Educação

Cida Borghetti assinará decreto que libera curso de medicina na Unicentro em Guarapuava

Expectativa era de que a governadora viria ao município para o anúncio apenas na semana que vem.
Campus CEDETEG da Unicentro deve receber o novo curso. (Foto: Divulgação/Internet)

O anúncio do curso de medicina na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que estava previsto para a próxima semana, foi adiantado para amanhã (17), quando a governadora Cida Borghetti virá ao município para assinar o decreto que criará o curso na instituição.

Na visita, Cida também nomeará o novo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Décio Sperandio. A solenidade está prevista para ocorrer na Câmara Municipal de Guarapuava, às 18h30.

Demanda antiga, principalmente, da reitoria da Unicentro, a possibilidade de implantação do curso na instituição começou a tomar corpo quando a Faculdade Campo Real recebeu sinal verde para a instalação do mesmo curso, no ano passado.

Desde então, uma verdadeira “corrida” de lideranças locais se potencializou para a implantação de medicina na universidade. Nesta semana, as negociações ganharam corpo, com uma reunião entre Cida e lideranças locais, como Cristina Silvestri e o prefeito Cesar Silvestri Filho, na última segunda feira (14). O deputado estadual Artagão de Mattos Leão Júnior e o deputado Bernardo Carli também participaram da negociação.

De acordo com informações repassadas pela SETI, o início do curso de medicina da Unicentro está previsto para 2019 e será ofertado no campus CEDETEG, de Guarapuava, com 40 vagas.

A Unicentro será a quinta universidade estadual a ofertar o curso de medicina. Anualmente, são ofertadas 240 vagas para os cursos de Medicina das Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Estado (Unioeste).

Fonte: RSN.