Saúde

Cigarro é a principal causa das doenças pulmonares

Considerando que o vício é responsável por 90% de todos os cânceres de pulmão, a secretaria de Saúde oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar
(Foto: Reprodução)

O uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo podem trazer futuramente câncer de pulmão, doenças respiratórias crônicas como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (que inclui bronquite e enfisema). O tabaco fumado, é responsável por 90% de todos os cânceres de pulmão, sendo que os pulmões desempenham um papel fundamental em nossa saúde e bem-estar.

A nutricionista e integrante do NASF, Nivian Cristina Roman Ross conta que a secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, oferecerá tratamento gratuito para quem tem interesse em parar de fumar. “Esse tratamento acontece em grupo e ele vai iniciar na terça-feira (11), às 14h30 no centro de Saúde Barão do Rio Branco. Então quem tiver interesse basta procurar no horário estimado, é importante participar desse primeiro dia porque serão quatro encontros realizados. O tratamento contará com a equipe multidisciplinar e profissionais, o médico nutricionista, psicólogo, farmacêutico, uma equipe de vários profissionais que estão apoiando esse tratamento para que a pessoa tenha sucesso a parar de fumar. Dentro de quatro semanas serão feitos um encontro por semana. É importante participar desde primeiro para que possa dar continuidade ao tratamento. Quem tiver interesse basta levar o documento do cartão SUS”, finaliza a nutricionista Nivian.

Os riscos com exposição ao tabagismo passivo podem provocar reações alérgicas como a rinite, tosse, conjuntivite e asma. Nos adultos pode levar ao infarto agudo do miocárdio, câncer do pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica. Em crianças, aumenta o número de infecções respiratórias e bebês expostos às toxinas da fumaça do tabaco acabam tendo uma redução do crescimento e da função pulmonar.

Doenças pulmonares
São doenças que acontecem nos pulmões, prejudicando o funcionamento adequado, como câncer de pulmão, DPOC, enfisema pulmonar e bronquite crônica, causando incapacidade e morte prematura.

Câncer de pulmão
O tabaco é o principal causador de câncer de pulmão, a exposição da fumaça do cigarro nos lugares também aumenta o risco de câncer de pulmão. É a segunda doença mais comum em homens e mulheres.

DPOC
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é a
condição que inclui a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. O risco de desenvolver é extremamente alto entre as pessoas que começam a fumar ainda jovens, pois a fumaça diminui o desenvolvimento pulmonar.

Tuberculose
É uma doença
grave e potencialmente mortal se não for tratada as pressas, transmitida pelo ar podendo atingir todos os órgãos do corpo, especialmente os pulmões.