Saúde

A importância da atividade física para crianças

O aluno pode desfrutar de jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas de aptidão física, para uma melhor qualidade de vida humana
(Foto: Reprodução)

A prática de exercícios físicos é importante em todas as fases do desenvolvimento infantil. A realização de atividades por crianças e adolescentes evita o aparecimento precoce de doenças crônicas, além de ajudar na concentração e desempenho escolar. Um levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), aponta que a obesidade é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A estimativa é de que até 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com o sobrepeso.


No Brasil, a estimativa é de que 50% da população esteja acima do peso. A obesidade infantil no país atinge entre 10% a 15% da população pediátrica. A Abeso destaca que 35,9% dos moradores da região sul que têm entre 5 e 9 anos estão acima do peso, Entre o público de 10 e 19 anos, que mora no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a prevalência é de 24,6%.


Benefícios para as crianças


Os benefícios da prática de atividade na infância vão além dos benefícios da saúde. Entender a importância da atividade física é essencial. É através da atividade física que as crianças se mantém saudáveis, têm crescimento adequado e desenvolvem melhor suas capacidades motoras e cognitivas.
Mais importante que manter as crianças em movimento é despertar nelas o interesse pelas atividades físicas. Se um bom hábito se instala desde muito cedo, dificilmente se perderá ao longo dos anos e, assim, vai acompanhar a criança até sua vida adulta.


Principais benefícios de praticar exercícios na infância


- Faz com que os ossos, músculos e articulações se desenvolvam mais fortes;
- Melhora a postura;
- Melhora o sistema cardio-circulatório;
- Mantém e desenvolve a flexibilidade do corpo;
- Promove o crescimento e a manutenção de um peso saudável e adequado;
- Permite melhor interação social, uma vez que promove oportunidade de amizades; 
- Faz com que ela aprenda novas habilidades e capacidades, melhorando sua autoestima;
- Melhora o desenvolvimento motor e aumenta o foco e concentração.


É importante lembrar que para as crianças, os exercícios devem ser como brincadeira. Quando se é pequeno, é difícil de se interessar por algo que pareça uma obrigação, que não seja divertido ou que cause algum estímulo interessante. Por isso, um dos segredos da atividade física para crianças é transformar tudo em uma grande brincadeira e, assim, fazer com que os pequenos se sintam motivados e tenham a real vontade de continuar.


A laranjeirense Clery Coradeli, professora de Educação Física, conta sobre a importância das atividades físicas no desenvolvimento das crianças. “As aulas de educação física, por exemplo, são muito importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto, evidenciando a liberdade cognitiva e emocional dos estudantes para a aprendizagem”, conta a professora.


Clery ressalta que as atividades físicas inserem, adaptam e incorporam o aluno no saber corporal de movimento. “Faz com que o aluno possa desfrutar dos jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas de aptidão física, em proveito do exercício crítico dos direitos e deveres do cidadão para a benfeitoria da qualidade de vida humana”, finaliza a laranjeirense.