Agronegócio

Comitiva agrícola laranjeirense marca presença no Show Rural Coopavel

A feira agropecuária é uma das maiores do estado; prefeitura de Laranjeiras do Sul fez questão de oferecer 240 vagas gratuitas aos agricultores
Na foto estão presentes Duno Glaba, Celso Azevedo, Reinaldo, vereador Valdivino, Valmir Trindade e Milton Carvalho (Foto: Henrique Giongo)

Na última quarta-feira (6) uma comitiva de aproximadamente 230 produtores laranjeirenses participaram do Show Rural Coopavel. A prefeitura de Laranjeiras do Sul concedeu seis ônibus para viabilizar a visita sem custo aos agricultores. O evento apresentou novidades e atualidades na área do agronegócio. Os visitantes tiveram acesso a diversas informações sobre todos os processos agrícolas possíveis.

O evento disponibilizou inovações aos agricultores de todos os segmentos. O Show Rural Coopavel é uma das maiores feiras agropecuárias e este ano contou com 520 expositores especialistas em diferentes cultivos. Uma área com cerca de aproximadamente 700 mil m² está sendo utilizada para levar conhecimento aos interessados.

 

Inovação para todos

A organização do show rural certificou-se de oferecer o que de melhor há na área de inovações agrícolas, deixando os agricultores realmente impressionados. O secretário de Agricultura do município, Celso Azevedo, foi recebido na parte da tarde pelo secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, no estande da Emater. O representante do município conclamou a liberação de calcário para utilização pelos produtores de Laranjeiras do Sul.

O agricultor e produtor de leite, João Paulo da Silva, foi um dos participantes da caravana que marcou presença no evento. Atualizar-se é uma das principais preocupações de João. “Levaremos a parte de tecnologia de silagem apresentada aqui no evento para melhorar nossa produção”, diz.

A dona de restaurante e ovinocultora, Lourdes Nogueira, demonstrou empolgação  e surpresa com as novidades do evento. “Aprendemos bastante sobre a modernidade do campo,  conhecemos melhores tecnologias para melhorar nossa criação”, declara.

 

Representantes

O vereador João Aires também compareceu ao evento, segundo o representante, levar os agricultores ao show é essencial para aproximá-los da realidade da agricultura que está em constante mudança. “A nossa agricultura necessita considerar a sustentabilidade. Não adianta abrirmos os campos e desmatarmos se não tivermos produtividade. O Show Rural nos trouxe justamente essa mensagem”, clarifica.

Celso demonstrou ânimo com a mobilização dos agricultores ao evento, segundo ele a caravana de Laranjeiras é uma das maiores, se não a maior da cerimônia. “Uma experiência incrível, esse é o melhor investimento que a gestão Berto Silva faz, não em termos de valores mas sim em conhecimento”, expressa.

Celso ainda destacou as mudanças que essa edição do Show Rural trouxe em comparação com os anos anteriores. “A feira deste ano está trazendo um nível tecnológico muito maior, muito mais voltada a agricultura industrial. Ficamos satisfeitos em proporcionar atualização e manter o setor da agricultura sempre aberto aos nossos produtores”, finaliza.