os ciclos de vida das cigarras periódicas são números primos, ou seja, a figura não pode ser dividida em números inteiros. Não há nenhuma explicação confiável para isso, mas em uma recente postagem, a revista New Yorker citou o bem conhecido paleontólogo Stephen J. Gould, que sugeriu que os ciclos de vida das cigarras periódicas são uma estratégia evolutiva de sobrevivência.

O especialista em cigarras dos Estados Unidos, John Cooley, ressalta que , como as cigarras periódicas emergem em números tão impressionantes, há cigarras suficientes para satisfazer seus predadores, deixando também muitos insetos para acasalar e continuar a propagar a espécie.

Outra teoria para sua longa gestação é que é ocorre um resquício de um período anterior da história, quando à terra estava mais fria, e as cigarras aprenderam a viver no subsolo por mais tempo, pois seriam menos propensas a morrer em uma primavera inesperadamente fria.


6. Quais são seus predadores?

Aves, pequenos mamíferos, aranhas, répteis e outros insetos, como formigas.


7. Qual é o som das cigarras?
Durante os períodos de acasalamento, as cigarras machos emitem sons muito altos para atrair suas companheiras. Este fenômeno pode durar até duas semanas e alguns machos chegam até morrer com o alto volume.

O som das cigarras é considerado um dos mais altos no mundo. Seu volume é maior que um concerto de Rock and Roll : 115 decibéis. Estridente!

 

  • Compartilhe Essa Notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter