Política

Em visita a Laranjeiras, Guto Silva promete “descentralização” da Saúde do Paraná

O secretário-chefe da Casa Civil se reuniu ontem (7) com os prefeitos da Cantu para a assinatura de repasses e também visitou as futuras instalações da UTI da cidade
Guto Silva e Berto Silva ao lado de autoridades políticas laranjeirenses e do estado (Foto: Correio do Povo do Paraná)

Na manhã de ontem (7), no Laranjeiras Palace Hotel, em Laranjeiras do Sul, diversos prefeitos e personalidades da política regional estiveram reunidos. O motivo para tal, era uma reunião com o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Paraná.

Por volta das 10h30, o helicóptero que transporta Guto chegou à cidade. Alguns minutos depois, ele foi ao Hotel acompanhado do prefeito Berto Silva. Logo de cara, concedeu uma entrevista coletiva aos profissionais da imprensa presentes e partiu para um encontro que trataria, entre tantos assuntos, da assinatura de convênios que trarão recursos para Laranjeiras do Sul e toda a Cantu. Depois, partiu para uma visita de observação ao Hospital São José.

Na coletiva, Guto Silva elogiou o trabalho do prefeito Berto Silva. “Faz toda a diferença quando se tem um prefeito que ‘pega firme’. Logo ao chegar, pude perceber que a cidade está mais bonita e bem cuidada”.

 

Recursos

Na quarta-feira (6), Guto já havia assinado a liberação de veículos para alguns municípios do estado, como pode ser conferido na matéria da página 6 desta edição.

Ontem, ele assinou o repasse de R$ 1,9 milhões para ampliação do esgotamento sanitário e outros R$ 17 milhões para ampliação do sistema de abastecimento de água. Esses recursos influenciarão positivamente a estrutura da região.

Instalações da UTI

Guto Silva também partiu em visita às futuras instalações da UTI no Hospital São José. Ele disse que esta unidade faz parte do processo de transformação que o governo quer promover na saúde paranaense.

“O desejo do governador é descentralizar a saúde no Paraná, e temos um grande desafio na Cantu. Estamos buscando recursos para poder ativar essa UTI em Laranjeiras. Não queremos fomentar o turismo de ambulância, onde constantemente precisa-se rodar 400 quilômetros, por exemplo, para encontrar um leito. Não podemos mais concentrar os centros de saúdes nas grandes cidades”.

Governo Ratinho Júnior

O secretário-chefe da Casa Civil também comentou o modelo de governo adotado por Ratinho Júnior, que optou, entre tantas ações, pela contenção de gastos, incluindo redução de secretarias e congelamento de salários de secretários. Para Guto Silva, as medidas do governador estão começando a gerar o efeito esperado, com os municípios podendo receber novos recursos.

“O governador Rainho enxugou a máquina pública. A sociedade pedia que tivesse um melhor uso do dinheiro público e tão ruim quanto a corrupção é o mal gasto. Esse foi o tom do 1º ano do governo. Agora que estamos com maior fôlego, estamos refazendo esses repasses aos municípios. O Paraná sabe para onde está indo. Quando a chave da economia virar, estaremos prontos para decolar”, concluiu.

Após isso, ele seguiu para um almoço oferecido pelo prefeito Berto. Entre tantas personalidades da política, também esteve presente o deputado Estacho.