Variedades

“Concorrerei à reeleição, e se surgir um cargo maior, não vou negar”

Atuando há 28 na cooperativa Coprossel e há oito como vereador, conheça quem é Magrão, atual presidente da Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul
Magrão trabalha como técnico na Coprossel, e é Presidente da Câmara de Vereadores (Foto: Jornal Correio do Povo)

Carlos Alberto Machado, o Magrão, é filho de João Maria Machado e Neuci Padilha Machado. Nascido em Laranjeiras do Sul, tem dois irmãos, e em 1989 foi morar em Guarapuava, onde ficou até 1992. Por lá se formou em Técnico Agrícola. Retornou então para Laranjeiras, e começou a trabalhar na Cooperativa Coprossel. Conheça um pouco mais sobre essa personalidade laranjeirenses, em uma entrevista que ele concedeu ao Correio do Povo:

Jornal Correio do Povo do Paraná (JCPP) – Como iniciou sua relação com a Coprossel?
Carlos Alberto Machado – Magrão - Na verdade a Camilas era a maior cooperativa da região. Houve alguns problemas e várias sedes acabaram fechando e então alguns produtores montaram outra cooperativa.
22 associados se reuniram e compraram a Camilas, da família Garçoa, que era uma cerealista. Paulo Pinto, atual presidente da Coprossel, fez uma reunião com os sócios e decidiram por criar a Cooperativa de Produtores de Sementes Coprossel.

E nessa época foi feito um convite para que eu trabalhasse na Coprossel. A cooperativa começou em setembro de 1992, e em outubro eu já comecei a atuar, fazendo um pouco de tudo. Conforme o crescimento, foram criados os departamentos.

Quando comecei na carreira política, fiquei somente na parte técnica, dando auxílio aos produtores, para não misturar as coisas. Já faz 28 anos que estou na Coprossel.


JCPP - Como iniciou na carreira política?
Magrão - Sempre gostei da carreira política, mas nunca tinha colocado meu nome para uma eleição, trabalhava ajudando as pessoas a ingressarem na carreira. Um dia estava com o Deoclécio De Nez, que era presidente do PTB, e ele me influenciou bastante a ser candidato. Então eu resolvi concorrer a cereador. Muitas pessoas me ajudaram, vários amigos, inclusive o presidente da Coprossel, Paulo Pinto.

Em 2013 fui eleito pela primeira vez como vereador, e continuei trabalhando na empresa. Eu e o Vereador Junior Gurtat ficamos empatados com 500 votos.
Em 2017 fui reeleito, com 126 votos a mais do que na última. Continuo ajudando na Coprossel, mas claro que como presidente da Câmara preciso ficar mais por lá, e também sou produtor rural, tenho minhas lavouras. Planto soja, milho, feijão, que é mais para uso pessoal, pois mexo com isso desde que eu nasci.
Na minha carreira política, sempre gostei de estar presente, sempre quis fazer a minha parte com o município e ajudar também as pessoas, sempre incentivei os vereadores, e prefeitos, porque é um lugar que eu gosto de estar.

JCPP - Pretende se candidatar novamente?
Magrão - Pensei muito e conversei com a minha família, sobre não continuar na carreira política, mas muitas pessoas me incentivaram, e muitos eleitores perguntaram sobre isso. Então decidi me candidatar novamente, e quem sabe mais para a frente a um cargo maior também. Claro que se surgir uma oportunidade, eu não vou negar. Em março nós vamos conversar com o prefeito Berto Silva na questão dos Partidos, mas a princípio será para vereador.

JCPP - Como você avalia a política no Brasil/Paraná/Laranjeiras?
Magrão - Cada um fez a sua parte em cada governo. No governo Lula, eu apoio tudo o que ele fez, só não concordo com tudo que ele roubou do país, mas também teve muitas coisas boas.
O governo Temer melhorou algumas coisas, mas deixou a desejar em outras, assim como o governo Lula. As pessoas ‘lá em cima’ deveriam ser mais sérias,  levar com mais seriedade.
No governo Bolsonaro eu acredito bastante, vejo muitas possibilidades em mais acertos do que erros. Acho que ele tem muitas coisas para mudar para melhor ainda, mas com certeza ele não vai mudar tudo em apenas 1 ano.
Quanto ao estado, hoje vemos o processo que o Ratinho vem usando, colocando secretarias melhores, e tem muita coisa boa vindo por aí.
No nosso município, foram cortados vários cargos para que sobrasse mais recurso, eu como
presidente da Câmara também cortei vários gastos para investir no município.


JCPP - O que você espera pra 2020?
Magrão - Com relação a cooperativa espero um grande desenvolvimento no trabalho, e temos alguns investimentos. Esperamos que a parte do Laticínio dê tudo certo, e que gere mais emprego e produção para nossa região.
Na parte política, encerrando meus oito anos de mandato, espero me reeleger como vereador. Ainda falta um ano, mas espero que nesse um ano eu consiga ajudar bastante o município, pois acredito que temos muitos recursos para 2020.

Veja Também