Economia

Conferência no Paraná discute relação entre indústria e inovação

Palestrantes internacionais irão falar sobre a inovação hoje no Brasil, as expectativas para o futuro e organizações exponenciais

Com a proposta de debater a necessidade de compreender a estratégia de inovação com um novo olhar, muito além do conceito de Indústria 4.0, e discutir como as empresas, de todos os setores, podem inovar nesse novo cenário, a Conferência ANPEI de Inovação 2019, maior evento de inovação multissetorial do país ancorado em geração de negócios, que ocorre de 25 a 27 de setembro, no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu/PR, traz para esta edição renomados palestrantes internacionais do ecossistema de inovação.

 

Keynote de abertura, Ezequiel Zylberberg, estará no painel "Innovation in Brazil: Advancing Development in the 21st Century", dia 26/9, às 10h, para apresentar parte do conteúdo realizado junto ao Senai Nacional, sobre inovação e empreendedorismo no Brasil nos dias de hoje, fazendo um diagnóstico e apontando as possibilidades de desafios nesse ecossistema. As conclusões acerca do estudo contribuem para o desenvolvimento de economias emergentes que buscam acelerar a inovação e o crescimento no contexto atual.

 

Já no dia 27/9, às 9h, Ben Reid, chefe da equipe de Inovação Internacional da Divisão de Política e Pesquisa da Nesta (National Endowment for Science, Technology and the Arts) uma Fundação de Inovação do Reino Unido, falará sobre novas tendências e práticas globais de inovação, com ênfase em economias emergentes, como China, Índia, Brasil e Malásia, no painel "A glimpse into the future of innovation and entrepreneurship". Na ocasião, Reid trará um olhar mais profundo sobre os aspectos da inovação, seja ela social, ambiental ou voltada aos negócios, abordando a transformação da sociedade e seus novos modelos de uma forma dinâmica, como essas mudanças podem trazer inovação e qual o papel do governo nesse ecossistema de inovação e processos.

 

Para Luciana Hashiba, coordenadora da conferência, "contar com a presença de nomes de peso, como Ben Ross e Ben Rein, ressalta a importância de debatermos o ecossistema de inovação nos mais diversos setores e, assim, promover uma discussão sobre o que o Brasil ainda é pode desenvolver nesta área".  

 

CEO da Business Models Inc. e produtor do best-seller mundial Business Model Generation, Patrick van der Pijl, um apaixonado por ajudar empreendedores, líderes e empresas corporativas a inovar seu modelo de negócios e projetar uma estratégia futura, conduzirá o painel de encerramento "Exponential Business Models", em que falará sobre a nova era e as organizações exponenciais, às 16h30, do dia 27/9.

 

Sob o tema Inovação X.0 - As (re)evoluções que transformam a sociedade e mercados, a Conferência ANPEI de Inovação 2019 espera reunir mais de 1,5 mil profissionais, entre representantes de empresas, agências do governo e instituições de ciência, tecnologia e inovação. As palestras serão centralizadas em quatro assuntos principais: Inovação em Modelo de Negócio, Inovação de Base Tecnológica, Inovação de Impacto Social e Ambiental e Ecossistemas de Inovação. O evento promoverá ainda debates, rodadas de negócios e visitas técnicas em algumas empresas e instituições do ecossistema local e regional de inovação. A programação completa está disponível no link: http://www.conferenciaanpei.org.br/programacao.html