Variedades

Conheça curiosos fatos sobre a voz

No Dia da Voz, comemorado nesta segunda feira (16), é boa hora de lembrar que na adolescência é comum que ela afine e engrosse, principalmente, a voz dos garotos. Isso acontece por causa dos hormônios, cuja produção se intensifica nessa fase.

Essa é uma das curiosidades sobre nossa voz, porém, você conhece todas? Confira:

 

Você sabia?

Entre os séculos 16 e 19, o grupo de ópera Castrati, famoso na Itália, mandava cortar os testículos de meninos antes da puberdade para que a voz nunca engrossasse, já que a testosterona é fabricada nessas glândulas sexuais. Isso ocorria porque as mulheres eram proibidas de cantar na igreja e eram necessárias vozes de vários timbres para compor o coral.

 

Existem seis tipos básicos de voz

Mulheres podem ter a voz soprano (Mariah Carey), meio-soprano (Christina Aguilera) ou contralto (Adele). Já homens podem ter a voz tenor(Bruno Mars), barítono (David Bowie) ou baixo (Tim Maia).

 

A voz pode ser emitida de três modos

A emissão de uma voz saudável se chama eufonia, com rouquidão é chamada de disfonia,  e a incapacidade de emitir voz é chamada afonia.

 

Nem sempre se soube onde a voz era produzida

Na época da renascença, os médicos acreditavam que a voz era emitida a partir do coração.

 

Muitos músculos são usados na fala

Para falar uma única frase você utiliza mais de 100 músculos do peito, mandíbula, boca, língua e lábios.

 

Um sussurro exige maior esforço

O esforço muscular é maior quando você sussurra do que quando fala normalmente.

 

Recorde

O cantor americano Tim Storms entrou para o Guinness Book em 2012 por emitir notas tão baixas que podem ser ouvidas apenas por elefantes.

 

A voz também participa da atração

Um estudo mostrou que mulheres de voz mais aguda são atraídas por homens com a mesma característica, e mulheres com voz mais grossa também preferem homens com tom mais grave.

 

A voz muda durante a vida

Entre 30 e 40 anos, a voz masculina baixa uma oitava e a feminina de três a quatro tons. A partir dos 60 anos, a voz do homem fica mais aguda e as das mulheres, mais grave.

 

Velocidade e potência

A voz de uma pessoa falando normalmente não ultrapassa 70 decibéis, e quando você grita, o fluxo de ar pode alcançar a velocidade de 80 km por hora.

 

É possível prever infidelidade pela voz

Homens que têm vozes mais masculinas, assim como as mulheres com vozes mais femininas, estão mais propensos à traição.