Notícias Locais

Coleta seletiva do lixo é implantada em Porto Barreiro

O sistema adotado traz vantagens como o aumento da vida útil dos aterros sanitários; diminuição dos gastos gerais com limpeza pública e melhora o controle da proliferação de vetores de doenças
O caminhão da coleta seletiva foi adquirido através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Foto: Assessoria)

Porto Barreiro conta agora com coleta seletiva do lixo. O novo serviço começou a ser oferecido ao contribuinte nesta quarta-feira (20).

Recentemente o município adquiriu um caminhão através da secretaria do Estado de Meio Ambiente e faz parte do Programa do Sistema Integrado de Coleta Seletiva.

O novo equipamento, quem tem capacidade de transportar até 600 quilos,  é dotado de prensa que acondiciona racionalmente o lixo de forma a não poluir o meio-ambiente, operando de forma ecologicamente correta.

 

Avanço

A prefeita Marinez Crotti, cujo governo tem promovido ações periódicas de preservação, como as proteções de fontes e nascentes, por exemplo, vê a coleta seletiva do lixo como um avanço.

“Com a implantação deste sistema de coleta do lixo, a população vai ganhar em vários aspectos. Esta é a chance de fazer a coisa certa, separando e dando um destino adequado ao seu lixo, fazendo do município e do meio ambiente um lugar melhor e mais limpo”, argumentou a prefeita

 

Vantagens

No cotidiano de nossas cidades, são produzidas milhares de toneladas de lixo. Há muito tempo este resíduo é um dos grandes problemas que o poder público e a sociedade têm enfrentado.

A solução mais viável é separação dos materiais recicláveis para reaproveitamento, transformando o problema do lixo em solução econômica e social.

Entre as vantagens de se utilizar o sistema de coleta seletiva pode-se citar os benefícios proporcionados por esse programa, que tem a finalidade de reduzir a disposição inadequada dos resíduos, separando de forma correta e destinado como determina as normas ambientais, protegendo o meio ambiente, melhorando a qualidade de vida, contribuindo com a minimização do uso da matéria-prima, diminuindo os custos de produção, proporcionando um ambiente saudável e sustentável para se viver, garantindo e possibilitando o bem estar das futuras gerações que viram.

Após a realização de pesquisas sobre o programa de coleta seletiva e a comprovação de bons resultados fica concluído que é viável o programa de coleta seletiva.