Previsão do Tempo

Alerta laranja para tempestades é emitido pelo INMET

Há previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/hora ou até 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h)
Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou, durante o início desta terça-feira (12), um aviso laranja de perigo potencial para a ocorrência de tempestades, em todo o Paraná, boa parte de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

Segundo o INMET, há previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/hora ou até 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Há também riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

No Paraná, além de toda a Cantuquiriguaçu, o aviso também vale para a Região Metropolitana De Curitiba, a região Central Paranaense, o Norte Paranaense, o Oeste Paranaense, o Sudoeste Paranaense e o Sul Paranaense.

O alerta é válido das 1h00 de hoje até as 0h59 horas de amanhã (13).

 

Previsão

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR), em Laranjeiras do Sul, a temperatura máxima deve ficar em 29°C e a mínima, em 18°C. O céu deve ficar parcialmente nublado e algumas pancadas de chuva serão registradas entre hoje e amanhã. As rajadas de vento devem atingir a velocidade de até 65km/h, amanhã.

 

Instruções

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O mapa do alerta laranja (INMET/Divulgação)