Saúde

A importância de dedicar tempo para os filhos

Para os pais, é importante perceber que o tempo de qualidade é a necessidade primária do filho e nada será tão valioso quanto estar juntos
A importância de estar perto dos filhos é fundamental para a saúde e desenvolvimento da criança (Foto: Reprodução)

Ser pai, mãe ou responsável por uma criança não é uma tarefa fácil, essas funções não vêm com manual e são cheias de imprevistos que demandam tempo. Atualmente muitos pais vivem a angústia de buscar realização profissional que exigem muitas horas fora de casa, possuindo a culpa por ter pouco ou nenhum tempo para os filhos.
As crianças tem muitas necessidades e muitas delas podem ser supridas através da atenção que seus pais lhes dão, amor, carinho e segurança. Quando não têm a atenção devida elas podem apresentar alguns comportamentos específicos que podem indicar a falta de atenção, como por exemplo, comportamentos de insegurança, necessidade extrema de chamar atenção, comportamentos agressivos, isolamento ou até mesmo o próprio medo.

Diferença entre tempo e tempo de qualidade
Passar tempo com o seu filho pode ser o tempo em que você está com ele pensando no trabalho, lendo mensagens e e-mails ou assistindo televisão. Isso até pode ser percebido pelo adulto como uma forma de suprir a necessidade de atenção que seu filho tem, mas na verdade funciona muito mais como um meio de diminuir a culpa do que ao propósito que se destina. As crianças não vão compreender que “é o seu chefe”, que “é uma reunião” ou que é “urgente a mensagem”. As crianças vão se sentindo menos importante e isso é devastador para a construção da autoestima da criança.

Passar tempo de qualidade com os filhos é estar integralmente com eles, é ouvir o que eles dizem sem se preocupar com as notícias ou celular, tempo de qualidade é dedicação, fazer coisas juntos, ensinar, aprender, fazer lição de casa, brincar bem, beijar, cair no chão e é também dizer não, impor limites, fazê-lo cumprir regras, tempo de qualidade é compromisso, compromisso com o seu filho. Tempo de qualidade não é usar somente o tempo que lhe resta, é incorporar, incorporar a rotina, um tempo que seja realmente aproveitado entre pais e filhos.

Benefícios
Os pais estando mais próximos da criança trará muitos benefícios, tanto para o adulto quanto para a criança. Melhora a relação, autoridade, cria referenciais positivos, melhora o desempenho escolar, torna a criança mais segura e confiante, melhora a autoestima e a disciplina. Nem sempre é fácil encontrar tempo, mas ver a felicidade de seu filho e saber que você está contribuindo para seu desenvolvimento valerá cada minuto do tempo dedicado.

Algumas laranjeirense contam a experiência com seus filhos e a importância de dedicar um tempo somente para eles.

Maria Cristina do Nascimento, conta que a atenção para com os filhos é fundamental tanto para a saúde quanto para o desenvolvimento. “Eu particularmente sempre dei muita atenção para meu filho, sei da importância de ser uma mãe presente em todos os aspectos. Sempre saio com ele, temos um tempo só nosso. Sou uma mãe participativa na escola e faço de tudo para estar com ele. A felicidade que meu filho sente quando estamos juntos é gratificante. Fica animado e até mais saudável fisicamente e emocionalmente”, ela conta.

Marieli Brandielli conta que a atenção e dedicação é redobrada com os filhos. “Sempre procuro dar atenção redobrada, tenho um menino de 4 anos que quer brincar a todo momento e uma bebê com 42 dias de vida, que depende totalmente de mim. As vezes é difícil, pois percebo que ele fica meio tristinho, mas entende e fica do meu lado conversando com a bebê”, diz Marieli.

A laranjeirense complementa que sempre dá muita atenção para que o filho não procure tanto as tecnologias e se divirta com as coisas simples. “Quando estou com meu filho percebo que a feição dele muda, o sorriso fica mais largo, mais esperto, se alimenta melhor e até dorme melhor. Se a gente não dá muita atenção, acabam procurando a televisão, computadores e celulares, e isso está prejudicando a infância das nossas crianças”, finaliza Marieli.

A laranjeirense Fernanda Zanini procura dar uma atenção especial para o filho quando estão juntos em casa. “Agradar o Arthur é muito simples, desde deitar com ele assistir um filme até brincar de esconde-esconde pela casa. Ele fica muito feliz com esses momentos, fica mais tranquilo, menos estressado, come melhor e dorme melhor. Todo dia tento ser uma mãe melhor para ele”, finaliza Fernanda.