Saúde

Caminhadas aumentam expectativa de vida

Atividade controla a pressão arterial, a glicemia e previne a osteoporose, além de outros benefícios
(Foto: Reprodução)

Para as pessoas que querem sair do sedentarismo ou começar alguma atividade física, a caminhada é uma boa atividade para ser praticada por todas as faixas etárias e que possuem melhores qualidades. Estudos revelam que a caminhada aumenta a expectativa de vida, controlando a pressão arterial, da glicemia no sangue e de prevenir a osteoporose, com o impacto intermitente, estimula o osso a absorver melhor o cálcio. Caminhar ajuda na perda de peso, melhorara o condicionamento físico, fortalece os músculos, reduzir a pressão sanguínea e trabalha a função cardiovascular.

Caminhada

A laranjeirense Iracilda Sanches, de 51 anos, começou a caminhar há cerca de 6 anos e relata que o hábito a beneficiou muito. “Além de me auxiliar a manter o peso, (fiz cirurgia bariátrica) não quero voltar a engordar. Auxilia no lado psicológico e emocional. Quando não estou me sentindo muito bem, após uma hora de caminhada (6 km), volto para casa renovada. Me faz muito bem! Já adotei como rotina a prática de caminhada”, diz Iracilda.

Uma vida saudável
Iracilda comenta que todos deveriam praticar a atividade. “Todos, independentemente da idade, deveriam tirar no mínimo três vezes por semana para fazer caminhada. Se possível todos os dias, melhor ainda! Essa prática irá contribuir para uma vida mais saudável e com certeza a sua saúde será muito melhor”, ressalta.

A laranjeirense aconselha para que as pessoas ‘arrumem um tempinho’ para a prática. “Não arrume uma desculpa, arrume tempo. Se você não tiver tempo de cuidar da saúde (praticar atividades físicas) terá que encontrar tempo de cuidar de doenças. Pois a prática de caminhada evita muitos tipos de doenças! Adote essa ideia”, finaliza Iracilda.

Benefícios na saúde física e mental

Regiane Chrusciak, 23 anos, graduada em Educação física, bacharelado pela Unicentro, fala sobre os benefícios da prática na saúde física e mental. “A caminhada tem inúmeros benefícios. Podemos citar algumas como melhoria na circulação sanguínea, prevenção de osteoporose, melhora a qualidade do sono, melhora o funcionamento dos pulmões e outros órgãos internos. Esses são alguns exemplos da melhora física do corpo, enquanto na parte de saúde mental, estudos comprovam que afasta a depressão, melhora na autoestima, ajuda a manter a forma junto com uma alimentação equilibrada. Dentre outras contribuições para a sua saúde e manutenção do cérebro”, diz Regiane.

A graduada ressalta sobre os prejuízos à saúde de quem não faz nenhuma atividade física. “Os malefícios são inúmeros, podendo ocasionar riscos graves para a saúde física, como desencadear uma hipertensão, diabetes, colesterol alto e até mesmo uma obesidade que juntando com as demais, tem um risco muito maior”, conta Regiane.

Ela faz uma orientação para quem ainda não faz nenhum tipo de exercício. “Tire algum tempo do seu dia para fazer uma caminhada, só com a prática desta você poderá perceber todos esses benefícios citados acima, e ainda, uma melhoria na saúde mental, diminuindo o estresse do dia a dia”, finaliza.